Iniciar sessão ou registar-se
    • Rumar
    • 14 fevereiro 2012

     # 1

    Bom dia a todos!

    Antes de mais quero referir que acompanho muito este forum, embora não participe como gostaria.
    Venho expor uma questão, sobre o IRS. No ano passado foi-nos aprovado um emprestimo para construção de habitação. Ora com as alterações constantes, tenho dúvidas sobre a inclusão do empréstimo no IRS do ano de 2011.
    Aconselham procurar um contabilista que me oriente nesta situação, ou de acordo com as vossas experiências, e aos conhecimentos que têm, o empréstimo vai poder estar incluido no IRS?


    Obrigada desde já pela atenção!
  1.  # 2

    vai poder estar incluido! inclusive e falor por mim, o ano passado quando fiz a entrega on-line apareceu logo o campo preenchido com os dados que o banco tinha fornecido ás finanças!

    o que vai estar incluido é o montante que voce entretanto liquidou, pagou ao banco no ano de 2011.
  2.  # 3

    li melhor o post e tenho uma duvida...... o credito foi aprovado e voces ja utilizaram alguma coisa? ou apenas foi aprovado e ainda nao utilizaram montante algum?

    No primeiro caso pode incluir.... no segundo nao, uma vez que ainda nao utilizou nada, tambem nao houve pagamento de nada ao banco!
  3.  # 4

    Viva...

    Fiquei confuso ao ler estes posts...

    Eu contratei um crédito em 2010, do qual ainda só tenho 75% em meu poder... posso deduzir os encargos com juros(até aos 2anos só pago juros....)?
  4.  # 5

    nao os pagou? entao pode deduzir....no meu caso no ano de 2011 referente ao ano de 2010 apareceu logo preenchido.... nao tive que fazer nada! apenas confirmei montantes com a carta do Banco.

    Para este ano relativamente a 2011, ja recebi a carta do banco para efeitos de IRS, e estou a contar que apareça novamente preenchido na declaração on.line.

    ahhh e ainda me falta utilizar 40% da totalidade do credito! ou seja o que está a entra para IRS sao juros de 60% da totalidade do credito!
    • Rumar
    • 14 fevereiro 2012

     # 6

    Obrigada a todos pelas resposta.

    No ano de 2011 contratamos o emprestimo e usámos em 18% do crédito. No corrente ano já usámos outra tranche.
    Então posso entender que, como já usámos 18% em 2011, e já estamos a pagar os juros em proporção aos 18%, vamos poder incluir na declaração de IRS do ano de 2011 esse valor?
    Também faço o IRS pela internet, e daí o receio de estar a fazer algo mal e sobretudo que me penalize no IRS.

    Então, será melhor falar com o banco, e poupar mais uns trocos e não pedir ajuda de um contabilista??

    Obrigada mais uma vez!
    •  
      FD
    • 14 fevereiro 2012

     # 7

    Colocado por: RumarEntão posso entender que, como já usámos 18% em 2011, e já estamos a pagar os juros em proporção aos 18%, vamos poder incluir na declaração de IRS do ano de 2011 esse valor?

    Correcto, desde que a casa seja para habitação própria e permanente...

    Colocado por: RumarEntão, será melhor falar com o banco, e poupar mais uns trocos e não pedir ajuda de um contabilista??

    Não precisa. Se alguma coisa correr mal, o que duvido, pode sempre entregar uma declaração de substituição a corrigir a situação. Talvez até pague menos de multa do que pagaria a um contabilista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rumar
    • Rumar
    • 14 fevereiro 2012

     # 8

    Obrigada!
    Sim o crédito é para habitação própria e espero que para toda a vida :)
 
0.0128 seg. NEW