Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Mais um ofício da câmara negativo! No mesmo consta que no projecto de estabilidade deverá incluir o projecto de escavação contenção periférica, o que se trata exactamente? Na realidade o técnico enviou uma declaração a pedir isenção do projecto de escavação e contenção periférica dado que a obra em questão não seria complexa (ou uma coisa do género). Segundo o parecer não existe a figura da isenção e o técnico deverá apresentar os elementos rm falta ao projecto de estabilidade ou se estes elementos do actual projecto de estabilidde forem suficientes a inclusão da indicaçao do projecto no termo de responsabilidade. Que elementos serão estes? O técnico diz que tem que avaliar e estudar o caso porque nunca fez e não se sente confortavel em colocar essa indicaçao no termo de responsabilidade!
    Alguém pode ajudar nesta questão em especifico? Nomeadamente se já se deparou com situação semelhante! O que deverá fazer o técnico?
    Peço ajuda em desespero de causa, a minha comunicação previa já está a fazer 14 meses desde que iniciei o projecto~
    Antecipadamente grato pela ajuda,
  2.  # 2

A sua obra implica escavações? Tem cave?
  3.  # 3

Só mais uma nota o Eng em questão trata-se de um profissional com largos anos de experiência!
    Obrigado
  4.  # 4

Caro J cardoso,
    Obrigado.
    Sim tem cave trata-se de um terreno com declive sendo o ultimo piso em cave e penso que implicará pequenas movimentações de terras.
    obrigado
  5.  # 5

Tratando-se de uma moradia isolada sou de opinião que a informação contida no projecto de estabilidade é suficientemente elucidativa - tomando como pressuposta a boa execução do projecto - como a sua própria intervenção deixa adivinhar:

o técnico deverá apresentar os elementos rm falta ao projecto de estabilidade ou se estes elementos do actual projecto de estabilidde forem suficientes a inclusão da indicaçao do projecto no termo de responsabilidade.

Uma questão de mencionar o facto na Memória Descritiva do projecto de Estabilidade.
    Concordam com este comentário: RRufino
    • RRufino
    • 16 fevereiro 2012 editado

# 6

Boa noite Maria,

O projecto de contenção e escavação periférica é um projecto aparte do projecto de estabilidade, ainda que em casos correntes seja efectuado pelo mesmo técnico. Sendo um projecto à parte, deve, da mesma forma que um projecto de estabilidade, conter memória descritiva, cálculos justificativos e peças desenhadas. Não tenho a certeza, mas julgo que se o seu projectista de estabilidade for ATAE ou engenheiro técnico poderá estar impedido de ser o autor desse projecto (a confirmar).

Não é habitual pedir-se o projecto de escavação e contenção periférica em moradias, exceptuando em municípios com maior rigor no departamento de geotecnia como é, por exemplo o de Lisboa, ou se estas forem confinantes com outras construções. Ainda assim é "justificável" pedir-se este projecto sempre que não é viável fazer escavação em talude para construir paredes de contenção / muros de suporte. Provavelmente é o seu caso.

Se assim for tem mesmo que solicitar esse projecto a um técnico, o de estabilidade ou outro engenheiro civil. Se não for esse o caso e perante a intransigência dos técnicos municipais bastará ao seu engenheiro fazer o estudo da estabilidade do talude de escavação e inclui-lo no projecto de estabilidade. Embora concorde com o jcardoso, no seu último post, acho que quem pega por aí...vai querer algo mais do que o termo de responsabilidade.

Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Moradia_Isolada
  6.  # 7

Bom dia RRufino,

Penso que ficou claro, pelo menos para mim, espero que também o técnico perceba e possa desenvolver o projecto.

Muito obrigado pela célere ajuda.
  7.  # 8

... Pela minha experiência... o "problema".. deve residir no facto de não terem colocado no titulo do projecto de estabilidade a seguinte expressão" Projecto de estabilidade e escavação e contenção periférica"

E a coisa é deferida logo administrativamente... raramente olham e analisam os projectos de especialidade, a nível técnico..

;)
    • RRufino
    • 16 fevereiro 2012 editado

# 9

Pode ser, nada como experimentar, em Lisboa garanto que em muitos casos não seria suficiente. Pelo que percebi doutro tópico será em Oeiras.

Moradia_isolada, não se esqueça de vir dar feedback da resolução ;)
  8.  # 10

Boa tarde,

Na camara de oeiras onde entreguei um projeto de licenciamento estão a pedir projeto de Escavação e Contenção Periférica. Trata-se de um aterreno praticamente plano, isolado, mas com cave.
    O meu arquiteto diz que vai pedir isenção, mas estou com duvidas.
    Podem dar a vossa experiencia?
    • riscos
    • 4 março 2019 editado

# 11

Se estão a pedir, tem que entregar. O arquiteto não tem qualificação para pedir isenção de um projeto de Especialidades. É essa a resposta que lhe vao dar em notificação uns meses depois. O engenheiro que fez o Projeto de Estabilidade é que deve anexar o projeto de contenção periférica, que não tem nada de Especial, basicamente é uma explicação do procedimento a executar na contenção das terras, o que disse o Projetista da Estabilidade?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, josealmeida
  9.  # 12

A resposta do projetista da estrutura foi a seguinte:

"A contenção de terras a fazer é dentro do lote e está considerada no projeto de estabilidade pela apresentação dos muros em betão da cave, como em qualquer projeto que se faça que tenha cave com muros de betão e eu já fiz diversos para Oeiras e nunca solicitaram isto.
    A contenção periférica diz respeito a construções vizinhas que sejam necessárias em virtude de rebaixamento de cotas, é uma especialidade à parte do projeto de estabilidade e que eu não desenvolvo por ser obrigatório por regulamento a apresentar sondagens e características das construções a conter (normalmente são empresas especializadas em obras de arte que fazem estas especialidades e têm valores um pouco elevados pelo que eu prefiro ser o cliente a tratar diretamente com eles). Julgo que poderá ser apresentada uma justificação de não apresentação da especialidade pelo coordenador das especialidades alegando que não há rebaixamento de cotas na periferia do lote, mas conforme lhe digo é uma especialidade que não costumo fazer."

