Iniciar sessão ou registar-se
    • Tigas
    • 13 fevereiro 2012 editado

# 1

Todos os invernos sofro do mesmo mas este está a ser ainda mais complicado.
    Como quase toda a gente acordo de manha e vou ao banho para despertar, tudo bom até chegar o inverno, morro gelado quase todos os dias , nestes dias de mais frio o esquentador simplesmente não aquece a agua.

Já li neste mesmo forum que me basta trocar para gaz propano e fico desenrascado.

A minha duvida é , a mudar para propano é só tirar a garafa de butano e meter a de propano e está feito?
    Não a problema com o fogão esquentador etc ?
  1.  # 2

Boa tarde,tem que mudar o redutor,já limpou os queimadores do esquentador?
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
    •  
      GF
    • 13 fevereiro 2012

# 3

A que distância está os esquentador?
    O butano não "gosta" de temperaturas baixas... o propano aguenta-se melhor.
    As garrafas estão na rua? Em que zona do país está?
  2.  # 4

Razão mais que provavel o gás se estiver na rua "congela".
  3.  # 5

Bom mas o problema é o esquentador não disparar? ou a agua tá tão gelada que o esquentador não a consegue aquecer? é que nunca vi esquentadores a trabalhar com o gás congelado
    •  
      GF
    • 13 fevereiro 2012

# 6

Colocado por: Energia LivreRazão mais que provavel o gás se estiver na rua "congela".

Depende, se for propano "congela - passa do estado gasoso ao líquido" apenas aos -42º, enquanto que no butano penso que ronda os -2º se tanto...

Mas diz bem, se "congelou" o esquentador arrancava ?
  4.  # 7

Pode ser a agua não ter força suficiente para abrir o esquentador? algo se passa ai não está bem, primeiro limpar todo o esquentador e filtros tudo, ver as pilha se leva esse esquentador, e polo a trabalhar se não funciona bem assim, problema da agua não tem força para abrir as chamas de lume do esquentador.

Veja isso espero que corra bem.
    • Tigas
    • 14 fevereiro 2012

# 8

O Gaz está por baixo do esquentador na cozinha.

Eu não pesco nada de esquentadores etc logo não gostava mto de inventar nisto.

Consigo limpar eu os queimadores do esquentador?
    Esse redutor compro aonde e consigo substituir?

Obrigado pelas respostas :)
  5.  # 9

Acho melhor você chamar um técnico para resolver esses filtros e limpeza geral.

Chama o técnico a casa é melhor.
    • eu
    • 14 fevereiro 2012

# 10

Colocado por: gf2011Mas diz bem, se "congelou" o esquentador arrancava ?

"congelar" é uma expressão. Na realidade o que acontece é que o gás não consegue evaporar... mas não fica no estado sólido...
    Concordam com este comentário: Energia Livre
  6.  # 11

Colocado por: TigasO Gaz está por baixo do esquentador na cozinha.

Neste caso não há perigo de congelar o problema será mesmo do esquentador na zona do diafragma a borracha não consegue vencer na totalidade fazendo com que mantenha uma chama menor, desmonte o diafragma substitui a borracha e limpa de impurezas e volta a montar, pode fazer um teste previo uma vez que na zona do diafragma só passa água acenda o esquentador e empurra a agulha e verifica se a chama aumenta. O esquentador é antigo ou recente?
    Se for de hidrogerador poderá ser o problema do hidrogerador por ex.
    •  
      GF
    • 14 fevereiro 2012

# 12

Colocado por: eu
    "congelar" é uma expressão. Na realidade o que acontece é que o gás não consegue evaporar... mas não fica no estado sólido...

Passa do gasoso para o líquido correcto?
  7.  # 13

Colocado por: TigasO Gaz está por baixo do esquentador na cozinha.

Eu não pesco nada de esquentadores etc logo não gostava mto de inventar nisto.

Consigo limpar eu os queimadores do esquentador?
    Esse redutor compro aonde e consigo substituir?

Obrigado pelas respostas :)

Não aquece nada ou a água fica morna (quase fria)?
    • eu
    • 14 fevereiro 2012

# 14

Colocado por: TROLHA...
    depois de liquido....xau!!

Colocado por: TROLHA...passa e é por isso que congela!! (parte)

Para escrever disparates, mais valia estar quietinho...
    •  
      GF
    • 14 fevereiro 2012

# 15

Bom, na verdade quase todo o conteúdo das botijas de butano vem em estado liquefeito verdade? Só uma pequena porção vem no estado gasoso? E para passar do líquido ao gasoso precisa de calor certo?
    • adias
    • 14 fevereiro 2012

# 16

volta a ficar gasoso, caro Trolha.
    O gás de garrafa é GPL - gás de petroleo liquefeito. 80% da garrafa vem cheia de liquido (liquefeito em resultado da pressão e não da temperatura) que vai evaporando conforme consumido.
    Sim gf2011, para evaporar precisa sempre de algum calor mas o calor ambiente é (quase) sempre suficiente. O propano congela a -185 e evapora a -40. O butano a -140 evapora a -1.

Normalmente as garrafas não são 100% butano ou 100% propano (impurezas + pequena percentagem de propano/butano cruzado). Depende das marcas e da época do ano. Logo uma garrafa de "butano" deve liquidificar a entre -5 a -10. Em Portugal serão poucos os locais onde uma garrafa de butano mesmo no exterior tenha problemas regulares.
    • eu
    • 14 fevereiro 2012 editado

# 17

Colocado por: gf2011Bom, na verdade quase todo o conteúdo das botijas de butano vem em estado liquefeito verdade? Só uma pequena porção vem no estado gasoso? E para passar do líquido ao gasoso precisa de calor certo?

Sim, certíssimo.

No caso do butano, o ponto de ebulição é perto dos 0 graus, o que significa que com temperaturas baixas ele não passa de líquido para gás com facilidade, até porque o processo de evaporação arrefece a garrafa. É por isso que tanta gente com butano se queixa de ter água fria no Inverno.

O propano tem um ponto de ebulição muito mais baixo, cerca de -40 ºC, por isso é mais aconselhado para zonas muito frias. Ou seja, mesmo com temperaturas negativas, o propano evapora com facilidade dentro da garrafa.
    • eu
    • 14 fevereiro 2012 editado

# 18

Colocado por: adiasEm Portugal serão poucos os locais onde uma garrafa de butano mesmo no exterior tenha problemas regulares.

Olhe que não... e falo por experiência própria. Em Santarém, numa casa onde costumo ficar que tem gás butano, basta a temperatura ambiente estar nos 4 a 5 graus para ter problemas de "falta de gás". Penso que isto se deve ao arrefecimento interno da garrafa pelo processo de evaporação do gás.
    • eu
    • 14 fevereiro 2012

# 19

Colocado por: TROLHA...ora diga lá à malta que ele volta a ficar gasoso....diga

Claro que volta a ficar gasoso. Basta que a temperatura ambiente assim o permita.

Sempre quero ver se você é um homem com H grande e vem aqui admitir que estava errado...
  8.  # 20

e quando estamos a dar calor na tela ao fim de um tempo a botija fica congelada por fora?

0.0201 seg. NEW