Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Na recolha de orçamentos para caixilharia e vidros tenho recolhido as mais diversas opções e opiniões.

Gostaria de debater e obter opinões sobre este assunto.

O vidro duplo deve ter:
    - laminado pelo interior ou exterior?

- planistar ou planitherm?

- que espessura do laminado? 33.1, 44.1, o que significa isto?

- a caixa de ar quanto maior melhor? A partir de uma determinada espessura os ganhos não são significativos?

- Caixa de ar com gas ARGON ou não?
    O valor para este opcional vale a pena em termos energéticos ou a diferença em ganhos energéticos é tão insignificante que preciso de 500 anos para amortizar?

- Vidro Térmico com 5mm ou 6mm?
    Já me informaram que não há de 5mm mas tenho um orçamento com esta espessura.

- A espessura do laminado deve ser diferente da espessura do térmico? Porquê?
    Já me disseram que com espessuras diferentes melhora o isolamento acustico mas também já me informaram que nada tem a ver mas sim por causa de efeitos ópticos e que o laminado nunca deve ser superior ao térmico.
  2.  # 2

Não há opiniões sobre este assunto?
    •  
      FD
    • 13 fevereiro 2012

# 3

Colocado por: LuisPereira- laminado pelo interior ou exterior?

Laminado = uma película que faz com que os estilhaços permaneçam agregados em caso de quebra.
    As hipóteses de partir, são maiores pelo exterior ou pelo interior?
  3.  # 4

Colocado por: FD
    Laminado = uma película que faz com que os estilhaços permaneçam agregados em caso de quebra.
    As hipóteses de partir, são maiores pelo exterior ou pelo interior?

Para protecção dos habitantes é preferível o laminado pelo interior. Se estilhaçar com um ladrão a tentar partir o mesmo melhor :-)

A minha maior dúvida neste momento é na espessura de ambos os vidros. Maior o laminado no interior ou maior o vidro térmico pelo exterior?
  4.  # 5

Boa tarde,

Laminado pelo interior 33.1 ou 44.1 dependendo do tamanho dos vidros, cx 16 (ideal) + Planitherm / Planistar 6mm pelo exterior dependendo da exposição solar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira
  5.  # 6

Colocado por: LuisPereiraPara protecção dos habitantes é preferível o laminado pelo interior. Se estilhaçar com um ladrão a tentar partir o mesmo melhor :-)

É possível uma criança que vá a correr contra um vão partir o vidro? Se for possível diria que é melhor laminado dos dois lados.
  6.  # 7

Era optimo serem laminados dos 2 lados mas isso acarreta custos que (quase) ninguém quer ter.
  7.  # 8

Colocado por: nunuiteBoa tarde,

Laminado pelo interior 33.1 ou 44.1 dependendo do tamanho dos vidros, cx 16 (ideal) + Planitherm / Planistar 6mm pelo exterior dependendo da exposição solar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LuisPereira

Planistar e Planitherm devem ser usados cada um deles em que casos?
    Em vãos com incidência solar directa intensa, normalmente virados a Sul e em vãos virados a nascente?
  8.  # 9

O planistar deve ser usado em lugares onde a exposição solar é frequente e o calor do sol ao penetrar dentro da habitação seja incomodativo.

O planitherm é um vidro para se colocar frequentemente em lugares que o sol não seja frequente...
    Exemplo...norte,noroeste,nordeste
  9.  # 10

A nascente caso o sol incomode muito no Verão de manhã,deve colocar o planistar ou o planitherm mas este em face exterior caso o calor não seja tão intenso...o planistar corta mais o calor vindo do sol.
  10.  # 11

laminado por dentro... temperado por fora!
  11.  # 12

Solução a)
    aluminio indalsu
    neutralux - 6mm + cx 14mm com argon + multipact 33.1
    solução b)
    aluminio navarra
    planistar 6mm + cx 16mm com argon + laminado 44.1
    solução c)
    aluminio alesil
    climalit (planitherm ultra) 6 mm + cx 20mm argon + climalit (stapid incolor 33.1)
  12.  # 13

A minha grande dúvida é se o planistar o vidro é somente protecção solar e ao mesmo tempo térmico, pois se for só protecção solar, prefiro colocar só o PLANITHERM ULTRA N, que é térmico.
    O meu receio é esse é tirar um térmico e colocar só protecção solar (planistar) ou se o PLANISTAR TB É TÉRMICO, alguém me esclarece?
    • PMMA
    • 13 dezembro 2012 editado

# 14

Colocado por: SILVA1252A minha grande dúvida é se o planistar o vidro é somente protecção solar e ao mesmo tempo térmico, pois se for só protecção solar, prefiro colocar só o PLANITHERM ULTRA N, que é térmico.
    O meu receio é esse é tirar um térmico e colocar só protecção solar (planistar) ou se o PLANISTAR TB É TÉRMICO, alguém me esclarece?
    Se o vidro tem capa de daixa emissividade com controlo solar ou nao, tem sempre um bom comportamento termico. Bem melhor que um vidro sem capa de baixa emissividade. O termo ''termico'' e desapropriado...
  13.  # 15

Colocado por: LuisPereiraSolução a)
    aluminio indalsu
    neutralux - 6mm + cx 14mm com argon + multipact 33.1
    Má solução porque a cx.14 dá-lhe um valor inferior a uma cx.16...é um vidro que deve ser colocado em zona fria respeitando a etiqueta de fábrica em relacção à posição do neutralux(por dentro)

Colocado por: LuisPereirasolução b)
    aluminio navarra
    planistar 6mm + cx 16mm com argon + laminado 44.1
    Solução para vidros que não sejam muito grandes,a ser grandes que estejam pouco expostos ao ruído forte de tráfego tais como comboios,camiões etc...(sujeitos a poucas vibrações.)

