Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Boa tarde!


    Em Novembro de 2018 substitui o velho recuperador de calor a lenha por um outro, este a pellets, da marca Ecoforest Córdoba.
    Foi mantido um chapéu em inox com aba o qual, apesar de ter dois anos mantinha o aspecto de novo e não havia sinais de escorrimentos escuros.
    Três meses após a instalação do recuperador a pellets e utilização de pellets também da marca Ecoforest tenho escorrências castanhas pela minha parede e pela parede do vizinho. Além disso o chapéu aparenta começar a ficar enferrujado.

    Na instalação foi inserido um tubo 8 metros de inox flexível de 80mm pelo interior do tudo de 200mm existente, o qual segue sempre pelo interior de alvenaria. Nas extremidades do tubo de 200mm foram usados adaptadores 200/80 para fazer o acoplamento entre os dois tubos. Manteve-se tanto o chapéu de 200 mm como o tubo de 20 cm já instalados no topo da chaminé. O tubo de 80 mm foi adquirido no mercado local e desconheço tanto a marca como as respectivas características.
    Deverei referir ainda que passei a ter fumo em casa, tendo constatado que as expirais do tubo de 80mm começaram a abrir dentro de casa imediatamente abaixo da união com o tubo de 200 mm. Para remediar esta fuga até à resolução final usei fita de alumínio. Penso que a melhor solução será substituir todo o tubo de 80 mm.

    O que me parece relativamente aos escorrimentos, é que a fuligem ao sair à pressão vai embater nas paredes da aba do chapéu ficando aí agarrada. Posteriormente, a água e a humidade fazem-na deslizar provocando os escorrimentos.

    a) Será que este tipo de chapéu não é compatível com os recuperadores/salamandras a pellets?


    b) Será necessário um tubo de inox especial para este tipo de equipamentos a pellets? (Não será possível a utilização de tubos rígidos em virtude da chaminé existente ter uma ligeira curvatura a meio.)


    c) Será que existe algum tipo de chapéu de chaminé mais adequado para este tipo de instalação impedindo as escorrências?


    Envio fotos em anexo para melhor compreensão do problema.
      09-Danos no tubo.jpg
      06-Chapéu com aba.jpg
      01-Esquema da Chaminé.jpg
    • pjal
    • 1 fevereiro 2019

     # 42

    Colocado por: GironSerá que existe algum tipo de chapéu de chaminé mais adequado para este tipo de instalação impedindo as escorrências?
    se utilizar um sistema como este não terá problemas
      exemple-montage-pgi.jpg
  2.  # 43

    Colocado por: Gironum tubo 8 metros de inox flexível de 80mm pelo interior do tudo de 200mm existente
    o tubo da foto é de aluminio.
  3.  # 44

    Boas,

    o melhor terminal para chaminés em inox, quer seja de pellets ou de lenha , ainda continua a ser o bom e velho "H" , não deixa a agua da chuva entrar e funciona com qualquer tipo de vento, é fabricado em varias medidas , as mais comuns são 120mm , 150mm, 180mm e 200mm, mas existe noutras medidas.

    pelos desenhos que estão em cima, foi colocado um tubo de 80mm dentro da chaminé antiga de 200mm em inox, não sei quem é que teve a ideia, mas tubo de 80 não deve dentro da chaminé , deve ser retirado o tubo , e por simplesmente um adaptador de 80mm - 200mm onde começa a chaminé de 200mm, o liquido preto é quase de certeza uma mistura de creosoto com agua , agua pode ter duas proveniencias , da chuva ou decondensação devido ao tubo de 80 estar por dentro da chaminá.

    Já agora verificar uma coisa muito importante ! todos os tubos da chaminé deve-me estar montados com o macho virado para baixo , para o creosoto escorrer para dentro do recuperador ou salamandra e ser queimado.
    • fansro
    • 23 novembro 2019 editado

     # 45

    Boa noite,
    Aproveitando este topico passo a explicar o meu problema. Agradeço opinioes para tentar arranjar uma soluçao definitiva ou para alguns anos grandes.

