Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Neste momento estou com projecto de nova moradia ainda em discussão, e gostaria de saber o que alterações ainda posso fazer para pagar o minimo de IMI no futuro.

    comprei o terreno por 160.000€
    obra estimada €225.000
    Vou demolir casa em ruinas e construir uma nova.

    O projeto da casa tem 120m2 por piso que totaliza 480m2 em 4 pisos. Tem cave 120m2(sem janelas), R/C 120m2(inclui garagem de 30m2), 1ºpiso 120m2(inclui varanda 10m2) e recuado 120m2(inclui varanda 80m2). nota: do R/C ao recuado, existe tunel de luz de 10m2.
    O que posso fazer para ter um IMI mais baixo possivel?
    -A cave pode deixar de ser considerada área util ? se sim como?
    -A garagem conta como área util? E o tunel de luz tambem?
    -ouvi dizer que se baixar altura o recuado pode passar a sotão e não ser considerado área util, é assim?
    -O valor de compra e construção vai implicar no valor do IMI final?

    Obrigado antecipado pelas respostas e se souber mais algumas dicas para poupar em impostos sobre o imovel agradecia.
  2.  # 2

    Nota adicional: se utilizar energias renovaveis de aquecimento, tipo fotovoltaica, geotermica ou outra, pode baixar o IMI?
  3.  # 3

    Colocado por: franciscoclementNeste momento estou com projecto de nova moradia ainda em discussão, e gostaria de saber o que alterações ainda posso fazer para pagar o minimo de IMI no futuro.

    comprei o terreno por 160.000€
    obra estimada €225.000
    Vou demolir casa em ruinas e construir uma nova.

    O projeto da casa tem 120m2 por piso que totaliza 480m2 em 4 pisos. Tem cave 120m2(sem janelas), R/C 120m2(inclui garagem de 30m2), 1ºpiso 120m2(inclui varanda 10m2) e recuado 120m2(inclui varanda 80m2). nota: do R/C ao recuado, existe tunel de luz de 10m2.
    O que posso fazer para ter um IMI mais baixo possivel?
    -A cave pode deixar de ser considerada área util ? se sim como?
    -A garagem conta como área util? E o tunel de luz tambem?
    -ouvi dizer que se baixar altura o recuado pode passar a sotão e não ser considerado área util, é assim?
    -O valor de compra e construção vai implicar no valor do IMI final?



    Deixe-se de tangas e contribua para o País!

    Se teve dinheiro para pagar 160 K por um terreno;
    Vai demolir uma casa;
    Prevê construir 4 pisos;
    Cada um dos pisos tem mais àrea do que um apartamento;

    Quer baixar o IMI?
    Porque não reduzir as àreas?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, Nia_
  4.  # 4

    Colocado por: franciscoclementobra estimada €225.000

    Não vai chegar para construir os 480m2

    Colocado por: franciscoclementO que posso fazer para ter um IMI mais baixo possivel?

    Para baixar o imi tem apenas as seguintes duas hipóteses:

    - Mudar a casa de sítio, para um local onde o coeficiente de localização seja menor do que no local actual (esta não é fácil)
    - Diminuir a área da casa (esta é a mais fácil e a que influência mais o valor do imi)

    Colocado por: cargadetrabalhos-A garagem conta como área util? E o tunel de luz tambem?

    A garagem (e varandas) é considerada como área bruta dependente (vale 30% da área bruta de construção)


    Colocado por: cargadetrabalhos-O valor de compra e construção vai implicar no valor do IMI final?

    Não.
  5.  # 5

    Colocado por: cargadetrabalhosSe teve dinheiro para pagar 160 K por um terreno;

    Qual é o problema? eu posso ter 1.000.000€ para comprar um terreno, e preocupar-me em pagar menos impostos, desde que de uma forma legal.
    Concordam com este comentário: electrao, Tavares Miguel
  6.  # 6

    Colocado por: franciscoclementcomprei o terreno por 160.000€
    obra estimada €225.000
    O projeto da casa tem 120m2 por piso que totaliza 480m2 em 4 pisos. Tem cave 120m2(sem janelas), R/C 120m2(inclui garagem de 30m2), 1ºpiso 120m2(inclui varanda 10m2) e recuado 120m2(inclui varanda 80m2). nota: do R/C ao recuado, existe tunel de luz de 10m2..
    Recapitulando:

    cave: 120m2
    r/chão: 90m2 + 30m2 de estacionamento
    1.º andar: 110m2 + 10m2 de varanda
    piso recuado: 40m2 + 80m2 de varanda (queria dizer terraço?).

