Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    Tenho uma casa que está em construção e para a qual queremos piso radiante (hidráulico), para uma área de 224 m2 e pé direito médio de 3.16 m. Tenho uma proposta que inclui uma bomba de calor Technibel PHR de 9 kw. Pelo que vi nas discussões no forum, falavam de bombas de calor de maior potência para áreas menores. No meu caso, a bomba de calor é só para o piso radiante. Está bem dimensionada ou é baixa a potência?
    Obrigada.
  2.  # 2

Mais outra pergunta. A marca de piso radiante IBM é conhecida? É de boa qualidade?
    Obrigada.
  3.  # 3

Quais as carateristicas da casa, tipo o isolamento termico, localizacao e tipologia.
  4.  # 4

Excelente isolamento térmico, 3 andares, com a área total e altura já especificadas, no Porto.
  5.  # 5

O que e que chama de isolamento excelente.
  6.  # 6

Bom, o comentário vem da avaliação dos vários técnicos, independentes, que viram o projecto.
    Aqui comigo, na documentação que tenho, vi que o isolamento térmico é "capote" EPS, 50 mm, da Fassa Bartolo. Isto diz-lhe alguma coisa? Mais informação terei que ver com o meu arquitecto...
    Obrigada.
  7.  # 7

Para essa area e mesmo tendo capoto, creio que a potencia da bomba de calor e baixa, seria melhor usar uma com mais potencia.
    Dessa marca de piso radiante nunca ouvi falar, mas tambem nao e a minha guerra.
  8.  # 8

Boa tarde.

Tenho na minha moradia piso radiante. O aquecimento é feito com uma caldeira a gasóleo e apoiada com paineis solares.

A minha questão é a seguinte: Será que me vai compensar mudar a caldeira a gasóleo para uma bomba de calor? Estou a gastar cerca de 600€ por mês. A casa tem 300 m2. Quanto iria gastar com a bomba de calor?

Obrigado
  9.  # 9

irá gastar no minimo metade disso, mas depende de vários fatores, tais como qual a sua temperatura de conforto?
  10.  # 10

Um cliente meu tinha (tem) uma caldeira a gasoleo para aquecer a casa com 400m2 através de radiadores e gastava cerca de 700 euros por mês em gasóleo, agora não chega aos 300 euros por mês
  11.  # 11

Colocado por: luismateusEstou a gastar cerca de 600€ por mês.

http://www.felixtermica.com/Informacoes/Precos-da-Energia

Segundo esse gráfico e assumindo uma proporção directa, o relação do custo para a mesma energia entre gasóleo e BdC (COP 4) fora do vazio é 2,4 (2253 / 925). Se gasta 600€ em gasóleo, em teoria gastaria 250€ em electricidade. Isto significa uma poupança teórica de 4200€ ao ano. Diria que convém mudar depressa de equipamento...

Atenção que entendo pouco disto, e estou a assumir muita coisa.
  12.  # 12

Obrigado a todos pelas opiniões.

O técnico que instala o equipamento diz-me que por ano não gastaria mais do que 600€... agora fiquei confuso...
  13.  # 13

Colocado por: Energia Livreirá gastar no minimo metade disso, mas depende de vários fatores, tais como qual a sua temperatura de conforto?

Nunca tenho a temperatura a mais de 21 graus.
    • mog
    • 23 fevereiro 2012

# 14

Colocado por: luismateusObrigado a todos pelas opiniões.

O técnico que instala o equipamento diz-me quepor anonão gastaria mais do que 600€... agora fiquei confuso...

Olá,

Eu bem sei que cada caso é um caso, a localização e a qualidade do isolamento são muito importantes. Vejamos:
    Tenho piso radiante hidráulico alimentado por uma bomba da mesma marca (e até penso que será o mesmo modelo, mas não tenho a certeza absoluta) e neste inverno para manter uma temperatura agradável tenho gasto cerca de 100 euros/mês. Tenho o termostato apenas a 18ºC, porque se quisesse mais quente gastaria mais energia.
    A área climatizada é inferior à sua.
  14.  # 15

Colocado por: mog

Olá,

Eu bem sei que cada caso é um caso, a localização e a qualidade do isolamento são muito importantes. Vejamos:
    Tenho piso radiante hidráulico alimentado por uma bomba da mesma marca (e até penso que será o mesmo modelo, mas não tenho a certeza absoluta) e neste inverno para manter uma temperatura agradável tenho gasto cerca de 100 euros/mês.Tenho o termostato apenas a 18ºC, porque se quisesse mais quente gastaria mais energia.
    A área climatizada é inferior à sua.

então e onde é a sua localização e isolamento???
    • mog
    • 23 fevereiro 2012

# 16

Colocado por: sergyio

então e onde é a sua localização e isolamento???

Desculpe, esqueci-me de comentar isso:)
    É em Braga e o isolamento é o tradicional sistema de paredes duplas com wallmate (julgo que é assim que se diz mas quando as questões são mito técnicas começo a patinar...)
  15.  # 17

A minha moradia (Torres Vedras) tem cerca de 220m2, o pavimento radiante é hidraulico, tenho piso laminado, bomba de calor daikin, a temperatura está:
    - Durante a semana 16º das 9:00 ás 15:00, 18º das 15:00 ás 17:00, 20º das 17:00 ás 23:00 e 16º das 23:00 ás 6:00 e 20 das 6:00 ás 9:00
    - Ao fim de semana está 16º das 23:00 ás 9:00, 20º das 9:00 ás 23:00

Nos meses de Novembro a Fevereiro paguei á voltas de 190/200 € por mês de electricidade.
    De notar de não tenho gás em casa, o forno e o fogão (indução) também são electricos.

Estava a pensar gastar menos 50€.
    Acham muito ou está dentro dos valores "normais" dada a situação?
    Como posso reduzir a factura (mantendo o aquecimento ligado :) ) ...
  16.  # 18

Como posso reduzir a factura (mantendo o aquecimento ligado :) ) ...

Tem paineis solares instalados?
  17.  # 19

Sim, tenho dois paineis solares.
  18.  # 20

Colocado por: Energia Livre

Tem paineis solares instalados?

Sim, tenho dois paineis solares.

0.0214 seg. NEW