Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá a todos, como ja postei, possuo um apartamento com aproveitamento de sotão.Este apartamento é constituido por:
    1º piso
    - cozinha de 15 m2
    - sala de 20 m2
    - hall entrada de 10 m2
    - hall dos quartos de 4 m2
    - quarto de 20 m2
    - quarto de 15 m2
    -wc de 5 m2

    2º piso

    -escadaria com porta no hall de entrada do piso inferior
    -sala com 25 m2 com ligação directa á escadaria
    -wc com 12 m2
    -quarto com 20 m2
    (todos os compartimentos do 2.º piso têm um pé direito declinado uma vez ser aproveitamento de sotão tendo um pé direito na parte mais baixa cerca de 1 metro e na parte mais alta cerca de 2,3 metros)
    Todo o apartamento possui caixilharia de pvc com vidro duplo inclusive as janelas de sotao tendo este ainda tecto falso com roofmate de 4 cm)
    O que acontece é que o apartamento tem o piso de cima muito quente de verão e o piso de baixo muito frio no inverno.
    Posto isto e uma vez não possuir aquecimento central, andei a pesquisar sobre ar condicionados e fiquei de tal ordem confuso que nem sei por onde começar.
    As áreas que são necessarias climatizar são os 2 quartos e a sala de baixo(que estão en frentes opostas do apartamento) e o quarto e sala de cima.no total serão 5 compartimentos.possuo numa frente varanda e na outra frente marquise.
    As minhas duvidas prendem-se com que tipo de unidades externas aplicar. se multisplit ou split para cada compartimento.
    outra dúvida seria a da contratação da energia à EDP uma vez que já tive trifasico e quando alterei para monofasico a funcionaria me disse que para poder alterar novamente para trifasico tinha que vir a certiel inspecionar.
    outra ainda é como fazer a instalação de ac no sótão uma vez que este tem o telhado declinado.
    Agradeço resposta as minhas duvidas e já agora soluçoes que me possam apresentar tendo em conta a vossa vasta experiencia

    obrigadissimo

    sergio
  2.  # 2

    Se é para aquecer a casa toda , use mutisplit como eu! Gaste menos energia!

    Se apenas quer aquecer as divisões onde está, pode não valer a pena o multisplit.


    Não se preocupe com a trifasica.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 3

    a opção entre split ou multi-split tem somente a ver com a dificuldade de encaminhar as tubagens todas até uma única unidade, o que nos apartamentos é difícil de fazer, sendo mais facil colocar diversas unidades exteriores para ter menos calhas e tubagens a circular dentro de casa,

    é obvio que quanto menos maquinas exteriores colocar melhor será a solução, mas no seu caso só no local é que se pode escolher a melhor solução para a instalação,

    É de que zona?
    Concordam com este comentário: Joao63
  4.  # 4

    antes de mais muito obrigado pela disponibilidade.
    sou de vila real (tras-os-montes).
    A minha ideia seria por na marquise uma unidade exterior para 2 interiores(sala de baixo e sala de cima) e outra na varanda para tres unidades interiores que seriam para os 2 quartos de baixo e quarto de cima.
    Quanto ao facto de aquecer a casa toda a partir dos ac's, talvez tenha que por uma unidade interior em cada compartimento o que será muitissimo dispendioso tanto em instalação como em equiopamentos como em consumo. Por enquanto somos so dois ca em casa e um caozito.
    • Nas
    • 12 fevereiro 2012

     # 5

    boa noite

    aproveitando o topico peço a vossa ajuda, val a pena bomba de calor e convectores, ou como vou remodelar o chao da minha casa, vale mais a pena o piso radiante?

    tenho apenas um problema o wc e a cosinha nao podem levar piso radiante, nao podem quer dizer , nao queria muito isso, porque o chao foi remodelado ha 1 ano, e tinha que voltar a partir o chao e afundar mais as canilizaçoes era chato, o resto da casa vou ainda remodelar o chao, e sao 1 sala e 3 quartos e um corredor, neste caso vale a pena instalar o piso hidralico no restante da casa?

    se vale a pena o que ponho na cosinha e Wc, para aquecimento
  5.  # 6

    Para remodelações é chato colocar piso radiante pois deve-se colocar isolamento e tudo junto vai subir bastante o chão, e isso normalmente vai interferir com aspectos da casa , por exemplo as janelas ficar significativamente mais em baixo. Claro que pode ser feito de forma diferente, mas à custa de comprometer o rendimento e a inercia que este sistema "deve" ter!

