Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Sou de Mafra e num tereno que o meu pai tem, com vários desníveis, queria fazer uma muralha (há várias para fazer, uma de cada vez :) ).
    Não tenho projecto, nem muito dinheiro.

    Aqui há dias, tive uma ideia.
    Que tal usar desperdício de mármores e/ou granitos para fazer a muralha?
    Acham viável? Robusto o suficiente? E principalmente, económico?

    Agradecia as vossas opiniões.

    Desde já obrigado.

    ---
    Cumprimentos,

    Cédric Galrão
  2.  # 2

    Estás a falar de desperdícios de CHAPAS de mármore/granito?

    Se esse material for de borla e a mão de obra for SUA, ficará mais económico, claro! :-)

    De qualquer maneira, terá de fazer uma fundação. Tanto pode ser uma espécie de viga em betão armado, como uma sapata em alvenaria (eventualmente, com os mesmos restos de chapas de pedra).

    E terá de usar uma argamassa para ligar esses bocados de chapas (hmmm.. ou talvez não!).

    Se a muralha for para suster terras (esforço horizontal), a espessura dessa muralha de restos de chapas teria de ser bastante avantajada...
    Tem alguma ideia das dimensões que os muros irão (/deverão) ter?
  3.  # 3

    Sim, é exactamtente esses desperdícios (restos de chapas).

    O meu pai trabalha nesse ramo, e consegue provavelmente arranjar algumas paletes de borla.
    Eventualmente, algumas terão de ser compradas. Penso que não serão assim tão caras.
    Pelo menos deverá sair mais barato de que comprar blocos de pedra. Para além de ser mais fácil de trabalhar (as minhas costas não gostam de esforço :) ).
    Se alguem aqui souber informar acerca de preços, agradeço.

    A mão de obra, sim, será minha, do meu pai, e talvez do meu irmão (pô-lo a trabalhar é mais complicado :) ).

    Em relação à argamassa, estou a pensar em usar cimento. Uma aguada de cimento só para ligar as pedras (com rasgos, obviamente), penso que é suficiente.

    Sim, é para suportar terras. Estava a pensar fazer aí com 1 metro de profundidade.
    O tamanho da muralha, aí 3 ou 4 metros de altura por 5 ou 6 de largura (talvez mais).

    Ainda em relação à fundação, estava a pensar fazer uma boa fundação.
    Mandar cá vir uma escavadora, limpar os restos do muro, e fazer a fundação (pelo menos 50 cm com betão, pedra, e talvez ferro).

    --
    Cumprimentos,

    Cédric Galrão
  4.  # 4

    Desculpe o balde de água fria: vai dar desgraça.
  5.  # 5

    Pode desenvolver j cardoso" SFF
  6.  # 6

    Colocado por: Cédric GalrãoO tamanho da muralha, aí 3 ou 4 metros de altura


    Colocado por: j cardosoDesculpe o balde de água fria: vai dar desgraça.
  7.  # 7

    Não me parece que o método seja apropriado - nem o muro nem a fundação. Acho que devia consultar um técnico.
  8.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.Se a muralha for para suster terras (esforço horizontal), a espessura dessa muralha de restos de chapas teria de ser bastante avantajada...


    Colocado por: Cédric Galrão Sim, é para suportar terras. Estava a pensar fazer aí com 1 metro de profundidade.
    O tamanho da muralha, aí 3 ou 4 metros de altura por 5 ou 6 de largura (talvez mais).
    Como disse em cima: se é para suster impulso de terras, um muro de alvenaria ou é realmente muito «espesso», ou vai dar barraca.

    Explique melhor:
    1 metro de «profundidade» é a escavação da sapata de fundação (ou a «espessura» do muro) ?
    5 ou 6 de «largura» é a ESPESSURA - tipo: muralha da China - ou o COMPRIMENTO do muro ?

    E qual a altura de terras que os muros irão suster ?
  9.  # 9

    A aderência do betão ou argamassa aos desperdícios de mármore não é grande coisa....então se estiverem polidos...uiiii
    • jafn
    • 16 fevereiro 2012

     # 10

    bem, depois de fazer a dita parede com restos de pedra para suster terras, mesmo que se sinta cansado, não se ponha a dormir à sombra da mesma
    não vá o diabo tece-las.
  10.  # 11

    1 metro é a espessura do muro e os 5/6 metros é o comprimento.
    As terras vão estar até cima (é um terreno em socalcos), mas a maior parte é "banco", portanto não deverá "pesar/esforçar" a 100%.
    E a parte do terreno logo acima, será para pavimentar (ou algo do género). Portanto não deverão de entrar águas para trás do muro (isso é que é o grande problema dos muros grandes).

    Pois, a aderência é de facto um problema. ainda pensei em cola de pedra. mas penso que é demasiado "estaladiço". Com o esforço é capaz de partir nas juntas.
    Mas comos as pedras ficariam deitadas, tem uma boa base. E então a argamaça não cede assim tão façilmente.

    --
    Cumprimentos,

    Cédric Galrão
 
0.0156 seg. NEW