Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Viva,

Já agora, para a decapagem de camadas grossas de esmalte e de tinta antiga bem entranhada na madeira, qual o melhor processo de decapagem? Lixar à mão, lixadora de rolos, vibratória ou soprador de ar quente?

Demorei duas horas para decapar um dos lados de uma folha com espátula e com lixa à mão. Também tenho uma lixadora vibratória que com lixa de 40 também faz o serviço mas é bastante mais lenta, embora dê menos trabalho.

Obrigado
  2.  # 22

soprador de ar quente + raspador/ espátula... a lixa é sempre necessário para complementar.
    • AnaT
    • 28 novembro 2008

# 23

Concordo inteiramente com o Pedro Barradas.

O soprador de ar quente é muito, muito eficaz.

Mas tem de proteger os vidros porque o calor emitido parte o vidro (experiência própria :))) - quem não sabe é como quem não vê ).

Como é obvio, se vai substituir os vidros esse problema não se põe. Só aconselharia a retirar os vidros antes de decapar.

E fotos? Gostamos de fotos :)...

Bom trabalho
  3.  # 24

Colocado por: AnaTE fotos? Gostamos de fotos :)...

Sim, sim, isto não é só vir pedir ajudas (modo brincando). Uma sequência de fotografias seria óptimo
  4.  # 25

Olá a todos
    Já uma vez falei no assunto e também quero mexer nas minhas janelas que têm a tinta a saltar assim como a massa de vidraceiro.Nem posso limpá-las pq. se torna impossivel com a tinta a passar para os vidros que não são duplos mas mais grossos que o normal,mas q. na minha opinião não serve para nada.( Na altura eu não sabia o q. sei hoje)
    A minha questão é como posso colocar vidros duplos nestas janelas de guilhotina(com vidros de vários tamanhos)e janelas de sacada ?Não posso ,pois não? E vou deitar fora 7 elementos que eu mandei fazer há 20 anos imitando as originais e de q. tanto gosto,mas q.na prática não satisfazem? É q. o isolamento é zero e eu estou na Beira Alta e faz tanto frio!Devia haver um sistema exterior que se acoplasse e pudesse ser retirado quando se quisesse.
    Quem quiser ajudar agradeço.
  5.  # 26

Fotos a seu tempo....

Será que a substituição dos vidros actuais de 2,5-3 mm de espessura por outros novos com 5 mm não vai ter qualquer influência? No meu caso, tanto no isolamento térmico como no acústico, conto ainda com portadas exteriores e interiores, mas a substituição dos vidros era também com o intuito de melhorar o mais possível o isolamento.
  6.  # 27

Um vidro com maior espessura é mais isolante?
    Não, a espessura do vidro não tem qualquer influência sobre os desempenhos de isolamento térmico. Em contrapartida, a espessura da câmara de ar ou argon do vidro duplo melhora o isolamento deste. Assim, uma câmara de 15mm de argon isolará melhor que uma câmara de 12mm (valor U inferior a 0,3 W/m ² K). No entanto, esta caracteristica tem limites práticos e é mais vantajoso optar por um vidro de capa baixa emissiva do que aumentar exageradamente a espessura da câmara com argon. Um vidro duplo SGG CLIMAPLUS que seja constituido por uma câmara de 12mm ou de 15mm oferece um bom desempenho.
  7.  # 28

Colocado por: Pedro Azevedo78Um vidro com maior espessura é mais isolante?
    Não, a espessura do vidro não tem qualquer influência sobre os desempenhos de isolamento térmico. Em contrapartida, a espessura da câmara de ar ou argon do vidro duplo melhora o isolamento deste. Assim, uma câmara de 15mm de argon isolará melhor que uma câmara de 12mm (valor U inferior a 0,3 W/m ² K). No entanto, esta caracteristica tem limites práticos e é mais vantajoso optar por um vidro de capa baixa emissiva do que aumentar exageradamente a espessura da câmara com argon. Um vidro duplo SGG CLIMAPLUS que seja constituido por uma câmara de 12mm ou de 15mm oferece um bom desempenho.

Pois, só que no meu caso não dá para meter vidro duplo... Só posso mesmo introduzir um vidro mais espesso.

Não há vidros especiais cuja transmissão térmica seja inferior em comparação aos vidros mais comuns?
  8.  # 29

Colocado por: paulomsNão há vidros especiais cuja transmissão térmica seja inferior em comparação aos vidros mais comuns?

Estes vidros de baixa emissividade que conheço são sempre em vidro duplo. Não sei se há simples.
    O que falei atrás o CLIMAPLUS é um sistema com um vidro "normal" e um vidro de baixa emissividade, o Planitherm Futur N.
    Veja do que falo em:
    http://pt.saint-gobain-glass.com/b2b/default.asp?nav1=pr&nav2=details&nav3=Comfort&nav4=7441
    E veja mais coisas nesse site. Tem muita informação.
  9.  # 30

Dando continuação à "estória".

Comprei um soprador de razoável/boa qualidade, para além da máscara de duplo filtro (os filtros já estão um pouco sujos...), óculos de protecção e luvas que já tinha. No dia a seguir pus mãos à obra!

