Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Em Junho de 2010 coloquei aqui a minha primeira discussão. Desde então já se passaram muitas coisas, comprei terreno, procurei arquitecto e estou neste momento em fase de projecto. O fórum ajudou-me muito a estar alerta para potenciais problemas e a adquirir mais conhecimento sobre o tema. Um obrigado a todos os que contribuem.

    Tenho agora nas mãos o estudo prévio para aquilo que um dia (cada vez mais longínquo) espero vir a ser a habitação da minha família, que deixo aqui para comentarem. Sejam maus. :)

    A piscina está projectada mas não vai ser construida. Existe no projecto só para ficar pensada.

    Seguem-se umas imagens em 3D, que estão alojadas no site do meu arquitecto.

    da Nóbrega.

    [pub] http://www.jbmg-arquitectos.pt/projetos/Habitacoes/16/Casa-em-Sintra-II/166/ [/pub]
      planta 02.jpg
    •  
      bcool
    • 10 fevereiro 2012 editado

     # 2

    Não tenho a autoridade dos comentadores mais credenciados do fórum, mas posso dar a minha opinião! :)
    ADOREI a integração da casa com a envolvente! Parece-me funcional, embora não perceba algumas divisões na zona da suite. Parece-me que o escritório só tem uma janela a norte, será?
    Já vêm comentários mais úteis, assim que a malta acabar de se roer de inveja :P

    Parabéns, acho que valeu a pena a espera e força para levar a obra adiante!
    Bc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
    • gugas
    • 10 fevereiro 2012

     # 3

    inveja.. :) Depois vá dando noticias !

    Tenho curiosidade sobre essa cobertura se vai ajudar no arrefecimento no verão

    Felicidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  2.  # 4

    primeiro comentário : ) não lhe vai sair barata a coisa"" ; ) mas já deve saber disso

    cuidado com a execução das coberturas ajardinadas
    formalmente não estando perfeita, está bem, alterava alguns vãos e dimensões dos mesmos assim como um ou outro elemento, mas é a minha ideia.

    em termos de planta não muito a apontar
    eu reduziria ao hall de entrada aumentando o escritório ao mesmo tempo.
    colocava mais armários no hall de entrada, se bem que tem bastante no corredor dos quartos, mas acho que ali é sempre bom ser generoso, preferia ser mais generosos no hall.
    aquela dimensão da casa de banho do quarto é que não entendo, 18m2? percebo que seja grande mas não tanto, não entendo essa área, também não se percebe bem o desenho.

    de resto está aprovado com boa nota!
    gosto mais da planta que da formalidade, a formalidade podia ir mais além.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  3.  # 5

    Reparei que o link está errado, tem um </div> no final a mais que têm de apagar.

    Colocado por: bcoolParece-me que o escritório só tem uma janela a norte, será?


    É isso mesmo.

    Colocado por: Fernando Gabrielprimeiro comentário : ) não lhe vai sair barata a coisa"" ; ) mas já deve saber disso


    O valor que tenho para obra está determinado desde o início do processo. :) Pela piada quer meter o dedo no ar e arriscar um valor? ;)

    Colocado por: Fernando Gabrielaquela dimensão da casa de banho do quarto é que não entendo


    A casa de banho grande e com algumas "brincadeiras", chamemos-lhe, foi um requisito nosso e estava na lista de coisas a abater se fosse preciso cortar para descer o valor. Há uma imagem no site que dá para perceber, na planta é confuso de facto.

    Vermelho - Zona chuveiro
    Verde - Lavatório(?)
    Azul - Banheira no chão
    Castanho - Espelho de água(?) no exterior, como se fosse uma continuação da banheira.
      casa banho.jpg
  4.  # 6

    boas.. conhecendo algumas obras desse atelier.. niveis de acabamentos e soluções de revestimentos, com essa area bruta apresentada que não será "verdade" ( só para o licenciamento), pois necessitará de complementar com uma serie de muros, decks e trabalhos acessóros no exterior, calculo que não possa ser inferior a 350.000€ + IVA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
    • gugas
    • 12 fevereiro 2012

     # 7

    E sistema de climatização ? Se for PRH, eu arrisco só para a contrução de tudo istp 400.000 EUR + IVA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  5.  # 8

    Colocado por: danobregaO valor que tenho para obra está determinado desde o início do processo. :) Pela piada quer meter o dedo no ar e arriscar um valor? ;)

    essa casa depende muito de acabamentos, a movimentação de terras e arranjos exteriores não ajudam"" a contenção
    iria para os 300k base, depois para cima

    Colocado por: danobregaVermelho - Zona chuveiro
    Verde - Lavatório(?)
    Azul - Banheira no chão
    Castanho - Espelho de água(?) no exterior, como se fosse uma continuação da banheira.


    percebi pelo 3D, na planta não se percebe mesmo, os 18m2 devem contar com a zona do espelho de água
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  6.  # 9

    Espectacular, gostei muito :-)
    e tem um pormenor que gosto: a garagem é um simples "telheiro" :-)

    Boa sorte na construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  7.  # 10

    Muito bom, parabéns!
    Vá dando noticias da obra!

    https://picasaweb.google.com/lmcamoes/CasaLA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  8.  # 11

    Acho que no geral é um bom projeto.
    No entanto, acho que aquele alçado posterior (Sala e quartos) poderá melhorar...o avanço da sala (e consequentemente a parede divisória e pala) - na minha opinião, é claro - retira-lhe a beleza. Sou da opinião que o alçado ganharia com a "lamina" da cobertura toda ela no mesmo alinhamento.

