Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos.
    Apos muito ter lido sobre isolamentos gostaria que me ajudasem nesta minha questão.
    Estou a pensar mudar o telhado da minha casa, para ampliaçao e proveitamento,inicialmente pensei usar um vigamento de madeira com aplicação de dois paineis sandwich.
    O primeiro, inferior conposto por forro madeira envernizada por baixo e MDF hidrofugo ou OSB por cima;
    o segundo superior composto por MDF hidrofugo ou OSB por cima chapa termolacada com a forma da telha de ceramica.
    Os paineis ficariam assetes nas vigas de madeira e com uma caixa de ar entre os dois para se passar a cabalagem.
    Se me pudessem ajudar com opiniões tecnicas ou outras soluções.
    Desde ja obrigado por tudo.
  2.  # 2

    Boas

    porquê 2 painéis sandwich? só para passar cablagem? Além de muito caros cada um, é um desperdício de dinheiro. Se for por questões de isolamento, aumento a espessura do isolamento térmico, existem até 80mm de espessura. É uma solução muita cara e boa para a Onduline facturar,

    Consegue o mesmo e mais barato de aplicar os 3 componentes separados. Esse painéis exigem afastamento dos pontos de apoio de 1,25m e se comprar chapas de 2,50*1,83, não se mexe na estrutura e faz o seguinte:

    1 - Aplica o forro inferior com MDF folheado com 19mm de espessura (com acabamento á escolha) sobre o vigamento de madeira
    2 - Aplica o isolamento térmico mas use 2 chapas de 3cm, sobrepostas, Onde necessário, afasta as chapas inferiores 2cm e passa lá a cablagem. Para evitar ponter térmicas, a chapa superior tapa tudo
    3 - Aplica a camada superior em OSB e aparafusa tudo desde o OSB até a viga de madeira.

    A partir dai, subtelha e telha cerâmica à escolha
  3.  # 3

    A ideia era retirar todo o telhado antigo e subir cerca de 60cm, para não estar a por tantas vigas por causa do peso da telha é que usava estes painéis já vi uns não sei onde que tem o mesmo perfil que a telha cerâmica e também pela questão do tempo de execução.
  4.  # 4

    Colocado por: sergiobatalhaA ideia era retirar todo o telhado antigo e subir cerca de 60cm, para não estar a por tantas vigas

    Se mexe no desenho do telhado, vai precisar de meter projecto à câmara

    Colocado por: sergiobatalhar causa do peso da telha é que usava estes painéis

    por causa do peso e vai colocar 2 painéis?

    Colocado por: sergiobatalhajá vi uns não sei onde que tem o mesmo perfil que a telha cerâmica e também pela questão do tempo de execução.

    Estamos a falar de coisas diferentes. Eu estava a falar de painéis sandwich da Onduline e esses são lisos em ambas as faces.

    Em relação ao tempo de execução, não se iluda com os painéis, se em grandes áreas, têm bons rendimentos, em telhados mais pequenos com águas pequenas, dão imenso trabalho especialmente a nas juntas, que devido à grande espessura, são bem difíceis de executar.
  5.  # 5

    Ola, boa noite.
    Tudo bem com a solução que propôs só fico com algumas duvidas:
    1-No caso de por esta solução A distância entre as vigas que fazem as 2 águas terá que ser menos que 1,25?
    2- O painel que vi não e onduline e não parece pesar mais que: subtelha, ripas e telha?
    2- Se optar pelo painel que vi acho que o fabricante fornece peças de remate e existe varias espessuras.
    Acho que há um fabricante italino, vou se descubro alguma coisa depois ponho aqui.
  6.  # 6

    Colocado por: sergiobatalha2- O painel que vi não e onduline e não parece pesar mais que: subtelha, ripas e telha?

    Diga qual o painel para perceber se estamos a falar do mesmo material, porque quando referi 1,25 é para um tipo de painel. Pressupus que fosse um, por estar a colocar asnas de madeira o que só faria sentido. caso use painéis de madeira.