    Colocado por: Nasboa noite

    aproveitando o topico peço a vossa ajuda, val a pena bomba de calor e convectores, ou como vou remodelar o chao da minha casa, vale mais a pena o piso radiante?

    tenho apenas um problema o wc e a cosinha nao podem levar piso radiante, nao podem quer dizer , nao queria muito isso, porque o chao foi remodelado ha 1 ano, e tinha que voltar a partir o chao e afundar mais as canilizaçoes era chato, o resto da casa vou ainda remodelar o chao, e sao 1 sala e 3 quartos e um corredor, neste caso vale a pena instalar o piso hidralico no restante da casa?

    se vale a pena o que ponho na cosinha e Wc, para aquecimento
    • Nas
    • 13 fevereiro 2012

     # 7

    em relaçao a subir o chao, pensei mais em escavar 15 cm para baixo e começar de novo, mas la esta o problema da cosinha e wc...

    entao acha a soluçao dos convectores melhor?

    toda a istalaçao seria pelas paredes?

    sera mais cara a istalaçao?
  6.  # 8

    Se é uma moradia terrea e puder escavar o chão... a ideia já passa a ter logica. Fica mais caro sempre que os convectores, mas realmente o conforto é maior.

    Na cozinha e WC pode sempre colocar os convextores no WC pode até usar os secadores de toalhas grandes que fazer o efeito de convectores.


    Colocado por: Nasem relaçao a subir o chao, pensei mais em escavar 15 cm para baixo e começar de novo, mas la esta o problema da

    cosinha e wc...

    entao acha a soluçao dos convectores melhor?

    toda a istalaçao seria pelas paredes?

    sera mais cara a istalaçao?
  7.  # 9

    olá a todos hoje finalmente obtive o meu primeiro orçamento de ac que passo a citar:
    1 unidade exterior para 3 interiores (12,9,9 respectivamente) e 1 exterior para duas interiores (9 e 9 respectivamente).
    Todos eles marca whirlpool com 6 anos de garantia efectuada pela propria marca e com oferta da instalação total já com IVA 2465€.
    em alternativa tenho também da marca gree com 2 anos de garantia por tecnicos autorizados:
    1 unidade exterior para 3 interiores( 12,9,9) e uma exterior para 1 interior(18) 3731€ já com IVA
    Gostava de saber o que é que acham da relação qualidade preço de ambas as marcas.
    Assim que tenha mais orçamentos vou postando para obter opiniões.
    Muito obrigado
    sergio
    Concordam com este comentário: Joao63
  8.  # 10

    Colocado por: jorgealves é obvio que quanto menos maquinas exteriores colocar melhor será a solução, mas no seu caso só no local é que se pode escolher a melhor solução para a instalação


    Porque é que é assim tão óbvio?

    Cump.
  9.  # 11

    O que devia ser óbvio para toda a gente é o incómodo que os aparelhos de ar condicionado provocam nas pessoas que vivem nos outros apartamentos.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 12

    Colocado por: nunoneiva75Porque é que é assim tão óbvio?

    menos "caixotes" pendurados nas paredes exteriores (que de bonito não têm nada), melhores rendimentos e melhores consumos e na maioria dos casos menor ruído exterior de funcionamento.
  11.  # 13

    agradeço opiniões válidas e não simples desabafos.óbvio é, que ninguém gosta de ser incomodado pelo barulho da vizinhança mas não solicitei que me fossem informados os decibéis que cada unidade exterior mas sim os consumos ....., os orçamentos.....,a pot~encia contratada à EDP, etc.
    Afinal de contas existem diversos fármacos naturais que se adequam às patologias de insónia das pessoas.eu tomo angelicalm e recomendo.durmo como o senhor da publicidade da TV, ou seja como um anjo
    Agradeço respostas ás questões que coloquei
    muito obrigado

    Sergio
  12.  # 14

    Caro sergiogres,

    como sabe, está num fórum de discussão em que cada interveniente é livre de emitir a sua opinião dentro das regras da civilidade.

