Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: migjacO projetista que é da zona diz que nunca lhe pediram e que não tem competências para o fazer.

Enquanto engenheiro, tem toda a competência para fazer um projeto desses.
    O que acontece é que deve estar habituado a fazer só o que o CYPE vomita e agora ficou à nora.
    Concordam com este comentário: josealmeida
  2.  # 22

Pois já percebi que será mesmo isso.
    Como já recebeu os seus honorários não deve estar para se chatear!
    O arquiteto diz:
    A engenheira de estabilidade não está habilitada para executar projectos de escavação.
    O escritório dela é em Carcavelos e tem um longo historial de projectos com a câmara de Oeiras, nunca lhe tendo sido solicitado este tipo de projecto.

Ela foi categórica nesta questão. Como não está habilitada não pode subscrever.
  3.  # 23

Colocado por: migjacComo não está habilitada não pode subscrever.

Se é engenheira está habilitada por força da sua formação.
    Pode é nem fazer ideia do que se trata e ficou acagaçada.
  4.  # 24

Portaria n.º 113/2015, de 22 de abril
    III
    Elementos específicos do licenciamento
    ...
    16 - Quando se trate de obras de edificação, na sequência da aprovação do projeto de arquitetura, projetos de especialidades em função do tipo de obra a executar, nomeadamente:
    a) Projeto de estabilidade que inclua o projeto de escavação e contenção periférica;

Diga ao coordenador de projetos para se desenrrascar. Você pagou um projeto e só lhe entregaram metade
  5.  # 25

Migjac, a moradia por acaso não terá uma cave encostada ao limite do lote?
  6.  # 26

Colocado por: RRufinoMigjac, a moradia por acaso não terá uma cave encostada ao limite do lote?

A cave fica no meio do lote.
    Tem também uma piscina.
    A inclinação do terreno é ligeira.
  7.  # 27

Colocado por: migjac

A cave fica no meio do lote.
    Tem também uma piscina.
    A inclinação do terreno é ligeira.

De facto, se o lote vizinho ou vias públicas adjacentes estão fora do perímetro do talude provisório, conservativamente 3-4m para uma cave, o pedido do projecto de escavação e contenção não é corrente. Ainda assim também já me vi em 2 situações semelhantes e o caricato é que numa delas o talude já tinha sido aterrado.

Eu não concordo que essa Engª tenha que o saber fazer, conheço alguns projectistas de estruturas que não fazem projectos de escavação e/ou contenção e não os tenho como maus profissionais. Não se sentem à vontade com solos e preferem não inventar e vir cantar de galo.

No caso é fazer uma planta onde marque os taludes de escavação e marque o muro da cave como a construir em conjunto com a estrutura, ou seja não há contenção, apenas escavação. Depois é fazer uma memória descritiva e uns cálculos com a verificação da estabilidade do talude. Em teoria o Engº deveria ter um estudo geotécnico que suportasse os parâmetros que vai considerar na verificação do talude, no entanto parece-me aqui ser possível adoptar valores conservativos (nem que seja de solo de aterro).
  8.  # 28

Colocado por: RRufinoEu não concordo que essa Engª tenha que o saber fazer

Contenção periférica de um buraco com 3m no meio de um terreno?
    Se estivesse-mos na presença de uma cave com um edifício contiguo ainda vá que não vá, agora um buraco com 3m no meio de um terreno?
  9.  # 29

Percebo o que quer dizer mas mostre-me lá como faria o cálculo da estabilidade do talude.
  10.  # 30

Colocado por: RRufinomas mostre-me lá como faria o cálculo da estabilidade do talude.

