Iniciar sessão ou registar-se
    • project
    • 14 fevereiro 2012 editado

# 1

Boa noite, sou arquitecta e estou a fazer um projecto de alterações e estou com algumas dúvidas:
    Nos desenhos iniciais, começamos por apresentar o existente ou são logo os desenhos dos amarelos e encarnados ?
    E relativamente à cotas, só as pô-mos nas telas finais?
    Por último...
    Os desenhos dos amarelos e encarnados vão na mesma folha do desenho final ou todos os desenhos são separados?
    Ajudem-me, por favor
  1.  # 2

Como vejo muitos projectos de obras para orçamentos, acho que os projectos são separados dos amarelos a encarnados, porque os amarelos é sinal de alteração nas divisões ou coisa parecida, os encarnados ou preto e o estado como vai ficar o projecto.

Acho eu assim amiga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: project
  2.  # 3

Boa noite,
    eu sei que desenhos são separados só não me lembro é se vão em folhas separadas...
    obrigada
    • P+V
    • 14 fevereiro 2012

# 4

Colocado por: projectBoa noite, sou arquitecta

Colocado por: projectpô-mos

mas que raio...
  3.  # 5

Não há propriamente um código, é tudo uma questão de bom-senso e de tentar por-se no lugar de quem vai ter de interpretar os desenhos.
  4.  # 6

a meu ver se não forem muitas peças desenhadas, faça assim:
    desenhe sem cotas o existente, as plantas, os alçados e pelo menos dois cortes e numere 1, 2 ,3 ... esse conjunto.
    depois faça apartir dessas peças desenhadas um novo conjunto de amarelos e encarnados á mesma sem cotas.
    por ultimo desenhe o conjunto final e ai até pode acrescentar novos cortes por exemplo e tudo cotado e desenhado como se tratasse de um projecto original.
    mas como disse muito bem o AugstHill, terá que haver um sentido de representação por forma explicitar a intenção ou seja que se perceba o que se quer fazer, não há propriamente um código.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Fiel Projectar
  5.  # 7

.. e acrescento, que os desenhos vulgarmente chamados vermelhos-amarelos, devem, de facto serem denominados "desenhos de sobreposição"
    No caso de legalizações, existem ainda câmaras que exigem as zonas a legalizar que sejam representadas a azul.

Os desenhos de sobreposição devem representar o essêncial e não devem ser cotados, excepto em altimetria (nas plantas pode e deve representar as diferenças de cota, também com... bom vê o meu exemplo, que anexo.
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar, project
      248-sobre.jpg
      248-prop.jpg
  6.  # 8

Colocado por: projectNos desenhos iniciais, começamos por apresentar o existente ou são logo os desenhos dos amarelos e encarnados ?

geralmente não se apresenta existente apenas, é existente + vermelhos e amarelos

Colocado por: projectOs desenhos dos amarelos e encarnados vão na mesma folha do desenho final ou todos os desenhos são separados?

os desenhos podem ir todos na mesma folha ou separados, aconselho se possível a irem todos na mesma folha para melhor e mais rápida interpretação.
  7.  # 9

Pedro, no caso de um aditamento, existe os "vermelhos e Amarelos" a que se denomina de desenhos de sobreposição e os negros ja sem os amarelos tem alguma denominação especifica?
    • C.arq
    • 24 fevereiro 2012

# 10

Olá Carlos,

Os desenhos a preto (com as alterações) podem denominar-se como definitivos, por exemplo: "planta piso 1 (definitiva)".

Cumprimentos,
    C.arq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlosCoelho
  8.  # 11

... Boas, eu denomino-os de "proposto"
    teremos assim, num procedimento de vermelhos e amarelos as seguintes designações de desenho:
    - existente
    - sobreposição
    - proposto

... Definitivo.. Serão as telas finais ;)
    Concordam com este comentário: P+V, C.arq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.arq, CarlosCoelho
    • P+V
    • 26 fevereiro 2012

# 12

yep...

-existente
    -sobreposição
    -proposta

à custa disso, acabei de entregar o projecto de licenciamento de remodelação e ampliação de uma escola que tinha mais de 20 A1+... Uma data de papel...

0.0148 seg. NEW