    A área «habitável» é de cerca de (90+110+40) 240m2 habitáveis, + cave + estacionamento e + varanda.
    Os 225.000 euros só muito dificilmente serão suficientes.

    Vou demolir casa em ruinas e construir uma nova.

    Sair-lhe-ia muito mais barato «remodelar», «recuperar» ou «conservar» a ruína (mesmo que a ampliasse).
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
  7.  # 7

    Colocado por: franciscoclement
    A garagem (e varandas) é considerada como área bruta dependente (vale 30% da área bruta de construção)


    bom dia

    varandas privativas são consideradas áreas bruta privativas, as unicas varandas que podem ser consideradas dependentes, são as que tem acesso directo ao logradouro.... todas as restantes são área privativa.

    cumps
  8.  # 8

    Colocado por: costa3333varandas privativas são consideradas áreas bruta privativas,

    Olhe que não..."varandas privativas fechadas" art 40º CIMI, acho eu que é para considerar as marquises como área bruta privativa.
  9.  # 9

    Bom dia

    de acordo com as instruções de preenchimento do modelo 1 do IMi, disponível no site das finanças, agora já não consta a palavra fechada.... pelo que nem as próprias pessoas do atendimento sabem... sendo que nos balcões não sabem.. e no apoio telefónico a ultima vez que contactei disseram-me para fazer assim... se a varanda foi de uso exclusivo de um determinado compartimento e não tenha acesso ao logradouro entra como privativa, caso tenha acesso entra como dependente...

    algusn peritos das finanças que conheço, fazem o mesmo..... agora resta saber... onde pára a verdade???

    cumps
  10.  # 10

    Colocado por: costa3333onde pára a verdade???

    As instruções de preenchimento de um documento não prevalecem sobre o que está escrito no código do IMI, e lá está a palavra "fechada".
    •  
      FD
    • 13 fevereiro 2012

     # 11

    Há por aí muita garagem que, qual Cinderela, após a meia noite se transformou em sala...

    O que procura é isto:

    2 - A área bruta privativa (Aa) é a superfície total medida pelo perímetro exterior e eixos das paredes ou outros elementos separadores do edifício ou da fracção, incluindo varandas privativas fechadas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica à do edifício ou da fracção, a que se aplica o coeficiente 1.
    (Redacção dada pela Lei nº 53-A/2006, de 29/12)

    3 - As áreas brutas dependentes (Ab) são as áreas cobertas e fechadas de uso exclusivo, ainda que constituam partes comuns, mesmo que situadas no exterior do edifício ou da fracção, cujas utilizações são acessórias relativamente ao uso a que se destina o edifício ou fracção, considerando-se, para esse efeito, locais acessórios as garagens, os parqueamentos, as arrecadações, as instalações para animais, os sótãos ou caves acessíveis e as varandas, desde que não integrados na área bruta privativa, e outros locais privativos de função distinta das anteriores, a que se aplica o coeficiente 0,30.
    (Redacção dada pela Lei nº 53-A/2006, de 29/12)

    4 - A área do terreno livre do edifício ou da fracção ou a sua quota-parte resulta da diferença entre a área total do terreno e a área de implantação da construção ou construções e integra jardins, parques, campos de jogos, piscinas, quintais e outros logradouros, aplicando-se-lhe, até ao limite de duas vezes a área de implantação (Ac), o coeficiente de 0,025 e na área excedente ao limite de duas vezes a área de implantação (Ad) o de 0,005.

    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimi/cimi40.htm

    Agora, é só ler...
  11.  # 12

    Não declare a casa...faça tudo ilegalmente !! vai ver que assim nem imi paga!
  12.  # 13

    Colocado por: FDAs áreas brutas dependentes (Ab) são as áreas cobertas e fechadas de uso exclusivo


    Ora se percebi bem, uma varanda a não ser fechada, também não pode ser incluída na área dependente...

    cumps
  13.  # 14

    Bem... as suas dúvidas são as de todos nós... por vezes basta dar um destino diferente a uma divisão e vamos ter de pagar mais IMI para o resto da vida...
    Ou então, se fizesse de outra maneira, até podia ficar mais bem servido e pagar menos imposto... (é para isso que servem os arquitectos :-), esclarecer... )

