Iniciar sessão ou registar-se
    • jotabom
    • 13 fevereiro 2012 editado

     # 1

    Boa tarde,

    peço a vossa ajuda na seguinte análise.
    tenho uma moradia em banda (2 pisos) com um sistema de aquecimento central a gas instalado.
    tenho também 4m2 de energia solar termica com sistema termosifão que entra para a casa pela a caldeira. nos meses de inverno aquece só o diferencial de temperatura programado na Caldeira caso seja necessário. não tenho bomba de recirculação.
    a caldeira é um Victória 20/20 da Roca.

    Gasto sensivelmente 160€ de gas por mês se quiser ter a casa confortavelmente aquecida e isso se não me discuidadar!!!
    como nota: a caldeira está costas com costas com um recuperador de calor a lenha com ventilação forçada só para a sala.

    pretendo analisar a migração para:

    recuperador de calor a lenha com ligação a circuito da caldeira.
    investimento +/- 2.500,00€
    consumo de lenha por inverno (4meses) aprox- 300,00€ mais a lenha que consigo gratuitamente.

    Caldeira a pellets com ventilação e ligação à Caldeira.
    aproximadamente 6.000,00€
    mais consumo de pellets que não sei estimar

    Bomba de calor com ligação à Caldeira
    aproximadamente 6.000,00€
    não consigo estimar o aumento de consumo energético por mês

    ar condicionados
    aproximadamente 1 maq inverter (sala) + duas inverter multisplit (2 quartos 1º piso) - 3000,00€
    tem a vantagem do frio para o verão mas a desvantagem de não cobrir todas as áreas da casa.


    Aparentemente a primeira solução seria melhor mas tem as desvantagens do armazenamento da lenha assim como a rotina de limpeza diária.

    Sem querer discutir muito os pormenores técnicos gostaría de saber a vossa opinião.

    Obrigado
    João Sousa
  1.  # 2

    Tem gás natural?
    Como é que foram dimensionados os radiadores?
  2.  # 3

    tenho gás propano canalizado.
    os radiadores foram dimensionados pelo construtor sem q eu tivesse qq intervenção
  3.  # 4

    Provavelmete estarão mal dimensionados, tipico quando não somos os próprios construir.
    Tenho feito alguns redimensionamentos de sistemas de aquecimento central e obtido bons resultados tanto nos consumos como nas performances, caso esteja interessado envie-me a planta de sua casa, quantos elementos tem por divisão e qual o modelo dos radiadores que lhe direi se está bem dimensionado ou não.
 
0.0091 seg. NEW