Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

olá

Preciso de ajuda,eu e o meu namorado compramos um terreno pela remax, pagamos a totalidade, e no dia da escritura, quando a notária estava a ler não é o meu espanto quando diz que somos casados, logo fiz questão de dizer que não eramos casados, o estranho é que todos os nossos contratos dizem que somos solteiros, ou seja grande asneirada da remax. Parou logo tudo ali pois a notária diz que os proprietarios (casados) não pode vender a 2 pessoas (nós) porque nao somos casados.
    As soluções eram,1º eu tinha de casar (pelo amor de deus nao fiz mal a ninguem), 2ª o terreno ficava só no nome de um de nos (fora de questao), 3ª pedir autorizaçao ha camara para a venda.
    Optamos entao pela 3ª, mas agora aquilo pode levar ate 4 meses a ser assinado, mas eu já paguei o terreno, e nao posso la fazer nada, nem pedir agua e luz, e nao me dao previsao de quando vai estar pronto.
    tenho 25 anos e o meu namorado 27, investimos tudo o que tinhamos por algo que nao é nosso.
    Ha alguma maneira de recuperar o dinheiro? sei que se eu desistir do contrato perco o dinheiro, e se for o vendedor a desistir teria de me dar o dobro do que paguei, mas nem eu nem ele temos culpa, logo a remax nao tinha de se responsabilizar e dar me o dinheiro????um advogado pode ajudar?
  2.  # 2

Colocado por: klaudia86pagamos a totalidade

Indesculpável!!! pagar tudo antes da escritura!

Colocado por: klaudia86logo fiz questão de dizer que não eramos casados

OK não são casados.

Colocado por: klaudia86o estranho é que todos os nossos contratos dizem que somos solteiros

Estranho porquê??? acabou de dizer que não eram casados!!!

Colocado por: klaudia86todos os nossos contratos

A que contratos é que se está a referir?

Colocado por: klaudia86ou seja grande asneirada da remax.

Da remax e que quem assina sem ler!!

Colocado por: klaudia86Parou logo tudo ali

Agora não percebi, bastava a notaria alterar o texto, e continuar a leitura da escritura.

Colocado por: klaudia86os proprietarios (casados) não pode vender a 2 pessoas (nós) porque nao somos casados.

Agora percebi ainda menos...ou seja nada. Grande invenção!!!

Colocado por: klaudia86As soluções eram,1º eu tinha de casar (pelo amor de deus nao fiz mal a ninguem), 2ª o terreno ficava só no nome de um de nos (fora de questao), 3ª pedir autorizaçao ha camara para a venda.

Qual delas a pior!!

Colocado por: klaudia86logo a remax nao tinha de se responsabilizar e dar me o dinheiro????

Pagou à remax, ou ao dono do terreno??

Colocado por: klaudia86um advogado pode ajudar?

Neste caso ajuda e bastante.
    Concordam com este comentário: Gex, Fiel Projectar
    • mog
    • 16 fevereiro 2012

# 3

O que é que o terreno tem de tão especial para não poder ser vendido a 2 pessoas/novos proprietários diferentes? O que é que a câmara municipal tem a ver com o assunto?
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
  3.  # 4

ou seja os contratos de compra e venda que fizemos dizem sempre que eu solteira blabla compra terreno a sr. blabla, esses contratos dizem solteira porque razao na escritura estava casados?, o texto nao pode ser alterado pois é como disse, é um terreno agricola e é de um casal e pelos vistos 2 amigos nao podem comprar, só um ou entao um casal, no notario disseram que tem de ser a camara a dar autorização para 2 pessoas comprarem a 1.Grande invensao??? de quem? da notaria? porque razao faria isso, ate pelo que ela disse se eu nao disse-se nada e deixa-se ir como casados, ate fazia a escritura, mas depois um dia mais tarde para vender ia ter serios problemas, pois como vendia o terreno sendo meu e do meu marido em comunhao de bens se nao eramos sequer casados na altura em que o compramos??ai sim ia assinar algo 'sem ler'.
    pois tudo o que assinei li,e estava tudo correcto ate chegar ha escritura.E tambem é verdade que paguei ao vendedor mas sempre atraves da remax pois sao eles que encaminham as coisas, os vendedores vi pela primeira vez na escritura, logo é claro que nao me vao devolver o dinheiro pois eles tambem nao têm a culpa, agora como pode a remax encaminhar venda de imoveis e depois faz isto? entao têm um terreno ha venda e nao sabem que para 2 solteiros está pendente de autorizaçao??
    Ainda estou para ver se a camara nem autorizar como vai ser.
    Não tenham pena da remax pois eles ja pediram desculpa e ate mais, esta autorizaçao da camara custa 80€ e sao eles que vao pagar, nao sou eu nem os vendedores, pois eles sabem o erro que cometeram. Ate o gerente ja veio falar connosco a pedir mil perdoes, mas desculpa vai e vem e eu nao tenho o terreno nem o dinheiro.
    • mog
    • 16 fevereiro 2012

