Iniciar sessão ou registar-se
    • adan
    • 16 fevereiro 2012

# 21

Custa-me a acreditar que deu esse valor... Mas se o diz... De certeza que não se enganou no preenchimento... Confundindo as áreas??? Sei que no preenchimento da minha a tipologia do edifício fazia diferença (T1, t2, t3, t4 (até aqui acham aceitável, acima disto paga-se bem... isto confidenciado ao balcão)

No meu caso a avaliação coincidiu com o da simulação...

A solução para o seu caso é pensar se precisa mesmo de 4 pisos??? E das áreas em si...
    Se quer reduzir no IMI, reduza nisso...
  1.  # 22

Colocado por: franciscoclementfiz simulação com as areas que referi no site das finanças e atribuiem o valor de €600.000

Qual é o coeficiente de localização?
  2.  # 23

Pode acontecer muito facilmente.... dependendo do coefeciente.... e cuidado com o valor terreno... os terrenos sofreram uma grande desvalorização no mercado, mas nas finanças continuam igual....

cumps
  3.  # 24

Colocado por: costa3333Pode acontecer muito facilmente.... dependendo do coefeciente.... e cuidado com o valor terreno... os terrenos sofreram uma grande desvalorização no mercado, mas nas finanças continuam igual....

cumps
    Discordam deste comentário:loverscout

recebi ha dois meses a re-avaliação que as finanças elaboraram ao meu terreno que adquiri em 2010...... tal nao é o meu espanto que a avaliação das finanças veio superior á avaliação do proprio banco....... e o mesmo vai suceder com a casa, uma vez que ja fiz a simulação no site....... o Banco avaliou a casa em 240 mil.....e segundo a simulação nas finanças a avaliação irá ser de 260.000 EUR

Para ja vou pagar o dobro de IMI em 2012 face ao que paguei em 2011, pois o terreno estava avaliado nas finanças em 36.000 EUR, apos esta avaliação passou a valer nas finanças 72.500 EUR. (quando o proprio banco avaliou o terreno em 60.000).

Chupistas sao o que são.....
  4.  # 25

Colocado por: loverscoutChupistas sao o que são.....

Quando os imóveis eram avaliados por um conto e quinhentos é que estava bem...
    Concordam com este comentário: j cardoso, treker666
    •  
      FD
    • 16 fevereiro 2012

# 26

Na minha opinião, os imóveis sempre deveriam ter sido bem taxados, ao contrário do rendimento, por exemplo.
    Taxar o rendimento, por vezes em quase metade, não me parece um grande incentivo a trabalhar e a pagar impostos. Além disso, é um imposto relativamente variável, por exemplo, com 1 milhão de desempregados, outro tanto de jovens, e mais do dobro de idosos deve ser difícil manter um fluxo constante de receita.
    Por outro lado, os imóveis não acabam de um dia para o outro (como um emprego), mantendo assim um fluxo constante de receita e, quem os pode comprar/construir grandes não tem, com certeza, dificuldades económicas que não lhes permita pagar os devidos impostos.
    Ao mesmo tempo, não se construiria para o boneco - actualmente, por causa dos baixos impostos sobre os imóveis existem milhares de casas vazias e outras tantas abandonadas - e valorizaria-se muito mais o património existente, poupando recursos, o país (em urbanismo) e a natureza, obrigando a rentabilizar os imóveis existentes (arrendamento).
    Na minha perspectiva, não passaria por se pagar mais impostos mas sim, por transferir a cobrança de um imposto para outro, a meu ver, mais consciente a longo prazo.
  5.  # 27

Colocado por: costa3333loverscout

penso que não percebeu o que escrevi loverscout, pois depois escreveu a mesma coisa por outras palavras....

quanto a comparar com a avaliação do banco, a mesma não pode ser feito, pois as dos banco desceram em flecha, devido a outras influências...

