Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Como se aproxima a data para iniciar o pagamento de IMI, nem vou questionar a justiça do mesmo, verifiquei que aquando da minha avaliação o valor do VC era de 615€ m2, contudo agora passou a ser de 603 € m2. Esta pequena diferença faz com que o IMI a pagar seja inferir em mais de 200€.

    Estas alterações de VC, penso que definido por decreto, podem originar pedidos de revisão dos imóveis?

    Será que o valor do imóvel é automaticamente ajustado?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: jcbarbosaSerá que o valor do imóvel é automaticamente ajustado?

    Se já passaram 3 anos da anterior avaliação, peça nova avaliação. Actualizam o VC, e eventualmente o coef. de vestutez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcbarbosa
  3.  # 3

    Colocado por: Picareta
    Se já passaram 3 anos da anterior avaliação, peça nova avaliação. Actualizam o VC, e eventualmente o coef. de vestutez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jcbarbosa


    A avaliação anterior foi em 2008, tendo finalizada a isenção no final de 2011, por isso este ano é para pagar :(.

    Vou então pedir a re-avaliação. Contudo não corro o risco de ver o valor aumentado, certo?

    Estou a considerar que mantendo-se as áreas, etc, apenas vi valores a descer pelo menos o VC, logo seguramente o valor desde, espero :).
  4.  # 4

    Colocado por: jcbarbosaContudo não corro o risco de ver o valor aumentado, certo?

    Se a área se mantém, e não fez obras, o valor baixa. Qual é a data da construção?


    Colocado por: jcbarbosapor isso este ano é para pagar :(.

    Sim.
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Se a área se mantém, e não fez obras, o valor baixa. Qual é a data da construção?


    A data da construção é de 2005/2006.
  6.  # 6

    Colocado por: jcbarbosaA data da construção é de 2005/2006.

    O valor de uma casa ao fim de 3 anos baixa 5%. Verifique qual foi o coef. de vestutez da avaliação que fizeram em 2008, se cv= 1.00, agora vai passar para 0.95, baixa o valor da casa em mais 5%.
  7.  # 7

    Colocado por: Picareta
    O valor de uma casa ao fim de 3 anos baixa 5%. Verifique qual foi o coef. de vestutez da avaliação que fizeram em 2008, se cv= 1.00, agora vai passar para 0.95, baixa o valor da casa em mais 5%.


    Sim, o CV foi de 1. Mas considerando que este coeficiente vai diminuindo com o passar dos anos, significa que a cada 3 anos podemos pedir uma reavaliação? Se sim, acho que deveria ser automático nas finanças.

    Com este ajuste, embora também tenha alterado o VC, posso pagar menos 15% de IMI.
  8.  # 8

    Afinal enganei-me...o cv passa para 0.9, conforme artº 44 do código do IMI.

    Artigo 44.º (CIMI)

    Coeficiente de vetustez

    1 - O coeficiente de vetustez (Cv) é função do número inteiro de anos decorridos desde a data de emissão da licença de utilização, quando exista, ou da data da conclusão das obras de edificação, de acordo com a presente tabela:

    Anos
    Coeficiente de Vetustez

    Menos de 2 - 1.00
    2 a 8 - 0,90
    9 a 15 - 0,85
    16 a 25 - 0,80
    26 a 40 - 0,75
    41 a 50 - 0,65
    51 a 60 - 0,55
    Mais de 60 - 0,40


    Colocado por: jcbarbosaSe sim, acho que deveria ser automático nas finanças.

    Acha bem, mas se não pedir eles não actualizam o valor patrimonial.
 
0.0132 seg. NEW