Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Casei-me com comunhão de bens adquiridos, mas estou divorciada há 5 meses por mútuo acordo. Na altura do divórcio, o meu ex-marido bateu o pé para ficar a morar em casa e assegurou-me que pagaria todas as despesas referentes à mesma. Há um empréstimo bancário em que os meus pais são os fiadores.
    Neste momento ele quer sair de casa, não por não ter condições de a pagar mas porque a actual companheira não se sente bem numa casa onde estão a maior parte dos meus bens (visto que ele não me deixou trazer quase nada).
    Neste momento ele exige que se faça uma nova escritura e, apesar de não me pedir dinheiro absolutamente nenhum, diz querer sair o mais rapidamente deste empréstimo e ficar sem este bem imóvel.
    Como é que o banco vai reagir a esta transmissão? É possível fazer-se o que ele me está a exigir??
    •  
      GF
    • 15 fevereiro 2012 editado

     # 2

    1ª Hipotese: fazem uma nova escritura e ele fica a pagar tudo
    2ª Hipotese: fazem uma nova escritura e você fica a pagar tudo
    Em qualquer destas hipoteses é preciso avaliação concreta do banco aos rendimentos, para verificar se qualquer um de vós pode pagar sozinho a prestação. Os bancos contudo não estão muito receptivos a isto, excepto se quem ficar com a casa tiver bons rendimentos rendimentos suficientes para pagar a prestação sozinho.
    3ª Hipotese: vendem a casa e livram-se da casa e da dívida
    4ª Hipotese: deixam de pagar e ficam sem ela e provavelmente com alguma dívida pendurada.

    Penso não haver mais hipoteses.

    Ah, podem ainda arrendar e ir pagando com o valor da renda a prestação.
    •  
      FD
    • 15 fevereiro 2012 editado

     # 3

    Acrescento ao que o gf2011 disse: em qualquer uma das situações em que um fique com a casa, quase de certeza absoluta que o banco vai agravar as condições do empréstimo - irá aumentar o spread e consecutivamente a prestação.
 
0.0103 seg. NEW