Impossível seleccionar livros... Posso tentar autores: Eça de Queiróz Pepetela Bill Bryson Neil Gayman Ken Follet Robert Heinlein Simenon Terry Pratchett Simone de Beauvoir Jean-Paul Sartre Rex Stout Rosa Lobato de Faria Miguel Torga
Amadis de Gaula Cervantes Jean Paul Sartre Eça de Queiroz Pepetela Carl Sagan Dale Carnegie Cristina Basílio Ernest Hemingway Camoes Luiz Vaz?? "A ilíada" "Eneida" ...
Muito rapidamente, de memória O Esplendor de Portugal e Manual dos Inquisidores de António Lobo Antunes Ensaio sobre a Cegueira e O ano da morte de Ricardo Reis de José Saramago O Último Voo do Flamingo e Terra Sonâmbula de Mia Couto O Vendedor de Passados de José Eduardo Agualusa Equador de Miguel Sousa Tavares Pedro e Paula de Helder Macedo ...
Nos últimos anos tenho lido sobretudo autores anglo-saxónicos: Faulkner, Greene, Hemingway, Steinbeck.
Quando tinha 17 ou 18 anos li seis ou sete livros do Vergílio Ferreira e passou a ser o meu escritor preferido durante alguns anos. O ano passado pequei num dos livros dele que não tinha ainda lido e não consegui passar da vigésima página, achei aquilo cheio de "adornos" literários inúteis e fastidiosos. Pensei que seria daquele romance em específico, peguei então num dos que já tinha lido há muitos anos, um dos que me agradou mais - "Em nome da Terra" - e não consegui relê-lo também. Curiosamente, já ouvi outras pessoas dizerem o mesmo, a prosa dele não está a passar a prova do tempo e estamos a falar de obras recentes, de 1940 a 1990, aproximadamente.
Quanto à poesia, muito raramente consigo estar no mesmo "comprimento de onda", dos poemas que estou a ler. Só com algumas coisas de Herberto Hélder e Ruy Belo o consigo.
Esqueci-me do meu poeta favorito - o grande Alexandre O'Neill. Mas tb, na poesia, Sophia de Mello Breyner, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto e Eugénio de Andrade.
Durante anos, só para ser do contra e como o Saramago andava na boca de toda a gente, não quis pegar num livro dele. Há dois anos li, finalmente, um romance do homem, o Memorial do Convento, e tenho de reconhecer que é de facto um grande livro, um dos melhores romances que já li.
oxelfer, quando disse que era impossível seleccionar "livros", estava a falar de mim. Não a generalizar.
Como tudo na vida, os livros teem um tempo. Algo que foi significativo aos 20 anos pode ser uma seca 10 ou 20 anos depois. Ou não... Pode continuar tão actual como quando foi lido a primeira vez. Depende realmente de cada um, do seu percurso, da sua evolução.
Esqueci-me do Saramago na lista... Ou, se calhar, não me esqueci. Gosto muito, muito, de algumas obras dele. A "História do Cerco de Lisboa" é genial. Outras, acho que são uma seca monumental. Ou então sou eu que não estou em sintonia com o autor...
Os Pilares da Terra I e II - Ken Follet Diplomacia - Henry Kissinger Cisnes Selvagens - Jung Chang Todos de Agatha Christie Os Filhos da Meia-Noite - Salman Rushdie Memórias da Segunda Guerra Mundial - Sir Winston Churchill e muitos outros....