Iniciar sessão ou registar-se
    • Gordo
    • 13 fevereiro 2012 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Vamos construir uma moradia na qual, devido ao seu conforto, vamos instalar "chão radiante". Vimos por este meio solicitar a vossa ajuda por esclarecer alguma dúvidas que ainda subsistem.

    Questões:

    1 - Sistema : Desculpem a minha ignorância, mas gostaria que confirmassem que este sistema resume-se a circuito fechado de tubos que serpenteiam o chão, sobre os quais é aplicado cimento (ou algo do género) que cria uma superfície sobre a qual é aplicado um pavimento. Nesses tubos circula água quente (fonte calor) que vem de uma caldeira onde a água é aquecida através de fontes de energia.

    2 - Pavimento : Quais as restrições na colocação de pavimento? Qual a rendibilidade deste sistema caso aplique pavimento em pedra / mosaico / chão de madeira, chão flutuante?

    3 - Preços : Excluindo gastos adicionais com fontes de energia, qual o preço médio de instalação deste sistema para uma área 300 m2? Por favor, se possível descriminem os preços dos itens principais do preço. Adicionalmente, se possível esclareçam-nos sobre quais os grandes factores de variação de preço.

    4 - Custo / benefício : Atendendo a que pretendemos ter o aquecimento ligado durante 5 meses, e ao dimensionamento necessário para a moradia de 300 m2, se possível esclareçam-nos sobre os seguintes gastos:
    a) Gastos mensais a gás ou electricidade,
    b) Gastos de instalação de painéis solares / poupança média mensal (dimensionados para o efeito),
    c) Gastos de instalação / gasto mensal / poupança média mensal pela instalação de outra fonte de energia.

    5 - Gestão de consumo : Quais as melhores formas de poupar no consumo mensal, atendendo a que na construção da casa vamos dar especial atenção à caixilharia e revestimento da paredes e que adicionalmente vamos ter lareira na sala?

    Antecipadamente agradecido pela vossa ajuda.

    Abraço.
    Gordo
  1.  # 2

    carissimo. quem lhe fez o estudo de comportamento térmico da casa, terá condições para lhe responder à maior parte das suas questões.
    de qualquer forma: 1ª Correcto
    2ª o rendimento do sistema será melhor se não colocar materiais isolantes entre a superfície acabada e os tubos, por isso é desaconselhado flutuantes e madeiras
    3ª preço médio do piso radiante: 35,00 € + IVA /m2 sensivelmente (preço médio) sem contar com equipamento de aquecimento
    4ª e 5ª questões, depende das opções do projecto Térmico, fale com o projectista ou com quem certificou o projecto
    Concordam com este comentário: gil
    • gugas
    • 13 fevereiro 2012

     # 3

    Se vai ter lareira, opte por um bom recuperador com saidas adicionais para outras divisões
  2.  # 4

    Colocado por: fernandoFerreirapor isso é desaconselhado flutuantes e madeiras


    Isto é algo que eu discordo!! O problema da madeira (se é que é um problema) é a inércia!
    Foi por coisas destas que na altura da minha decisão estive quase por desistir do piso radiante, pois eu queria madeira no chão e muitos diziam que não era aconselhado!
    Concordam com este comentário: raulschone, Freitas Costa
  3.  # 5

    Colocado por: gugasSe vai ter lareira, opte por um bom recuperador com saidas adicionais para outras divisões



    melhor que as saidas de ar para outras dividoes, é ter um recuperador de calor com caldeira, que aquece a agua que poderá circular em piso radiante ou nos radiadores normais de aquecimento central....
  4.  # 6

    Colocado por: fernandoFerreiradesaconselhado flutuantes e madeiras

    Acho que podia dizer isso ao contrário: o rendimento do sistema é melhor em pavimentos com baixa inércia como o cerâmico. e mesmo assim não concordaria, mas...
    Desaconselhar madeiras ou flutuantes é tipo mito urbano... toda a gente sabe que sim e nunca se soube porquê! neste caso pode-se dizer que deve é aproveitar a densidade da madeira para também assim tirar o maior rendimento do sistema! É que se no cerâmico o sistema precisa de pouco tempo para atingir a temperatura desejada, também precisa de pouco tempo para esta desaparecer. O oposto acontece com a madeira!