# 5

Colocado por: klaudia86ou seja os contratos de compra e venda que fizemos dizem sempre que eu solteira blabla compra terreno a sr. blabla, esses contratos dizem solteira porque razao na escritura estava casados?, o texto nao pode ser alterado pois é como disse, é um terreno agricola e é de um casal e pelos vistos 2 amigos nao podem comprar, só um ou entao um casal, no notario disseram que tem de ser a camara a dar autorização para 2 pessoas comprarem a 1.Grande invensao??? de quem? da notaria? porque razao faria isso, ate pelo que ela disse se eu nao disse-se nada e deixa-se ir como casados, ate fazia a escritura, mas depois um dia mais tarde para vender ia ter serios problemas, pois como vendia o terreno sendo meu e do meu marido em comunhao de bens se nao eramos sequer casados na altura em que o compramos??ai sim ia assinar algo 'sem ler'.
    pois tudo o que assinei li,e estava tudo correcto ate chegar ha escritura.E tambem é verdade que paguei ao vendedor mas sempre atraves da remax pois sao eles que encaminham as coisas, os vendedores vi pela primeira vez na escritura, logo é claro que nao me vao devolver o dinheiro pois eles tambem nao têm a culpa, agora como pode a remax encaminhar venda de imoveis e depois faz isto? entao têm um terreno ha venda e nao sabem que para 2 solteiros está pendente de autorizaçao??
    Ainda estou para ver se a camara nem autorizar como vai ser.
    Não tenham pena da remax pois eles ja pediram desculpa e ate mais, esta autorizaçao da camara custa 80€ e sao eles que vao pagar, nao sou eu nem os vendedores, pois eles sabem o erro que cometeram. Ate o gerente ja veio falar connosco a pedir mil perdoes, mas desculpa vai e vem e eu nao tenho o terreno nem o dinheiro.

Ou seja, tudo isso porque se trata de um terreno agrícola, certo? Coisa mais estranha...
  4.  # 6

pois penso que sim, mas agora entao como faço? será fiavel processar a remax e exigir o dinheiro de volta?
    • mog
    • 16 fevereiro 2012

# 7

Aguarde um pouco a ver se aparece aqui alguém que percebe do assunto. Eu apenas "meti a colher" para ver se entendia o seu problema, que de tão estranho me parece.
    Se está toda a gente de boa fé (você, o vendedor e a imobiliária) talvez não seja tonto esperar pela tal licença da câmara (volto a dizer, coisa estranha...). A propósito, foi à câmara informar-se pessoalmente sobre a tal licença?
    Se não quiser esperar, talvez haja matéria para anular o negócio, cabendo ao vendedor devolver-lhe o dinheiro, uma vez que não há condições legais para a transmissão do imóvel nos termos acordados. Mas repito: é a opinião de um leigo, espere por outras mais avisadas.
    Boa sorte.
  5.  # 8

Colocado por: klaudia86é um terreno agricola

Terrenos agrícolas não são a minha "praia", continuo a achar tudo muito estranho, mas se a predial assume o erro é porque deve ser mesmo assim.
    • amago
    • 16 fevereiro 2012

# 9

Olá Klaudia86! Onde é o seu terreno? Quando tinha a sua idade também comprei um terreno agrícola no Alentejo com o meu namorado (era namorado na altura!) e cada um de nós ficou com 50% do terreno. Tanto que nada se alterou quando casámos pois o terreno foi adquirido em solteiros! Nunca nos foi referido qualquer entrave ao facto de não sermos casados... O terreno era uma única parcela, em zona agrícula protegida e tudo mais... a sua situação é realmente muito estranha... informe-se com um advogado e boa sorte!
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
    •  
      GF
    • 16 fevereiro 2012 editado

# 10

Há qualquer coisa aí mal contada.....
    Onde fica o dito terreno? Onde fica essa notária? Onde fica essa remax?
    Diria que não bate a bota com a perdigota, falta contar aí mais qualquer coisa.
    Eu diria até que desconfio ter a ver com o IMT, aposto que foi pago como sendo casados porque copiaram isso do contrato promessa. Quando chegaram à escritura, a nota de liquidação dizia casados e das duas uma: ou casavam ou pagavam outra liquidação (IMT + IS).

Acertei?

