Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    Neste momento existe um problema no meu apartamento que me tem provocado algumas insónias...
    è o seguinte: à cerca de 2 semana comecei a notar um cheiro estranho junto a uma das casas de banho, tipo a mofo, depois de alguma pesquisa, notei que o rodapé da parede do corredor que é contigua à casa de banho demonstrava sinais de humidade. Uma vez que habito neste apartamento há um ano, comprei-o novo, solicitei a intervenção do empreiteiro.O rodapé fica mesmo por de baixo de um radiador, o que me levou a crer que fosse fuga no circuito de àgua do aquecimento, no entanto tal vei-o a confirmar-se que não era pois segundo o técnico se tal acontecesse a caldeira perderia pressão. Avançando, foi chamado o picheleiro para verificar os tubos da àgua, lá se começou a triste tarefa de partir a parede até ter acesso à tubagem, tendo-se concluído que não existe fuga. Agora o estranho é o seguinte, o buraco na parede não foi fechado para eu poder vigiar a situação e tenho constatado que à noite antes me deitar limpo bem a tubagem para verificar se de manhã à sinais de fuga, mas de manhã estão secos, depois à medida que se utiliza a água o tubo vai ficando com uma espécie de "suor". Este
    problema situasse na tubagem logo a seguir ao corte de água do apartamento. Agora eu questiono será o problema condensação devido ao facto da ´+agua ser bastante fria (vivo em Bragança), é possível haver condensação no interir da parede ou será mesmo fuga...estou deseperado pois não sei o que fazer para resolver o problema. Vivo num primeiro andar e por baixo não tenho vizinhos, é o hall de entrada do prédio e é tecto falso e não vejo sequer manchas. Existe alguma forma de confirmar se é fuga ou condensção. Agradeço imenso a quem me puder ajudar. E esqueci-me de dize que o rod´pé queando foi retirado tinha imenso bolor...
  2.  # 2

boa tarde pelo que diz fuga nao deve ser uma vez se fosse fuga tambem aparecia agua mesmo sem utilizar.
  3.  # 3

mas ja agora de que tipo de tubo estamos a falar ?
  4.  # 4

O tubo é o da água da rede e pelo o que entendi, entra na habitação e depois tem o "T" que segue para a cozinha e distribui pela casa, mas é o tubo da água fria.
    É tubo que está com um circulo à volta.
      DSCF1148.jpg
  5.  # 5

E o que está ao lado é o da água quente
  6.  # 6

mas este tubo de ppr nao costuma ganhar condensaçao
  7.  # 7

O seu problema não tem nada a ver com o rodapé, pelo que devia mudar o nome do tópico para: Condensações nos tubos da água

Quanto ao seu problema, se está visto que não é infiltração, é nitidamente condensação provocada pela diferença de temperatura entre o tubo e o ambiente interior, comprovado pelo facto de surgir apenas após o consumo de água, ou seja depois do tubo arrefecer. A solução é isolar o tubo.

O problema surgiu apenas no inverno?
    Concordam com este comentário: ze79
  8.  # 8

Só me apercebi no Inverno, e principalmente por causa do cheiro a tijolo molhado e vi que era ali pois o rodapé ficou preto.
  9.  # 9

Terei que partir a parede toda para isolar o o tubo todo ou só no local da condensação?
  10.  # 10

Colocado por: ferreira5Terei que partir a parede toda para isolar o o tubo todo ou só no local da condensação?

Tem que isolar só no local da condensação...o problema é saber até onde é que existe a probabilidade de existirem condensações.
  11.  # 11

E é possível existir condensação no interior das paredes, estando os tubos envoltos em cimento?
  12.  # 12

Agradecia quem me pudesse ajudar nesta questão :é possível existir condensação em tubos no interior das paredes, estando os tubos envoltos em cimento?
    • eu
    • 22 fevereiro 2012

# 13

Colocado por: ferreira5Agradecia quem me pudesse ajudar nesta questão :é possível existir condensação em tubos no interior das paredes, estando os tubos envoltos em cimento?

Se a água que circula nos tubos estiver a uma temperatura muito baixa relativamente às paredes, claro que sim...
  13.  # 14

Colocado por: eu
    Se a água que circula nos tubos estiver a uma temperatura muito baixa relativamente às paredes, claro que sim...

Mesmo em tubos PPR?
  14.  # 15

Estive a pensar e a localização dos tubos é numa parede que é aquecida pelos dois lados, ou seja tem um radiador naquele local e outro que está exactamente do outro lado da parede , que é o talheiro da casa banho, ou seja provavelmente é a parede mais quente do apartamento, será por isso?
    • eu
    • 22 fevereiro 2012

# 16

Colocado por: ferreira5Estive a pensar e a localização dos tubos é numa parede que é aquecida pelos dois lados, ou seja tem um radiador naquele local e outro que está exactamente do outro lado da parede , que é o talheiro da casa banho, ou seja provavelmente é a parede mais quente do apartamento, será por isso?

Tem aí as condições ideais para ocorrer condensação...
  15.  # 17

Sem querer ser "chatinho", mas é que estou com receio fechar aquilo e não resolver o problema...ou seja que como os tubos agora estão à vista se dê a condensação e que o real problema venha de outro lado...
  16.  # 18

Isole os tubos que tem à vista, e verifique o resultado antes de fechar. Se não resultar tem que partir mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreira5
  17.  # 19

Qual será o material mais adequado para isolar os tubos?
  18.  # 20

Neste caso acho que o melhor é aplicar espuma de poliuretano. Deixa a espuma de modo a aplicar o estuque directamente sobre a espuma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreira5

0.0190 seg. NEW