Que vos parece?
  10.  # 13

Ele que apresente o projeto de escavação, com a marcação dos taludes de escavação e cálculos dos mesmos.

Se é escavação direta dentro do próprio lote, em principio basta isso (mais o TR da especialidade de causa)
  11.  # 14

Rebaixamento de cotas? Não percebi onde é que o seu projetista quer chegar com isso. As contenções podem ser de vários tipos, e um simples muro cave não deixa de se enquadrar como uma contenção de terras. O argumento das empresas especializadas não é muito válido, há simplesmente projetistas que sabem calcular contenções (umas mais complicadas que outras) e os que não sabem, não é necessário ser uma empresa especializada. Quanto às sondagens (estudo geotécnico), isso ele tem alguma razão, para o cálculo de uma contenção mais complexa é necessário ter dados sobre as propriedades do solo.

Mas antes de complicar o assunto, possivelmente a sua situação será simples. Não conheço o seu projeto, existem construções a menos de 4-5 metros dos seus futuros muros da cave? Se não existirem o seu projeto de escavação e contenção unicamente terá de contemplar um desenho a indicar os taludes de escavação a realizar em obra e a implantação do muro. Acompanhado disso terá de existir uma pequena memória descritiva e o termo.
    Concordam com este comentário: riscos
  12.  # 15

Colocado por: migjacA contenção periférica diz respeito a construções vizinhas que sejam necessárias em virtude de rebaixamento de cotas, é uma especialidade à parte do projeto de estabilidade e que eu não desenvolvo por ser obrigatório por regulamento a apresentar sondagens e características das construções a conter (normalmente são empresas especializadas em obras de arte que fazem estas especialidades e têm valores um pouco elevados pelo que eu prefiro ser o cliente a tratar diretamente com eles). Julgo que poderá ser apresentada uma justificação de não apresentação da especialidade pelo coordenador das especialidades alegando que não há rebaixamento de cotas na periferia do lote, mas conforme lhe digo é uma especialidade que não costumo fazer."

Que vos parece?

Que parvoíce!!! já tive de fazer carradas deles. Como é um projeto que o cype não faz pronto...não sei fazer, o cliente que trate diretamente com outro!!Maria bao quer mostrar algum projeto de especialidades?aguas, esgotos, estabilidade...ququer coisa?
  13.  # 16

Qual é, aproximadamente, a altura máxima da escavação?
    Se for uma cave de três metros de um terreno pouco coeso poderá ter que realizar taludes que não são viáveis do ponto de vista administrativo (por exemplo, se o talude implicar ocupar espaço vizinho, via pública, ou se simplesmente não existir espaço para realizar o mesmo). Em alguns solos, uma escavação de 3m poderá implicar um talude com uma extensão de 10m, e poderá não ter este espaço disponível à volta da cave.
    Posso tentar ajudar relativamente ao projeto de contenção periférica, fica o meu contacto ([email protected]).
  14.  # 17

Trata-se de um terreno praticamente plano e que tem uma cave para garagem. O polígono de implantação é isolado não se tratando de moradia geminada.
    Vou tentar ver se consigo ultrapassar esta questão
  15.  # 18

Colocado por: migjacVou tentar ver se consigo ultrapassar esta questão

Meia dúzias de folhas com uns sarrabiscos que ninguém sabe para que servem e que no cabeçalho diz:
    Projeto de escavação e contenção periférica.
    Por vezes os técnicos gostam de complicar. Ou então é mesmo ignorância
    :((((
  16.  # 19

migjac

esse eng do projeto de estabilidade das duas uma ou realmente não tem nenhum andamento ou não está para mexer uma palha. Isso para um eng é algo que se faz perfeitamente sem grandes trabalhos e rápido. Alias na camara de oeiras está lá escrito como sendo um projeto anexo á estabilidade que deve ser entregue em conjunto, portanto se de inicio isso não estava comtemplado nos honorários dele devia ter estado. tanto mais que uma proposta deve referir que estão sempre incluídos os projetos exigidos pelas entidades licenciadoras.
  17.  # 20

Colocado por: marco1Alias na camara de oeiras está lá escrito como sendo um projeto anexo á estabilidade que deve ser entregue em conjunto, portanto se de inicio isso não estava comtemplado nos honorários dele devia ter estado. tanto mais que uma proposta deve referir que estão sempre incluídos os projetos exigidos pelas entidades licenciadoras.

consegue mostrar-me onde posso encontrar esse informação?
    O meu arquiteto diz que eles querem mesmo um projeto de escavação. O projetista que é da zona diz que nunca lhe pediram e que não tem competências para o fazer.
    Vou mesmo de ter de pagar a um outro projetista para o fazer. Mas já agora queria mostrar que não estão a fazer o que lhes competia.

0.0233 seg. NEW