    Aquilo que eu pensei que estivesse a falar era isto: http://www.onduline.pt/ps.htm
  7.  # 7

    Sim, estamos a falar do mesmo painel mas só o inferior o superior seria tipo sandwich mas com a face exterior em chapa termolacada ou aluzinc.
    Estou a procura do sitio onde os vi esta difícil
  8.  # 8

    Colocado por: sergiobatalhaSim, estamos a falar do mesmo painel mas só o inferior o superior seria tipo sandwich mas com a face exterior em chapa termolacada ou aluzinc.
    Estou a procura do sitio onde os vi esta difícil

    Os painéis em aluzinc são caros, mas o problema está na solução em si, porque para meter o segundo painel e ganhar espaço para a cablagem terá de colocar sarrafos de madeira entre ambos. É uma solução cara para o resultado final.
  9.  # 9

    Olá a todos,

    Tenho um trabalho semelhante. tenho uma parte da minha casa que tem telhas já muito velhinhas e vou retirar para as limpar e colocar novas onde for necessário.
    A casa já é bastante antiga e tem caibros, vigas e ripas de madeira. Queria aproveitar o retirar as telhas para colocar isolamento térmico. Que tipo de isolamento devo colocar?
  10.  # 10

    Colocado por: lmcamoesTenho um trabalho semelhante. tenho uma parte da minha casa que tem telhas já muito velhinhas e vou retirar para as limpar e colocar novas onde for necessário.

    Não faça isso, não justifica económicamente e fica sempre com telhas velhas, a menos que goste delas

    Colocado por: lmcamoesA casa já é bastante antiga e tem caibros, vigas e ripas de madeira. Queria aproveitar o retirar as telhas para colocar isolamento térmico. Que tipo de isolamento devo colocar?

    Tire as telhas, e coloque isolamento térmico XPS 40 ou 50mm, subtelha ST200 (para telha de canudo) e telha cerâmica. Limpe a estrutura e aplique bastante xilofene XOR 40 (2 ou 3 demãos) na madeira
  11.  # 11

    Obrigado Paulo,

    Tem toda a razão, para quê aproveitar telhas velhinhas, e ainda por cima não são nada de especial.
    Os isolamentos que refere são colocados entre a madeira e as telhas?
  12.  # 12

    Só mais duas questões:
    As telhas da restante habitação são do tipo apresentado nesta foto
    http://charquinho.weblog.com.pt/arquivo/com%20a%20telha.jpg
    Não queria colocar telha diferente nesta área que vou refazer. Há subtelha para este tipo de telha?
    Quais os custos destes materias que indicou?
  13.  # 13

    Colocado por: lmcamoesAs telhas da restante habitação são do tipo apresentado nesta foto
    http://charquinho.weblog.com.pt/arquivo/com%20a%20telha.jpg

    Telha marselha

    Colocado por: lmcamoesNão queria colocar telha diferente nesta área que vou refazer. Há subtelha para este tipo de telha?

    Sim, há, é a ST50 e leva ripa de PVC para segurar a telha

    Colocado por: lmcamoesOs isolamentos que refere são colocados entre a madeira e as telhas?

    Sim, são.

    Em cima da estrutura de madeira, assenta a placa de XPS, a subtelha e a ripa de PVC. Fixa tudo com pregos galvanizadas com espiral com 15cm de comprimento, (os outros são muito curtos) e pode chover à vontade. Depois telha para cima
  14.  # 14

    Realmente este forum é fantástico.
    Obrigado Paulo.
    Não serei eu a fazer este trabalho mas assim já sei do que falam e se o fazem devidamente.
    Já agora, e valores para este material, quais são os valores aproximados?
  15.  # 15

    Colocado por: lmcamoesJá agora, e valores para este material, quais são os valores aproximados?

    Dependerá muito do telhado que tenha, condições de acesso, desenho das águas etc, mas conte entre 100 a 150€/m2 + IVA
  16.  # 16

    só queria saber o custo do material e não da aplicação
  17.  # 17

    Colocado por: lmcamoessó queria saber o custo do material e não da aplicação


    Entre 40 a 50€/m2 + IVA
  18.  # 18

    Obrigado Paulo,

    Mais uma questão, a área onde vou retelhar e colocar o isolamento recomendado vai levar também um tecto falso em pladur. Devo colocar também algum isolamento por cima do pladur ou o isolamento nas telhas é o suficiente? Se sim que tipo de isolamento? Lã de vidro?
  19.  # 19

    Colocado por: lmcamoesDevo colocar também algum isolamento por cima do pladur ou o isolamento nas telhas é o suficiente?
    Eu punha, não são 7€/m2 que mandam à falência e sempre reforça. Já que está a mexer

    Colocado por: lmcamoesSe sim que tipo de isolamento? Lã de vidro?

    Lá de rocha com papel Kraft
  20.  # 20

    Muito obrigado!
 
0.0201 seg. NEW