Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Os meus pais queixaram-se recentemente do alto consumo de gasóleo + electricidade. Como não vivo na casa nunca prestei atenção mas após alguns testes nestes últimos dias, concluí que os consumos são exagerados. Também nenhum técnico os pode ajudar em questões pois a empresa que prestou o serviço, faliu.
    Sistema de aquecimento água + aquecedores

    Por favor vejam a imagem primeiro: http://dl.dropbox.com/u/7165731/thermital.jpg
    Tem um "aquecedor" Thermita Hiperion. Pelo que percebo, recebe gasóleo e quando liga, envia calor para a máquina vermelha ACV. A máquina vermelha por sua vez tem um regulador de temperatura, suponho que albergue água e envie a água quente. A pequena caixa verde na máquina vermelha, está ligada à corrente mas não faço ideia para que sirva.
    Existe ainda uma pequena caixa branca que transmite um sinal wireless para um pequeno aparelho, esse aparelho serve para determinar a temperatura e as horas a que o aquecimento em alguns aquecedores da casa devem ligar. Não sei se esse aquecimento para os aquecedores também passa pela máquina vermelha.

    Os factos são estes:
    - Só é necessária água quente entre as 8h e as 9h da manhã.
    - Pelos testes que fiz, verifiquei que desligando o sistema todo pelas 9h da manhã, por volta das 19h00 ainda há água quente!
    - Só é necessário aquecimento dos aquecedores entre as 19h00 e as 23h00.

    Sou leigo na matéria.
    Verifiquei que, desde sempre, todo o sistema sempre esteve ligado 24 horas por dia. De x em x tempo (talvez 30 em 30 minutos), ouve-se o Thermital a funcionar (suponho que para manter a temperatura da água). Está portanto, a gastar gasóleo durante as 24 horas.
    Por volta das 19h00 activa-se então um relógio e é também enviado calor para os aquecedores, desliga-se algumas horas depois (a parte do aquecimento do ar pois a máquina continua sempre a trabalhar, suponho que para manter a temperatura da água).

    Agora, depois de tudo o que escrevi, a minha questão é:

    Uma vez que só é necessário água quente de manhã e que, pelos testes que efectuei, 10 horas depois de desligar o sistema, continuo a ter água quente, é necessário todo o sistema estar ligado 24 horas por dia?
    Pelo meu raciocínio, estando desligado, está portanto a poupar gasóleo. Claro que provavelmente irá gastar um pouco mais quando o ligar à noite, por forma a voltar à temperatura d 60º.
    Mas, faz sentido? Desliga-lo por volta das 9h e voltar a ligar só pelas 19h ? Existe poupança? E a nível de problemas, não trará nenhum problema por mau uso?
    - O consumo de electricidade na casa também é muito grande, esse sistema terá algo relacionado com esse consumo? Verifico que uma pequena caixa verde, embora só de 25W, está ligada à corrente, para que serve? O Thermital assim como a caixa vermelha ACV também está ligada à corrente mas não por tomada (os cabos entram directamente na parede), será que estão a consumir muita energia? (importa referir que embora o aparelho vermelho tenha a possibilidade de aquecer a água por electricidade, essa opção está desligada).

    Desculpem-me o testamento, mas de facto sou leigo no assunto e estou a tentar compreender todo aquele sistema.

    Por fim, qual será na vossa opinião, o melhor hábito a adoptar para com esse sistema por forma a obter a melhor poupança possível?

    Muito obrigado.
      thermital.jpg
  2.  # 2

    boa tarde em primeiro de tudo a pressão de serviço está muito baixa ,está 0,4 bares o que o sistema pode ter ar e a funcionar muito mal. depois para fazer poupar isso ao máximo tem a ver com as ligações eléctricas e as temperaturas pedidas para o aquecimento de casa e para o termocumolador que é essa peça vermelha da ACV. para lhe fazer melhor um diagnóstico deveria ir junto da maquina e explicar-lhe que mudanças se podem fazer para isso gastar menos.
  3.  # 3

    Colocado por: tec_in_climaboa tarde em primeiro de tudo a pressão de serviço está muito baixa ,está 0,4 bares o que o sistema pode ter ar e a funcionar muito mal. depois para fazer poupar isso ao máximo tem a ver com as ligações eléctricas e as temperaturas pedidas para o aquecimento de casa e para o termocumolador que é essa peça vermelha da ACV. para lhe fazer melhor um diagnóstico deveria ir junto da maquina e explicar-lhe que mudanças se podem fazer para isso gastar menos.


    Obrigado pela resposta. Na fotografia que viu, o sistema está desligado como poderá verificar. Quanto está em funcionamento, oscila entre 1 e 1,5 BAR, esses valores já estão ok? Ou deveria estar mais acima disso?

    Relavamente à minha questão, faz sentido desligar todo o sistema pelas 9h da manhã, e ligar apenas pelas 19h? Ficando assim com o sistema a trabalhar para o período em que será necessário o aquecimento.
    Este sistema está a gastar, além do gasóleo, também electricidade?
    •  
      GF
    • 10 fevereiro 2012 editado

     # 4

    Em minha casa o anterior proprietário instalou um temporizador/programador para a caldeira e diz ele que 500 litros de gasoleo dão para cerca de 4 anos, pois só é ligado para aquecimento de aguas para os banhos (é uma pequena moradia T3 e para aquecimento central não usamos porque ía logo disparar o consumo). Mas o problema é que estas caldeiras são feitas para estarem sempre ligadas e não para andarem a ligar e desligar constantemente com temporizadores, segundo o que me foi dito por quem percebe da coisa....