    Em novembro de 2016 comprei uma salamandra ventilada. Como moro num andar moradia, sendo eu o rés do chão o tubo da minha salamandra teria de sair logo para o exterior, tentei arranjar uma salamandra com a saida por trás mas ventilada nao consegui arranjar. Então apos optar por actual salamandra o que me foi recomendado foi a meter um tubo de 50cm(Em vez de fazer logo a curva para o exterior) e depois uma curva de 45º para o exterior e outra de 45ºpara correr o tubo até ao telhado. Na altura para tapar o buraco da parede eu queria comprar massa refrataria (Aquela utilizada para selar os fornos a lenha tipo cimento branco) o trolha disse que nao valia apena e tapou o buraco penso que apenas seral e sisal. Certo que a parede estalou logo, no ano seguinte no verao emassei novamente e pintei voltou a estalar.

    1º Problema tinta da parede interior nao consigo dar acabamento pois estala sempre
    2º Problema A salamandra ganha humidade nos dias que chove\inverno no sitio onde tenho a fita de aluminio, pois ela este ano o tubo acabou por rachar a toda a volta logo á saida da salamandra.No exterior como o silicone antigo ja estava seco e como os tubos de fora estao invertidos o escorrido preto sai pelas uniões e acabou por entrar para dentro de casa( Foi so 1 vez pois ja voltei a por silicone de alta temperatura.)
    3º Problema A roda que fica no fim do tubo ja esta parada a volta de meio ano, e escorre liquido preto pelos tubos, portanto pelo que li neste topico e ja confirmei, o meu tubo devido a ter sido cortado na zona da parede e a levar a 2º curva de 45º os tubos foram invertidos pelo que a parte exterior estao todos os tubos ao contrario.


    Agora soluçoes possiveis,( Tenciono fazer apenas estas obras no verão)
    Tirar todo os tubos de exaustão. Na salamandra meter um tubo duplo até a saida la fora. No exterior inverter todos os tubos e meter uma chamine tipo H. E estou a pensar em alterar o buraco em vez de o tubo sair a 45º passar a sair a 90º.Pois a 90º ja conseguia meter um T, na qual penso que os escorridos pelo tubo ja nao entravam para dentro da salamandra. Assim com o tubo a 45º nao existe T's que encaixem. Tambem seria mais facil meter um cobre aguas pela parte de fora para nao passar humidades para dentro.
    Devido a ter o tubo duplo dentro a parede ja nao arrebentará? Ou terei de meter do genero de uma gola na parede?

    Ficam algumas fotos agradeco opinioes pf.
      76710706_432382757694632_6123550498445328384_n.jpg
      77176555_430537774522806_4771847255860707328_n.jpg
      74703506_2700422243383570_7441241139098681344_n.jpg
  4.  # 46

    estala porque os diferentes materiais dilatam com a temperatura, entre uma coisa e outra deveria ter algum tipo de junta de dilatação.

    o escorrido preto (cresosoto) é normal. deve limpar os tubos todos os anos no verão. é um material super perigoso e altamente inflamável podendo causar um incêndio ou mesmo derreter o tubo. há dias outro utilizador mostrou cá o resultado de um tal incêndio de creosoto.

    se estiver mal instalado terá de desinstalar os tubos e meter direito.
  5.  # 47

    Acha que utilizando o tubo duplo já não estala?

    Depois no exterior existe alguma junção para passar de tubo duplo para simples?
  6.  # 48

    Colocado por: fansroAcha que utilizando o tubo duplo já não estala?

    Depois no exterior existe alguma junção para passar de tubo duplo para simples?
    se deixar uma junta de dilatação entre um material e o outro não.
    • pjal
    • 29 novembro 2019

     # 49

    Colocado por: fansroAcha que utilizando o tubo duplo já não estala?
    utilize o tubo isolado
      2DD165C9-E1F5-4961-96EE-33BEE22A20F7.jpeg
  7.  # 50

    Fazer sair o tubo a 90 graus iria criar problemas de exaustão dos fumos se bem entendo. Por isso creio o ângulo de 45 graus está muito bem. Não tem problemas com a exaustão dos fumos certo?

    "Agora soluçoes possiveis,( Tenciono fazer apenas estas obras no verão)
    Tirar todo os tubos de exaustão. Na salamandra meter um tubo duplo até a saida la fora. No exterior inverter todos os tubos e meter uma chamine tipo H. E estou a pensar em alterar o buraco em vez de o tubo sair a 45º passar a sair a 90º.Pois a 90º ja conseguia meter um T, na qual penso que os escorridos pelo tubo ja nao entravam para dentro da salamandra. Assim com o tubo a 45º nao existe T's que encaixem. Tambem seria mais facil meter um cobre aguas pela parte de fora para nao passar humidades para dentro."
 
0.0203 seg. NEW