    Cumps,
    Concordam com este comentário: marco1, lfmrr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  9.  # 12

    Acredito que seja um bom projecto mas, na minha qualidade de leigo, não gosto: não vejo individualidade no projecto, parece-me semelhante a tantos outros que vou vendo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
    • adarq
    • 16 fevereiro 2012

     # 13

    eu cá acho que tem a particularidade de integrar-se perfeitamente no terreno.
    essa característica consegue individualizar claramente o projecto.
    Os espaços estão organizados, aproveitados e com dimensões razoáveis que penso adequarem-se ao conjunto.


    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
    • becas
    • 16 fevereiro 2012

     # 14

    É interessante (ainda não vi os 3D), mas não me deslumbra...como eu gosto muito de casas térreas (embora não tenha podido construir uma), pediria mais...
    Pormenores que não me agradam tanto:
    - a disposição da sala em L - há ali um grande espaço intermédio que não resulta acolhedor (onde está desenhado o sofá com chaise longue), muito difícel de mobilar e de "viver";
    - o corredor de acesso aos quartos sem luz (a menos que tenha luz por cima, não vi);
    - a zona de refeições no exterior está muito afastada da cozinha e sem acesso direto por fora;
    - se estou a interpretar bem e a garagem é aberta, não vejo um espaço para guardar as tralhas de uma vivenda com jardim (máquina da relva e outros, lenha para o recuperador, bicicletas, ferramentas, ...).
    Mas não deixa de ser uma ótima casa, felicidades para a construção!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  10.  # 15

    concordo com o Hélio
    parece-me bem a abordagem ao terreno no entanto penso que o interior resultante poderia ser algo menos constrangido, refiro-me por exemplo ao pátio "interno", assim como o exterior que antecede a entrada principal, não consigo vislumbrar a ideia.
    tenho tambem algumas dúvidas na localização do fogão e na relação da zona de estar com a zona de refeições, penso que em "tanto open" se poderia vivenciar mais essa relação sem a condicionar.
    em suma um bom projecto mas com um pouco menos de alma do que seria desejável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  11.  # 16

    Ainda ninguém falou da lei das acessibilidades :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  12.  # 17

    ... não dá para opinar com rigor, não temos dimensões ;)
  13.  # 18

    Olá,

    Queria agradecer todos os comentários. Seguiu o pedido de licenciamento para a câmara, com algumas alterações ao estudo prévio.

    Alguns comentários são subjectivos, e normais pois há muitos detalhes que não são transmitidos por uma simples planta. Por exemplo, a individualidade do projecto é reconhecida por nós (os clientes), pois contém muitos detalhes que vão ao encontro dos nossos desejos. Por exemplo, há quem preferisse a sala e a frente sul "direita". A minha mulher não gostaria nada disso, e prefere a sala em L. É como as minhas filhas. Quem as vir diz que são apenas meninas, como tantas outras. De facto são, mas para mim são únicas. :-) A cobertura ajardinada, outro exemplo que gosto bastante. Há muitos mais.

    Outros comentários são objectivos, por exemplo, o corredor de acesso aos quartos não tem iluminação natural. Vai-se trazer a luz das claraboias das I.S. para o corredor, ou talvez ponderar usar "tubos de luz". A casa não tem espaço para arrumos. Certo! Na altura decidiu-se não ter esses espaços para controlar o custo estimado.

    Pensei bastante sobre o estudo prévio, e se gostaria de mudar alguma coisa. Mas a impressão que me deu é que o projecto, depois de apresentado, é como uma grelha de sudoku completa (nunca joguei). É díficil mudar um número sem partir tudo.

    A seguir ao estudo prévio de arquitectura começou-se o estudo prévio de engenharia. Desta consulta inicial saiu o requisito da área técnica que apareceu a norte. O prolongamento desta área para sul criando um espaço para arrumos aconteceu naturalmente.

    Enfim, mais uma etapa de um previsível longo processo que espero que vá correndo bem. ;)

    Cumprimentos,
    danobrega
      planta-licenciamento.JPG
  14.  # 19

    Só uns comentários:
    - evitava ter sanitários nas paredes exteriores,
    - e apostava no isolamento sonoro entre quartos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  15.  # 20

    Colocado por: mafgod- evitava ter sanitários nas paredes exteriores,


    Não entendi.

    Colocado por: mafgod- e apostava no isolamento sonoro entre quartos


    Já pedi. :)
 
0.0183 seg. NEW