    A minha opinião sobre o assunto é esta: os sistemas de ar condicionado provocam um ruído ensurdecedor que incomoda toda a vizinhança e a privam de um direito que lhes assiste, o direito ao sossego e ao descanso. A sua resposta é típica de um mau vizinho: amanhem-se. A minha resposta é accionar os mecanismos da lei junto da polícia municipal e da direcção geral do ambiente. Não seria o primeiro a ter que desmontar os aparelhos e enviá-los para a sucata. Além disso, recomendo uma camisolita de lã.
    Concordam com este comentário: raulschone
  13.  # 15

    Exmo. Sr. unclescrooge, bem sei que este fórum de discussão, serve para dar a nossa opinião, contudo sei também que quando um membro coloca uma questão(pelo menos é o que me limito a fazer), deveremos responder tendo em conta a pergunta.
    Respondi que não perguntei se o ar condicionado fazia muito ou pouco ruido, pois tenho consciência do ruido que faz para os vizinhos se torna por vezes incomodativo (embora ache leviano e exagerado dizer que é insurdecedor).
    No que respeita à sua mensagem existem vários pontos que lhe devo esclarecer:
    Ponto 1- Quanto à sua opinião pessoal , relevo como é óbvio mas eu reitero que gostaria de receber respostas àquilo que questionei.
    Ponto 2- Quanto à questão de accionar os mecanismos da lei, não terei qualquer problema,uma vez que no meu prédio grande parte dos condóminos têm AC e nunca ninguém se queixou(pelo menos que eu saiba).
    Ponto 3- Nunca respondi em post's anteriores que os meus vizinhos se amanhassem .
    Ponto 4- o senhor não me conhece para,
    formalizar opinião duma mera troca de mensagens de fórum,....que sou bom ou mau vizinho. Fazer bons ou maus juízos de valor de pessoas que desconhece é sim falta de civilidade como bem diz.
    Ponto 5- Sou proveniente de famílias muito humildes que me ensinaram a velha máxima de que a minha liberdade acaba quando começa a dos outros, como tal estou consciente da minha opção.
    Em suma, mais uma vez, apreciaria que me enviassem opiniões acerca do orçamento que me deram do AC da whirlpool pois não responderei a mensagens desnecessárias que em nada contribuem para a resolução das minhas dúvidas
  14.  # 16

    Colocado por: sergioigresnão responderei a mensagens desnecessárias que em nada contribuem para a resolução das minhas dúvidas

    não parece......
  15.  # 17

    já tive essa postura e aconselho-o a mudar para não ficar sem resposta à sua questão. Pode ter a certeza que o unclescrooge e eu próprio não iremos contribuir para a resolução das suas dúvidas.......palpita-me que o trolha também não
  16.  # 18

    ultima resposta:

    isto nem parece um fórum.parece sim uma revista cor de rosa.
    Se o sr raul não quiser contribuir,está no seu direito embors e como já disse releve todas as opiniões mesmo as dos trolhas que por vezes creio saberem muitissimo mais que engenheiros pós 25 de abril
    subscrevo-me com os melhores cumprimentos e certo de que se não for neste fórum haverá sem duvida quem queira tirar-me as duvidas gratuitamente sem qualquer tipo de picardias.
    Cumprimentos Sergio
  17.  # 19

    Colocado por: sergioigresolá a todos hoje finalmente obtive o meu primeiro orçamento de ac que passo a citar:
    1 unidade exterior para 3 interiores (12,9,9 respectivamente) e 1 exterior para duas interiores (9 e 9 respectivamente).
    Todos eles marca whirlpool com 6 anos de garantia efectuada pela propria marca e com oferta da instalação total já com IVA 2465€.
    em alternativa tenho também da marca gree com 2 anos de garantia por tecnicos autorizados:
    1 unidade exterior para 3 interiores( 12,9,9) e uma exterior para 1 interior(18) 3731€ já com IVA
    Gostava de saber o que é que acham da relação qualidade preço de ambas as marcas.
    Assim que tenha mais orçamentos vou postando para obter opiniões.
    Muito obrigado
    sergio
    ambas sao de baixa gama, como tal escolha o mais barato, prepare-se para algum ruido e baixas performaces, mas por esse preco tambem nao da para fazer milagres.
    • Nas
    • 15 fevereiro 2012

     # 20

    alguem me pode dar o esquema, do piso radiante hidralico?

    o esquema ex:

    1-betomilha de x cm com y material
    2- isolamento x com y de diametro
    3- piso radiante
    4- betomilha com x cm


    pergunto isto porque j pedi 4 orçamentos, e cada um com a sua teoria, uns dizem que tem que levar 2 isolamentos, um em floormate de 3 cm, e depois o piso com outro isolamento de 1 cm.

    outros dizem ser apenas 1 isolamento de 4 cm ja com os tubos a passar nele

    outros ate dizem que percisam de aenas 6 cm de altura para tudo, isolmento de 2 cm e 4 de betomilha...

    cada vez tenho mais duvidas.
 
0.0154 seg. NEW