    Mas aí no forum há mt boa gente que percebe de caldeiras a gasoleo que poderá dar uma ajuda mais técnica, entre os quais o especialista trolha que em primeiro lugar vai sugerir mandar tudo isso para o lixo ;)
  4.  # 5

    é preciso alterar a parte a parte eletrica por um relogio on/off para o termocumulador e programar o termostato ambiente e por um relé para tudo funcionar quando precisa mesmo.
    pois assim como está está a gastar 1,5 litros de gasóleo por hora para apenas as percas térmicas.
    eu deixei-lhe uma sms no privado
  5.  # 6

    gf 2011 é a minha area de trabalho esta.
  6.  # 7

    Colocado por: gf2011Em minha casa o anterior proprietário instalou um temporizador/programador para a caldeira e diz ele que 500 litros de gasoleo dão para cerca de 4 anos, pois só é ligado para aquecimento de aguas para os banhos (é uma pequena moradia T3 e para aquecimento central não usamos porque ía logo disparar o consumo). Mas o problema é que estas caldeiras são feitas para estarem sempre ligadas e não para andarem a ligar e desligar constantemente com temporizadores, segundo o que me foi dito por quem percebe da coisa....

    Mas aí no forum há mt boa gente que percebe de caldeiras a gasoleo que poderá dar uma ajuda mais técnica, entre os quais o especialista trolha que em primeiro lugar vai sugerir mandar tudo isso para o lixo ;)


    Obrigado pelas resposta. Vou aguardar por resposta de especialista então pois nesta casa 500 litros dá para.......4 meses no inverno! São cerca gastos cerca de 1000 Litros por ano.
    Infelizmente não existe um "contador" de gasóleo por forma a perceber os consumos tal como existe para a energia, pois dessa forma já ficava a perceber se compensa desligar de manhã o sistema todo e ligar só à noite.

    Existe de facto um relógio, mas ainda não percebi para o que seja. O relógio está ligado ao pequeno aparelho verde que se encontra na caixa vermelha. Não faço ideia da função desse aparelho....
  7.  # 8

    Colocado por: tec_in_climagf 2011 é a minha area de trabalho esta.


    Tec in clima, uma vez que é a sua área poderá responder-me se compensa desligar todo o sistema de manhã e ligar só à noite? Existe poupança? E não é prejudicial para o sistema? E qual a utilidade do aparelho verde que se encontra na caixa vermelha e que está ligado à corrente?
    Agradeço a mensagem privada mas preferia discutir as soluções aqui por forma a que, caso se encontre solução, essa solução sirva para alguém com problemas semelhantes e que um dia encontre este tópico. Obrigado.
  8.  # 9

    o consumo de gasoleo varia se a casa é peque ou grande ,janelas da casa, isolamento e onde se situa.
    500 litros de gasóleo para quatro anos não acredito nem a fazer só AQS isso acontece.
  9.  # 10

    Colocado por: TROLHA...mais uma reles....e depois é isto.


    Boa tarde. O que é "reles", a marca do sistema?
  10.  # 11

    pois assim como está está a gastar 1,5 litros de gasóleo por hora para apenas as percas térmicas.
    já lhe tinha respondido acima poupa isto em média por hora
  11.  # 12

    sr trolha sim um relé de controla de todo o sistema
  12.  # 13

    rele
      imagesCA1QIQCC.jpg
  13.  # 14

    base do relé
      images6.jpg
    •  
      GF
    • 10 fevereiro 2012

     # 15

    Colocado por: gf2011Mas aí no forum há mt boa gente que percebe de caldeiras a gasoleo que poderá dar uma ajuda mais técnica, entre os quais o especialista trolha que em primeiro lugar vai sugerir mandar tudo isso para o lixo ;)

    Colocado por: TROLHA...mais uma reles....e depois é isto.


    Eu não disse.... parece que adivinhei !


    Colocado por: tec_in_climagf 2011 é a minha area de trabalho esta.


    tec_in_clima, de que zona é ?
  14.  # 16

    hugofmlima onde se situa você?
  15.  # 17

    500 litros para 4 meses de inverno não me parece que haja exagero de consumo... pelo contrário... agora o seu problema (e de todos que têm caldeiras a gasóleo) deve ser é o preço do gasóleo... :)
    Concordam com este comentário: becas, speedsteer
  16.  # 18

    sou de leiria e faço trabalhos de norte a sul do país
  17.  # 19

    fernando ferreira diz acima 500litros 4 anos e não meses
  18.  # 20

    Colocado por: hugofrlimaObrigado pelas resposta. Vou aguardar por resposta de especialista então pois nesta casa 500 litros dá para.......4 meses no inverno!

    não fui eu que escrevi isto
    Concordam com este comentário: SACS
 
0.0207 seg. NEW