Agora em termos de mercado... o valor das casas anda próximo nas finanças e no mercado, o dos terrenos anda bastante alto nas finanças...

cumps
  6.  # 28

Caro CostaTem razao..... foi problema meu de interpretação! peço desculpa!
    Concordam com este comentário: costa3333
  7.  # 29

A Camara Municiapl do Porto quer considerar a minha cave que não tem janelas e só um acesso, área habitável. É legal o que a camara esta a fazer ?
  8.  # 30

Colocado por: franciscoclementA Camara Municiapl do Porto quer considerar a minha cave que não tem janelas e só um acesso, área habitável. É legal o que a camara esta a fazer ?

boas
    sim é normal.
    todas as divisões da casa são habitáveis, podem ser é arrumo.
    abraço
  9.  # 31

Colocado por: franciscoclementA Camara Municiapl do Porto quer considerar a minha cave que não tem janelas e só um acesso, área habitável. É legal o que a camara esta a fazer ?

Porque é que a câmara do Porto se foi meter consigo? Entregou algum processo de licenciamento na Câmara?
    • dato
    • 15 março 2013

# 32

tb tenho alguma curiosidade em saber quais os pormenores q numa construção possam aumentar o imi...

ta visto q as varandas o fazem...e as palas?
  10.  # 33

Boa tarde,
    O que a Camara está a fazer é considerar a cave (que não tem janelas e só tem um acesso) área bruta privativa (Aa) e não áreas brutas dependentes (Ab).
    Podem fazer isso, é legal, posso contestar? Pois parece que é só para aumentar IMI para fazer receita?
  11.  # 34

Colocado por: franciscoclementBoa tarde,
    O que a Câmara está a fazer é considerar a cave (que não tem janelas e só tem um acesso) área bruta privativa (Aa) e não áreas brutas dependentes (Ab).

Mas é a câmara ou as finanças? é que os termos Aa e Ab são utilizados pelas finanças, e não pela Câmara!!

Caso sejam as finanças, para o cálculo do valor patrimonial tributário, deve reclamar, porque essa área deve ser considerada Ab.
  12.  # 35

Colocado por: Picareta
    Mas é a câmara ou as finanças? é que os termos Aa e Ab são utilizados pelas finanças, e não pela Câmara!!

Caso sejam as finanças, para o cálculo do valor patrimonial tributário, deve reclamar, porque essa área deve ser considerada Ab.

É moradia em que projecto foi reprovado na CMPorto, e em reuniao com Camara e carta enviada, eles disseram que temos de alterar a cave para Habitação privativa e não arrumos (habitação dependente) para projecto ser aprovado (dizem que a cave é considerada habitação permanente, apesar de serem arrumos e sem janelas; nota:garagem é no piso 0) senão será reprovado novamente. O IMI é um imposto camarario, no fundo querem vão mais dinheiro via impostos. Ou seja se não concordar com eles reprovam projecto. E assim no futuro finanças irão considerar para sempre cave como habitação e não habitação dependente. Podem fazer isso ?
  13.  # 36

Colocado por: franciscoclementHabitação privativa

Colocado por: franciscoclementhabitação dependente

Tenho muitas dúvidas que a Câmara tenha utilizado estes termos.

Para reclamar é necessário conhecer o PDM e o RMUE do Porto, e é o autor do projecto que o deve esclarecer quanto a este assunto. Já o questionou?
  14.  # 37

Colocado por: Picareta

Tenho muitas dúvidas que a Câmara tenha utilizado estes termos.

Para reclamar é necessário conhecer o PDM e o RMUE do Porto, e é o autor do projecto que o deve esclarecer quanto a este assunto. Já o questionou?

Resumindo a Camara disse que o uso da cave (piso -1) é habitação e não cave garrafeira e arrumos (que é o que está no projecto) pois não podia ter pé direito igual ao resto da habitação, o autor do projecto explicou que esta alteração para as finanças significa que estes vão considerar a cave área bruta privativa e não dependente com acrescimo do IMI para a área em questão.

0.0214 seg. NEW