O trabalho com o soprador nas partes onde o esmalte está muito agarrado é sem dúvida muito mais rápido e fácil. As zonas não tão produtivas são as partes curvas, mas mais por culpa de não ter uma ferramenta de raspagem com a forma adequada.

Dentro de algumas semanas espero ter o trabalho mais ou menos avançado e espero colocar algumas fotos do andamento.

Abraço
  10.  # 31

O melhor, mesmo, para pinturas de madeiras novas, para exterior.. é o Poliuretano de base aquosa...
    ( É o tipo de pintura utilizada pela carpintaria MARAL) "

Boa tarde,
    não é correcto que a Carpintaria Maral use PU de base aquosa. Os acabamentos que eles usam é de origem alemã e representados por uma empresa em portugal (RIKOR). São produtos muito elásticos, utilizados em Portugal à alguns anos, e na Alemanha desde à 30, e especificamente idealizados para caixilharia e portas.
    Obrigado.

J.S.
  11.  # 32

sim_mic..

A RIKOR /HEIDELBERG WOODCOATINGS.. apresenta para pintura opaca de madeiras.. um sistema de base PUR (poliuretano) aquoso...
    e
    vai de encontro com as conversas que tive, à cerca de 2 anos com um comercial da Carp. MARAL...

Mas.. posso estar, na mesma, incorrecto...
  12.  # 33

A RIKOR /HEIDELBERG WOODCOATINGS.. apresenta para pintura opaca de madeiras.. um sistema de base PUR (poliuretano) aquoso...
    e
    vai de encontro com as conversas que tive, à cerca de 2 anos com um comercial da Carp. MARAL...

Mas.. posso estar, na mesma, incorrecto...

Olá novamente.
    A Heidelberger não fornece acabamentos aquosos para caixilharia, mas sim para soalhos e mobiliário. A Zobel, essa sim, fornece acabamentos aquosos para portas e caixilharia. E disso entendo eu, porque uns são meus fornecedores, e o outro, meu cliente.
    Abraço.
    J.S.
  13.  # 34

... mas não é o que percebo do site alemão ( também é verdade que só compreendo cerca de 10% de alemão)...

Mas dou braço a torcer... ;)
    Pois não tenho relações comerciais ou técnicas com os mesmos...

abraços
  14.  # 35

Resolvi recuperar este tópico para ver se aparece alguém que recupere (ou recomende quem o faça) janelas antigas de madeira (na região de Tomar, de preferência). As janelas não são muitas (umas 6), relativamente pequenas e, pelo menos a parte de dentro parece estar em bom estado (penso que a madeira deve ser de uma qualidade razoável). Como é muita madeira para pouco vidro, e como posteriormente se tratará da parte da casa menos utilizada, acho que se forem bem recuperadas talvez não se justifique passar para vidro duplo. Já sei que o preço da recuperação deve rondar o novo, mas a minha preocupãção, para já, é encontrar quem faça um trabalho bem feito.

Já agora, na Bélgica conheço esta empresa:

http://xylonis.com/index2.php?idx=8&lg=fr

Alguém conhece alguma coisa de semelhante em Portugal?

Agradecida...
  15.  # 36

Colocado por: lobito
    Alguém conhece alguma coisa de semelhante em Portugal?

Caixilharia de madeira nova? (o meu francês é péssimo)
  16.  # 37

Não, caixilharia de madeira velha :-) Nova é fácil (ou pelo menos não muito difícil).

É, lamento que site seja só em francês porque achei que podia ser interessante para quem anda nessas coisas ver a técnica que estes usam para, inclusivamente, pôr vidros duplos em janelas antigas quando os caixilhos antigos têm dimensão suficiente. Se clicar nos links vê pelo menos os bonecos e tenho a certeza que o Paulo percebe logo o que eles fazem.
  17.  # 38

Colocado por: lobitoNão, caixilharia de madeira velha :

Nós fazemos, perdemos sempre dinheiro mas é sempre um risco muito grande e só se integradas numa obra maior.

E no fecho dos orçamentos, a primeira pergunta que fazem, é: Tem muita recuperação de madeira

Ou a madeira têm dimensão e estabilidade ou então se for madeira fininha, é sempre um sarilho e mais vale meter novas.
  18.  # 39

Mas vocês são uma empresa grande, não é? Não faço ideia se as minhas obras, nesta fase, têm dimensão que vos interesse: isolar um telhado, transformar 3 quartos de cerca de 10m2 cada um numa cozinha, uma casa de banho mais um pequeno WC e um pequeno espaço de lavandaria, tudo isto por cima duma loja (no sentido agrícola). E carradas de recuperação de madeira: o chão, o tecto, as ditas janelas. O espaço a pôr habitável é cerca de 75m2 de área útil (ainda não percebi como é que isto se diz, mas estou a contar 6 divisões de 10m2 e um corredor de 12; medido "por fora" é cerca de 90m2). Tudo isto em cima da tal loja´, é claro, cujos pilares, barrotes, vigas, etc, têm de ser verificados e substituídos se for preciso.
  19.  # 40

Mesmo que interessasse, nunca aceitaria.

Se mesmo assim, já me acusam de andar aqui com motivos inconfessáveis, imagine o que diriam se aceitasse trabalhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito

0.0220 seg. NEW