Olha o que seria agora obrigarem alguem a casar para comprar o que fosse. Era o fim da macacada.
    •  
      GF
    • 16 fevereiro 2012

# 11

Ah, e esqueci-me de dizer ainda o seguinte: A câmara não é tida nem achada para vender ou comprar nada, eles decidem NADA. A unica coisa que pode impedir uma venda, por parte da câmara é quando a mesma exerce o direito de preferência e impede uma venda (ou melhor, não impede nada, substitui-se é ao comprador e compra ela propria), ou então quando o imovel não tem licença e querem vendê-lo, mas isso já nem é a câmara que impede, é a lei.

Por isso explique lá melhor essa história, pois estamos todos sem perceber.
  6.  # 12

klaudia86,
    Não percebo muito bem o que se passou nesse processo, ou se o impedimento tem alguma coisa haver com o facto de se tratar de um terreno agrícola...o que sinceramente não me parece.
    A única coisa que posso dizer-lhe é que em Agosto de 2010 eu e meu namorado comprámos um terreno. Somos co-proprietários desse terreno, ou seja, eu sou dona de 50% e ele dos outros 50%.
    Não tivémos qualquer problema com o negócio. O IMT foi emitido em 2 parcelas (uma para cada um de nós), bem como o imposto de selo. A escritura foi uma única onde diz que somos co-proprietários e cada um recebe a sua parte de IMI para pagar.

Parece-me que no seu caso, alguém não sabia o que estava a fazer....digo eu.....
    Não sei bem onde se deve informar sobre esta situação mas talvez num registo predial a possam ajudar.....
  7.  # 13

A situação está muito mal explicada.
    Não compraram um terreno porque não são casados???
    Conte a história toda novamente, para ver se percebemos o que não estava certo...
  8.  # 14

ok, eu e o meu namorado vimos um terreno em v.f.xira é venda na remax, fizemos uma proposta de preço etc e apos chegarmos a acordo decidimos comprar. Tudo foi encaminhado pelo agente da remax, feitos os contrstos de compra e venda e avensas a cada cheque de pagamento. Esses contratos sempre estiveram correctos em que eu solterira e meu namorado solteiro compramos o terreno.
    Ate aqui tudo bem, foi marcada a escritura em alenquer e fomos ao notario, quando esta começa a ler a escritura lê em como eu sou casada, e nós dissemos que nao, ai a notaria disse, "há então nao dá, pois é um terreno algricola e como é de um casal (que conta como 1 pessoa) não pode vender a 2 solteiros (pois contamos como 2), ou seja 1 nao pode vender a 2". E disse que para se fazer a a escritura em nome dos 2 teria que ser pedida uma aprovaçao/certidao ou algo assim á camara, pois ela é que tem de dar esse avale.
    Estou a ficar preocupada com os comentarios aqui, alguem me diga por favor se foi apenas lapsos ou se estao a tentar passar a perna!
    Mas afinal a camara tem ou nao alguma coisa a ver?já disseram aqui situaçoes identicas e pelos vistos sem problemas. é que nem sei onde me informar..
    •  
      GF
    • 17 fevereiro 2012

# 15

Já respondemos. Essa não é a razão, há qualquer outra com certeza.
    Chegou a pagar o IMT?
  9.  # 16

nao o IMT e a escritura ia pagar no dia da escritura, logo nao cheguei a pagar.
  10.  # 17

Já tentou saber junto de outro notário se o facto de não serem casados é um impedimento legal para a não transacção do terreno em causa?
    A justificação parece ser do mais estapafúrdia que há.
    Concordam com este comentário: FD, Fiel Projectar
    • mog
    • 17 fevereiro 2012

# 18

klaudia86,

Pelos vistos não sou o único a achar tudo muito estranho. Um casal só pode vender a um casal ou a um solteiro? Eu e a minha então namorada comprámos um imóvel há uns anos (ok, não era terreno agrícola) a 1 pessoa e o imóvel passou a ser metade meu e metade da minha namorada. No seu lugar iria a outro notário colocar essa questão e, em última instância, a um advogado. Boa sorte.
    •  
      GF
    • 17 fevereiro 2012

# 19

Colocado por: zedasilvaJá tentou saber junto de outro notário se o facto de não serem casados é um impedimento legal para a não transacção do terreno em causa?
    A justificação parece ser do mais estapafúrdia que há.

Era a primeira coisa que eu faria, marcar a escritura noutro notário, porque casados ou solteiros compram o que quiserem.
    Quanto pagou pelo imovel?
  11.  # 20

segui aqui um conselho e liguei para outro notario e realmente disseram que é assim, a certidao de co-proprietarios tem de ser dada pela camara.
    Mas que raio de agentes imobiliarios sao estes?esta certidao naoo deveria ter sido pedida ja á bastante tempo? entao agora ainda tenho de esperar sei la quanto tempo por isto?!

0.0217 seg. NEW