Não sou engenheiro, não estou habilitado a calcular.
  11.  # 31

O problema aqui é que a técnica nem imagina que raio de projeto se trata e como tal assustou-se com o nome pomposo.
    Há sempre uma primeira vez para tudo. Antes de dizer que não estava habilitada nada melhor que falar com um colega mais experiente.
    Assim deu ar de má profissional.
    Concordam com este comentário: riscos, Pedro Barradas
  12.  # 32

Colocado por: migjacO meu arquiteto diz que eles querem mesmo um projeto de escavação. O projetista que é da zona diz que nunca lhe pediram e que não tem competências para o fazer.
    porra, até eu sei fazer isso e não tenho competências para tal, em espanha fiz bastantes desenhos desses, .. só não calculava a estabilidade dos taludes..

se como diz o Marco, isso está incluido na lista dos projectos exigidos pela CM vc não tem de pagar mais nada, deve exigir ao projectista esse projecto. ele que se vire para o conseguir. É o dever dele.
  13.  # 33

Colocado por: marco1Alias na camara de oeiras está lá escrito como sendo um projeto anexo á estabilidade

Marco,

Consegue enviar onde é que isso está?obg
  14.  # 34

Colocado por: zedasilvaPortaria n.º 113/2015, de 22 de abril
    III
    Elementos específicos do licenciamento
    ...
    16 - Quando se trate de obras de edificação, na sequência da aprovação do projeto de arquitetura, projetos de especialidades em função do tipo de obra a executar, nomeadamente:
    a) Projeto de estabilidade que inclua o projeto de escavação e contenção periférica;

isso está no proprio requerimento que vc assinou.. veja no link e v~á à parte das especialidades
    http://servicosonline.cm-oeiras.pt/?src=MyNetFormBD.asp&intmenu=10395&formato=SPO_menu_10395
  15.  # 35

Colocado por: zedasilvaO problema aqui é que a técnica nem imagina que raio de projeto se trata e como tal assustou-se com o nome pomposo.
    Há sempre uma primeira vez para tudo. Antes de dizer que não estava habilitada nada melhor que falar com um colega mais experiente.
    Assim deu ar de má profissional.
    Concordam com este comentário:riscos

Discordo do primeiro parágrafo, concordo com o último, mas isso acho que já é ela que tem que se preocupar.

Pode enviar o cálculo depois ;)
    • migjac
    • 7 março 2019 editado

# 36

antonylemos,

é a camara de Oeiras, não a de Oleiros.
  16.  # 37

Colocado por: migjacantonylemos,

é a camara de Oeiras, não a de Oleiros.
    sim, está agora com o link correto.. erro meu, mas é igual.
      8.JPG
  17.  # 38

E na proposta de honorarios diz projeto de estabilidade ou projeto de estabilidade, escavacao e contencao periferica? É isso é que conta..
    Concordam com este comentário: josealmeida
  18.  # 39

Colocado por: riscosE na proposta de honorarios diz projeto de estabilidade ou projeto de estabilidade, escavacao e contencao periferica? É isso é que conta..

Quem entrega as especialidades ao riscos, espera que esteja incluído tudo na lista de projectos a executar, ou o riscos costuma cobrar alguns à parte. Ou então quando recebemos uma proposta de honorários de um engº, temos que ir a outro engenheiro perguntar se está tudo incluído.
  19.  # 40

Aliá so correcto do titulo dos projectos deveria ser Projecto de estabilidade, escavação e contenção periférica.. se assim tivesse sido instruido, logo à partida, já não deveria ter havido stress.

Na Portaria 113/2015 o projhecto é assim desgnado: Projeto de estabilidade que inclua o projeto de escavação
    e contenção periférica

Também não menos verdade que quem escreveu aquilo percebe um boi de projectos e dos seus tramites,. e impressionante...
    Pois temestas perolas:
    Projeto de redes prediais de água e esgotos;
    e
    Projeto de águas pluviais;

Porque razão dissociaram as pluvias das residuais e meteram as residuais junto com as redes de agua de abastecimento.. não sei.
    De qualquer maneira, estes 3 projectos deveriam ser condensados num único, já que o regulamento que respeitam é o MESMO...

E assim vai o nosso cantinho... um historieta de nosso portugal:
    Ontem tive 1:30h para entregar um licenciamento numa camara, não, não tinha ninguém à minha frente, foi chegar e...Bom.. era uma legalização.. mas o software não tinha a opção... mas lá se deu a volta. afinal estamos no alentejo, e há todo o tempo do mundo e paciencia e boa disposição.... De qualquer maneira estavam muito atarefadas, eram 16:00h e queriam mandar as contas do fecho do dia para a contabilidade ( ja estavam a contar as notas)... que chatice... Ah, é verdade o processo de obras foi o n.º 2/2019.

0.0224 seg. NEW