    Como não disse o que há em cada piso, vou imaginar:
    - cave, sem janelas, porquê? Está escondida?! Nem uma porta?! Se está escondida, não existe, logo não há IMI. Se existe, coloque pelo menos uma janela e porta, e indique que é uma arrecadação.
    - RC, com garagem, não sei o que há mais no RC, mas pode ser sempre arrumos, lavandaria, arrecadação (estará aqui a sala e cozinha? se sim, esqueça a sugestão)...
    - 1º piso, não há muito a dizer
    - recuado, pode tentar pô-lo como sótão não habitável (pé direito mais baixo), pode é não gostar de ver/usar....
    A vantagem de considerar divisões como arrecadação/arrumos.... é porque não são contabilizadas da mesma maneira que as áreas mais nobres (sala, quartos... logo o IMI é um pouco inferior).

    Em resumo, e eu que estou quase na recta final da construção da minha, 480m2, números redondos (faltará provavelmente aqui muros e outros...), para 225K c/IVA (~183K + IVA) apenas construção, é fazível mas com muitos cuidados e muitas cedências... (apostava mais 225K + IVA)
  14.  # 15

    boas
    parece-me um valor demasiado baixo para a construção.
    com cave em betão apostava mais em 250000
    quanto ao imi deixe de pensar nisso que qualquer alteração para diminuição não altera significativamente o mesmo.
    um abraço
  15.  # 16

    Disseram-me que através da simulação no portal das finanças, a avaliação do imovel será de €600.000!!!
    O custo do imovel com construção ser cerca d mais ou menos €385.000, tem algum sentido o estado inflacionar o preço para avaliação à maneira deles?
    como é que podem avaliar um imovel, quase ao dobro do preço real?
    Isto é mesmo assim?
    • becas
    • 15 fevereiro 2012

     # 17

    Colocado por: franciscoclementDisseram-me que através da simulação no portal das finanças, a avaliação do imovel será de €600.000!!!
    O custo do imovel com construção ser cerca d mais ou menos €385.000, tem algum sentido o estado inflacionar o preço para avaliação à maneira deles?
    como é que podem avaliar um imovel, quase ao dobro do preço real?
    Isto é mesmo assim?


    Acho estranho. No meu caso, a avaliação das Finanças atribuiu muito um valor bastante abaixo do preço real (felizmente), muito por conta do fator de localização. Mas a simulação do site não é inteiramente fiável, a mim dava-me mais do que realmente ficou.
    •  
      FD
    • 16 fevereiro 2012

     # 18

    Colocado por: franciscoclementDisseram-me que através da simulação no portal das finanças, a avaliação do imovel será de €600.000!!!

    Disseram-lhe... parece uma informação fiável.

    Mais dados, melhores respostas.
  16.  # 19

    Ora então se foi avaliada em 600.000 hipoteque por esse preço e não pague, depois faça outra...estou a brincar...hoje em dia estão a acertar as coisas que deveriam ter sido feitas sempre e não agora tudo de uma vez.
    Todos nós pensaríamos o que realmente necessitamos e não só porque é giro ter uma mansão com um bruto carro lá dentro...agora não se consegue pagar...às uns anos não viríamos aqui preocupados com o IMI, apenas como não pagar, mas também não era necessário,porque os próprios bancos, imobiliárias e construtores diziam o que fazer...agora é ao contrario queremos todos colocar o real custo da casa e não escriturar por menos...eu pagarei sempre um erro que cometi e foram "apenas" 15 mil euros que me vão ficar muito mais caros que o imposto na altura, mas fiz, agora só tenho que me aguentar, pois a culpa foi minha que me deixei levar...e não de mais ninguém.
  17.  # 20

    Boa tarde,
    fiz simulação com as areas que referi no site das finanças e atribuiem o valor de €600.000
    O Estado em Portugal é uma pessoa de mal já toda a gente sabe, mas avaiarem quase ao dobro do preço real é inacreditavel.
    Eu sei que quando as casas estavam caras, as avaliações começaram a ser feitas por cima, mas desde então a realidade é totalmente diferente ha quase 5anos os preços estão em queda. Aliás se o estado me der €600.000 pela casa eu vendo-a logo! Não há formas de contestar estas pseudo-avaliações do Estado?
 
0.0227 seg. NEW