    Agora a madeira deve ser é bem escolhida (pela sua densidade), enquanto o cerâmico de facto pode ser qualquer um!...

    Quanto a flutuantes, pode pesquisar o Listone Giordano (espero ter escrito bem)... mas não é material para qualquer bolsa!
    Concordam com este comentário: TROLHA...
    • eu
    • 13 fevereiro 2012

     # 7

    Colocado por: moraisddcom baixa inércia como o cerâmico

    O pavimento cerâmico tem inércia alta. A madeira é que tem menos inércia. Muitas vezes confunde-se a inércia com condutividade térmica...

    Colocado por: moraisddÉ que se no cerâmico o sistema precisa de pouco tempo para atingir a temperatura desejada, também precisa de pouco tempo para esta desaparecer.

    Não me parece, não me parece...

    Colocado por: moraisddO oposto acontece com a madeira!

    Antes pelo contrário. O que pode acontecer é o calor ficar armazenado no piso debaixo da madeira e a madeira transmitir esse calor lentamente. Isto para funcionar bem com madeira: o chão tem que estar muito bem isolado, caso contrário o calor vai todo para a laje...
  5.  # 8

    Colocado por: moraisddo rendimento do sistema é melhor em pavimentos com baixa inércia como o cerâmico. e mesmo assim não concordaria



    Colocado por: euO pavimento cerâmico tem inércia alta. A madeira é que tem menos inércia. Muitas vezes confunde-se a inércia com condutividade térmica...


    Se falarmos em "Massa" talvez nos aproximemos mais do conceito de inércia.

    Cumprimentos.
    • eu
    • 13 fevereiro 2012

     # 9

    Colocado por: rui moreiraSe falarmos em "Massa" talvez nos aproximemos mais do conceito de inércia.

    Sim, existe quase uma relação directa entre massa e inércia térmica.

    Muita gente faz confusão porque, como o piso radiante com madeira demora bastante a aquecer, isso parece ser devido à "inércia térmica" da madeira. Mas na realidade, deve-se é à baixa condutividade térmica da madeira (pelo menos quando comparada com cerâmica).

    Mas atenção: com isto não estou a dizer que não se pode fazer piso radiante com madeira... embora não seja o ideal (a cerâmica é muito melhor para este efeito), pode ser usada madeira, mas com cuidados redobrados ou triplicados com o isolamento inferior.
    Concordam com este comentário: pc ferreira, Tavares Miguel
  6.  # 10

    Colocado por: euSim, existe quase uma relação directa entre massa e inércia térmica.


    Quase?! Não será uma relação directa?

    Cumprimentos.
  7.  # 11

    Um chão em alumínio é que seria porreiro!!
    • Gordo
    • 14 fevereiro 2012

     # 12

    Muito obrigado a todos,
    Resumindo:
    2 - Depois de ter lido muito sobre o tema "pavimento em madeira sobre chão radiante", descobri que : (i) o risco é maior que a cerâmica porque a madeira "trabalha" mais, (ii) demora mais a aquecer (inércia), (iii) o sistema pode ser sob-aproveitado, (iv) não se pode ligar a mais de 27º, (v) a madeira / flutuante tem de ser adequada, e (vi) tem existir outras preocupações adicionais no isolamento para que o calor não se dissipe por baixo. Tudo certo... Mas o problema é que eu só gosto de madeira e este é o melhor (mais confortável) sistema de aquecimento. Logo vou correr o risco.
    3 - Ok. Retenho o valor € 35/m2 (excluindo equipamento de aquecimento).
    4 / 5 - Vou trabalhar o dimensionamento do sistema com projectista de instalações especiais (que ainda não contratei)
    Segundo percebi, ele saberá, mediante o meu perfil de consumo, responder a estas questões.
    Abraço & Muito obrigado.
  8.  # 13

    Colocado por: moraisddÉ que se no cerâmico o sistema precisa de pouco tempo para atingir a temperatura desejada, também precisa de pouco tempo para esta desaparecer.


