Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas a todos, tenho uma duvida, a minha casa terrea tem caixa de ar ventilada, tem que ficar aberta? só com umas grelhas? isso não ajuda arrefecer, frio, a placa inferior? obrigado
  2.  # 2

Não se preocupe que essa zona vai estar sempre a uma temperatura amena só que com um grau de humidade bastante elevado pelo que a sua ventilação é mesmo necessária. para que o frio não seja transmitido ao piso deve apostar no isolamento térmico da placa
  3.  # 3

obrigado pela sua ajuda, ja agora pode dizer como posso isolar, pois o piso interior esta tijoleira e parquet nos quartos
  4.  # 4

a placa inferior? geralmente a placa/piso de r/chão já tem isolamento termico, como floormate, ele é colocando aquando da construção do piso
    não se preocupe com a relação caixa de ar/piso de R/chão
  5.  # 5

Boa tarde,
    Queria colar-me ao tópico, porque também estou a construir e tenho lage terrea com caixa de ar. Estou agora nas canalizações e de seguida ia encher com o betão leve e granulado de EPS, de seguida as placas de floormate e por fim uma camada de betonilha (foi o que o meu pedreiro me orçamentou). Será suficiente?
    No entanto tenho lido, que há que coloque a barreira pára-vapor e uma malhasol... a ideia que eu tinha é que a barreira apenas era necessária para quem tem piso radiante!
    Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.
  6.  # 6

O seu pedreiro orçamento? Era isso que estava previsto no projeto?
  7.  # 7

Bem... o empreiteiro orçamentou desta forma. E era o que estava no projecto.
    Mas como em todos os projectos (imagino eu) existem sempre falhas e avanços nos métodos. Logo, questiono se deverei melhorar algum aspecto?
  8.  # 8

Colocado por: AFFREDBem... o empreiteiro orçamentou desta forma. E era o que estava no projecto.
    Mas como em todos os projectos (imagino eu) existem sempre falhas e avanços nos métodos. Logo, questiono se deverei melhorar algum aspecto?

Dê um salto no meu tópico, porque foi esse método que utilizei. Veja os pormenores que tem que tomar atenção para não falhar...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 9

Boas,

Foi exactamente por andar a ver os vossos tópicos, que fiquei com dúvidas. Porque até esse momento parecia-me suficiente o que o empreiteiro me disse, porque tinha laje maciça no chão com caixa de ar e não ia ter aquecimento pelo chão.
    Depois começei a ler os tópicos, e instalaram-se as dúvidas, se realmente era melhor aplicar outro método.
    Porque, a nível de budget... o que inicialmente seria para entregar a obra na totalidade ao empreiteiro, passou a ser uma construção faseada, até que neste momento estamos a fazer administração directa... mas pretendemos recorrer ao mesmo empreiteiro!

Resumindo, não acham suficiente para a laje o que tinha planeado?
  10.  # 10

Essa lage tem que altura de caixa de ar?
    É ventilada essa caixa de ar?
  11.  # 11

Colocado por: AFFREDPorque, a nível de budget... o que inicialmente seria para entregar a obra na totalidade ao empreiteiro, passou a ser uma construção faseada, até que neste momento estamos a fazer administração directa... mas pretendemos recorrer ao mesmo empreiteiro!

Resumindo, não acham suficiente para a laje o que tinha planeado?

Eu também optei pelo mesmo método que está a fazer. E posso-lhe alertar que tudo o que pedir para orçamentar, ele vai inflacionar... Pelo menos tenho verificado isso... Mas como até agora do empreiteiro não tenho razão de queixa, lá lhe vou entregando alguns trabalhos.

Em relação ao piso, se tiver o cuidado que eu não tive, terá um piso 5*, mas utilize barreira para vapor em todo o piso, como utilizei.
  12.  # 12

Pois, agora assim de "cor", não sei a altura.
    Só sei que foi feita a laje terrea com tijoleiras e com (o que eu considerava suficiente) betão e tem caixa de ar ventilada.
    A laje está acima do nível da estrada de um lado 1,20m e de outro 0,80m. E estamos a falar de um terreno na zona do Ribatejo, mas numa zona muita ventilação... para não dizer ventoso!

Portanto, será sempre imprescindível a barreira para vapor, que eu não tinha considerado incialmente.
  13.  # 13

Tem possibilidade de fazer ventilação cruzada nessa caixa de ar?
  14.  # 14

Boas,
    Peço desculpa por não ter respondido...

@zedasilva, questionei, e sim, tem ventilação cruzada na caixa de ar.

Agora deparei-me com outro problema, os tubos de aspiração central que cruzam com os da canalização ficam a uma altura brutal, acho que não vou ter altura suficiente para utilizar todos os materiais, inicialmente planeados.

Falaram-me que a solução seria encher com o betão leve e granulado de EPS e apenas a betonilha final, ou usar o poliuretano projectado e betonilha final... huummm... só opiniões...

HHeeellllpppp
  15.  # 15

Poliuretano projectado e betonilha final!
    Atenção á densidade do mesmo, tem que ser equivalente em termos de isolamento ao que estava projectado, não basta dizerem-lhe que é poliuretano.
  16.  # 16

Colocado por: zedasilvaAtenção á densidade do mesmo

Qual deverá ser a densidade do poliuretano projetado, para que seja equivalente às placas rígidas XPS floormate?

0.0204 seg. NEW