Colocado por: LuisPereirasolução c)
    aluminio alesil
    climalit (planitherm ultra) 6 mm + cx 20mm argon + climalit (stapid incolor 33.1)
    das soluções anteriores;este vidro é o que lhe dá mais capacidade de reter o calor produzido dentro da habitação.
  14.  # 16

Eu também ando a ver questões de vidros e o que consegui reter foi várias coisas:

Vidros da Saint-Gobain Glass:

Planilux - vidro float incolor, normalmente usado em conjunto com os outros vidros (planistar / planitherm)
    Planitherm - vidro com capa de baixa emissividade, normalmente é usado no vidro interior do vidro duplo, e a capa é colocada na face 3, isto é, o primeiro vidro exterior tem duas faces, uma exterior e a outra no interior da caixa de ar, e a capa é então colocado no segundo vidro na face que fica para o interior da caixa de ar. porém pode haver situações onde a capa seja colocada na segunda face. Em qualquer situação a capa é sempre colocada numa das faces que fica em contacto com a caixa de ar.

No planitherm há vários produtos : planitherm futur n, futur n II, ultra n, total.
    O ultra n é que tem melhor comportamento térmico.

Planistar - vidro de conforto inverno e verão, tem dupla funcionalidade, ora tem a capa de baixa emissividade, ora reflete grande parte da energia solar. Neste caso o vidro planistar deve ser montado no vidro exterior, e a capa deve estar colocada na segunda face em contacto com a caixa de ar.

Tanto no planitherm como no planistar os vidros podem ser laminados, no planistar a capa posiciona-se sempre no exterior do vidro laminado.

Sobre as caixas de ar o que também recolhi foi que a partir de 16 mm os ganhos em termos térmicos são muito reduzidos, agora em termos acústicos claro que sai a ganhar.

Para conseguir um maior isolamento acustico sem ter que recorrer a caixas de ar mais grossas, opta-se normalmente por colocar vidros com diferentes espessuras, e o que também li foi que tanto faz ser o vidro interior ou o exterior mais espesso.

Um vidro laminado confere mais segurança e mais isolamento acustico, caso você viva num ambiente citadino é uma boa opção, se viver num meio rural, decida se realmente importa essa questão, vai ter que pensar mais na parte da segurança do que na acústica.

Pessoalmente na casa dos meus pais, eles tem caixilharia em pvc já faz 12 anos, e os vidros devem ser praí 4-10-4, e eu ah 12 anos tinha 12 anos, e ainda mandei algumas boladas sem querer contra os vidros, e nunca nenhum estalou, partiu, quebrou, nunca foi preciso substituir os vidros daquela casa... Pelo que na minha opinião a questão dos vidros laminados a mim é naquela, se calhar é melhor investir esse dinheiro a mais que gasta nos vidros laminados, não sei se é muito mais ou não, para pôr por exemplo Argon na caixa de ar, mas isto sou eu a falar, não sei se é correcto ou não.

Por isso pessoalmente eu acho que para uns vidros seria algo do genero:
    8-16-6, 8(planilux, no exterior)-16(caixa de ar com argon)-6(planitherm ultra n, no interior)
    e
    6-16-8, 6(planistar, no exterior)-16(caixa de ar com argon)-8(planilux, no interior).

As diferentes espessuras iriam reforçar o isolamento acústico, e dependendo da incidencia solar uns seria com controlo solar outros seriam com baixa emissividade.

O que acham? é uma boa solução?
  15.  # 17

eu penso que o planitherme ou planistar devem ficar sempre no exterior e no interior o tal vidro laminado ou segurança como queiram chamar.
    E sobre a minha situação que dizem?

Em baixo coloco link do diario da minha casa para verem e opinarem relativamente agora aos vidros a colocar.
    https://forumdacasa.com/discussion/24245/32/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos-by-silva1252/#Item_15
  16.  # 18

O vidro laminado de segurança é compensatório para você em termos de custos? se for, então fica bem servido, voce pode colocar o planitherm na segunda do vidro duplo sem comprometer o aspecto térmico, agora no site e nas brochuras deles dizem que pode comprometer o aspecto do vidro isto é, a cor ao reflexo...

Eu como disse, a questão dos vidros laminados, já mandei algumas boladas e nunca aconteceu nada, por isso... E também é mesmo assim, um descuido é claro que poderá acontecer, mas então aí também iria entrar tantas outras questões que não só os vidros e as vezes coisas que são de mais fácil resolução e até nos passam ao lado.

Se para você a questão dos custos entre um e outro for considerada minima, então um vidro laminado claro que é sempre melhor.
  17.  # 19

Sim mas quando me refiro ao vidro de dentro são laminados é claro, sera 4.4.1 ( 1 é a tal pelicula do laminado a de segurança.
    Agora está me a dizer para colocar o vidro planitherme de 6 no interior, e fora fica que vidro? não intendo?
  18.  # 20

Ups, esquecime de uma palavra ali na minha frase

Colocado por: lfvmagalhaesvoce pode colocar o planitherm na segunda do vidro duplo

Voce pode colocar o planitherm na segunda FACE do vidro duplo, isto é, no vidro exterior, mas na face virada para a caixa de ar

0.0232 seg. NEW