    Colocado por: euNão me parece, não me parece...


    O eu é que pode esclarecer o que acontece na prática, recordo-me de ter partilhado que os seus pavimentos eram em cerâmico.



    Colocado por: TROLHA...lá vou eu ter que mostrar fotos de pisos radiantes com soalhos em madeira maciça de 35mm de espessura.

    Mostre, mostre



    Colocado por: euMas atenção: com isto não estou a dizer que não se pode fazer piso radiante com madeira... embora não seja o ideal (a cerâmica é muito melhor para este efeito), pode ser usada madeira, mas com cuidados redobrados ou triplicados com o isolamento inferior.

    Com isto já consigo concordar
    • eu
    • 14 fevereiro 2012

     # 14

    Colocado por: moraisddO eu é que pode esclarecer o que acontece na prática, recordo-me de ter partilhado que os seus pavimentos eram em cerâmico.

    O que acontece na prática? O sistema é lento a aquecer e muito lento a arrefecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
  9.  # 15

    Colocado por: eumuito lentoa arrefecer.


    E esta e uma grande vantagem em relação à cerâmica/pedra! Podemos andar sempre descalços que "nunca apanhámos uma surpresa"
  10.  # 16

    O amigo Trolha não tem fotos em corte onde se veja o pavimento radiante e aplicação do soalho é que isto assim não convece os mais incautos por muito que estejamos optimistas!
  11.  # 17

    Colocado por: Costa53O amigo Trolha não tem fotos em corte onde se veja o pavimento radiante e aplicação do soalho é que isto assim não convece os mais incautos por muito que estejamos optimistas!


    O amigo Trolha colocou 2 fotos #29 e 30 (piso radiante com soalho em carvalho de 30mm da igreja restaurada em 2006) em que pode ser confirmado o que ele havia afirmado. Agradecimento não houve, nem sequer um comentário dos tais incautos....
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, two-rok, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
    • gil
    • 17 abril 2012

     # 18

    Colocado por: fernandoFerreiracarissimo. quem lhe fez o estudo de comportamento térmico da casa, terá condições para lhe responder à maior parte das suas questões.
    de qualquer forma: 1ª Correcto
    2ª o rendimento do sistema será melhor se não colocar materiais isolantes entre a superfície acabada e os tubos, por isso é desaconselhado flutuantes e madeiras
    3ª preço médio do piso radiante: 35,00 € + IVA /m2 sensivelmente (preço médio) sem contar com equipamento de aquecimento
    4ª e 5ª questões, depende das opções do projecto Térmico, fale com o projectista ou com quem certificou o projecto
    Concordam com este comentário:gil
    • gil
    • 17 abril 2012

     # 19

    Boas , apenas quero deixar aqui a minha experiencia, tenho uma casa que apliquei chão radiante electrico , tenho paineis solares para compensar , diziam-me que era o melhor e que não gastava muito em relação a ter 5 ou 6 ar condicionados na casa toda.
    O que é certo é que no inverno o conforto nota-se mas a factura nem vos digo nem vos conto...
    A ultima factura de março 2012 apresentada pela EDP foi de 1700€
    Por isso não vão em cantigas peçam responsabilidades de consumo a quem projectar , pois estes tipos só querem vender e depois quem paga a factura?
    Eu estou bem encravado com isto, ficou-me os olhos da cara instalar o chão radiante e agora o consumo é tanto como uma fabrica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, two-rok
  12.  # 20

    Colocado por: giltenho uma casa que apliquei chão radiante electrico


    Colocado por: gilA ultima factura de março 2012 apresentada pela EDP foi de 1700€



    ta tudo dito!
 
0.0233 seg. NEW