Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.Estou indeciso sobre qual o melhor sistema de aquecimento/arrefecimento de uma moradia.
    Sou da zona da Guarda.De Inverno há temperaturas de -6...-8,porém de Verão as temperaturas chegam a 40º....Um bom isolamento atenua as temperaturas?
    Qual o melhor sistema?rentabilidade,conforto,consumos...
    obrigado
    •  
      FD
    • 13 fevereiro 2012 editado

     # 2

    Colocado por: Manuel NabaisUm bom isolamento atenua as temperaturas?

    Claro que sim. E tem uma grande influência.

    Colocado por: Manuel NabaisQual o melhor sistema?rentabilidade,conforto,consumos...

    Do que leio por aqui:
    -> melhor sistema aquecimento/arrefecimento, perspectiva económica: ar condicionado + isolamento pelo exterior (ETICS), aproximadamente 35€ por m2 para o isolamento e cerca de 500€ a 1000€ por divisão para o ar condicionado.
    -> melhor sistema aquecimento, perspectiva conforto: piso radiante hidráulico com bomba de calor + isolamento pelo exterior (ETICS), aproximadamente 35€ por m2 para o isolamento, cerca de 5000€ a 10000€ para a bomba de calor e uns 50€~75€ por m2 de piso.

    Claro que isto são dados às três pancadas só para ter uma ideia.
    • becas
    • 13 fevereiro 2012

     # 3

    Também vivo na Guarda. Tenho aquecimento a gasóleo, mas arrependida devido à subida do combustível (há 3 anos atrás era uma boa opção).
    Não vejo grandes necessidade de arrefecimento nesta zona...40ºC? só se vive num vale ou então mais para os lados da Covilhã, porque eu nunca registei essas temperaturas na minha casa. O calor aguento-o bem porque á noite é raro não haver brisa e refresco a casa com as janelas todas abertas.
    A melhor solução, segundo me dizem, será mesmo o piso radiante. Ar condicionado não me aconselharam nem bomba de calor, precisamente devido às temperaturas mt baixas no exterior.
    De resto, tenho um sistema de aquecimento natural - grandes vãos envidraçados, com vidros planitherm, que fazem a casa aquecer bastante, desde que haja sol. Sim, é uma desvantagem de Verão, mas com o calor posso eu bem...
    Concordam com este comentário: raulschone
 
0.0075 seg. NEW