Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    É a primeira vez que eu vou comprar uma casa e eu gostava de saber se vocês do fórum aconselham vivamente o serviço de um notário para verificar os registos e documentos relacionados com a casa.



    Eu já li listas de tarefas que devo fazer antes do contrato promessa e venda / escritura. Aconselhos estes de vários sítios: deco proteste, registo predial e outros guias de compra/venda de casas.

    Mas haverá algumas coisas que um notário pode verificar sobre o imóvel que eu não tenho capacidade de o fazer sozinho? Especialmente para saber se existe um encargo pendente sobre a casa.


    Uma outra questão é o seguinte: Tenho que pedir uma Ficha Técnica da Habitação? (A casa que foi construída á uns belos 100 anos atras.)

    Duvido mas gostava imenso de ouvir a vossa opinião!

    Muito obrigado!
  2.  # 2

  3.  # 3

    Se não quer ser enganado, o melhor é pedir algum dinheiro a um banco.
    •  
      GF
    • 14 fevereiro 2012

     # 4

    Eu toda a vida trabalhei com notários e sempre fui defensor (dos bons).
    Claro que fazer uma escritura na conservatória serve perfeitamente e para saber que ónus/encargos existem, basta perguntar na conservatoria que eles dizem.
    Ficha técnica só para imoveis construídos após 2004:
    O Modelo da FTH aprovado pela Portaria nº. 817/2004, de 16 de Julho, entrou em vigor em 16 de Agosto de 2004.
    A partir desta data, é necessário apresentar a Ficha Técnica da Habitação, para a realização de escrituras de transmissão de prédios urbanos destinados à habitação.
    A Legislação prevê, no entanto, duas excepções a esta obrigação legal:
    - Prédios já edificados e para os quais foi emitida ou requerida licença de habitação, anteriormente a 30 de Março de 2004;
    - Prédios construídos antes da entrada em vigor do Regulamento Geral de Edificações Urbanas (RGEU), aprovado pelo Decreto-Lei 38382, de 7 de Agosto de 1951.

    Vai comprar a pronto? É que se comprar com empréstimo, pode estar descansado que eles não deixam passar nada e verificam tudo antes.
    Qualquer dúvida apite.
 
0.0091 seg. NEW