Colocado por: Tiago BragaAqui vai um pouco de história...
Existe uma norma europeia relativamente aos pneus(idade desde a data de fabrico), que la nos países desenvolvidos levam à lei, ou seja todos os suíços, alemães, etc, vão a correr mandar aqueles pneus "velhos" para o lixo uma vez que nenhum cidadão daqueles países pode circular com eles, ou seja não tem qualquer valor comercial lá.
Ora aquilo torna-se em lixo para eles, mas lixo mesmo...Vai o Tuga Chico-Esperto do camião la a Alemanha dá 500€ ao gajo da oficina de pneus e carrega uma carga completa de um camião TIR(umas 40 toneladas, o que dá muito pneu mesmo) para trazer-los para Portugal.
Chegam cá e são vendidos como semi-novos por 20/30€ por cada pneus(dependendo do pneu)+montagem.
Os pneus montados cá são velhos porque na maioria já tem mais de 4 anos desde a data de fabrico, pelo que nao são seguros, originando rebentamentos e as suas respectivas consequências...e depois o homem da oficina que vou montou os semi-novos vai assobiar para o lado não esperem que ele se chegue à frente para pagar possíveis acidentes, ou mesmo morte.
Esta situação é tão aberrante que quando introduziram o eco valor e os pneus vao todos para a reciclagem, o estado controla todas as entradas de pneus novos no pais e com base nesses dados, e com muita lógica, criou um centro de tratamento com capacidade para responder às necessidades do nosso pais, umas determinadas toneladas/ano.
Contudo esse centro que deveria ter capacidade para 1 ano, em apenas 3meses ficou completamente entupido.
A causa deste problema foi exactamente a que enunciei no inicio, os pneus ditos semi-novos, que entram no pais sem nenhum registo e quando as pessoas vão trocar de pneus por pneus semi-novos, como aquilo vem la da Alemanha ninguém vai pedir factura nem pagar nenhuma eco-taxa porque aquele pneus ja a pagou mas foi no pais de origem.
E no pais de origem descobriram uma maneira muito gira de ganhar uns trocos com LIXO e mais que não gastam dinheiro com os processos associados à reciclagem dos pneus e nós Tugas parvos temos de reciclar nos nossos pneus mais os pneus que entram por vias ilícitas que não pagam eco-taxas cá em Portugal....
Os pneus nao podem estar montados num BMW e depois ser montado num Mercedes, o pneus acama-se à jante e ao esquema de suspensão e direcção do carro, os camber das rodas, tudo conta mesmo tudo...
Colocado por: Tiago Bragame escorregou de frente nem o ESP detectou
Colocado por: euEntão veja lá se o ESP está bom, pois devia detectar... o ESP não depende dos pneus...
Colocado por: Tiago BragaO condutor apercebe-se porque acende a dita luzinha no quadrante...
Colocado por: Tiago BragaAcamar foi apenas uma expressão de dizer que o pneu fica "moldado" (e nao é moldar no sentido lato da coisa, quero dizer que o pneu se adapta) ao carro em si. Cada modelo e quase cada versão de cada carro tem caracteristicas técnicas deferentes, o que se traduzem em esforços diferentes sofridos pelo pneu.
Caso nao saiba o BMW tem ajustes nos camber das rodas dianteiras e traseiras, embora com esquema de amortecimento semelhante Mcpherson à frente e multilink atras, alem de taragem de amortecedores, taragem das molas, largura do eixo..alem da peculiar forma como a direcção dos mercedes funciona que se traduz num desgaste acentuado dos ombros dos pneus da frente...
Estando eu a falar de carros semelhantes eles nao sao iguais, nem esperem que um M3 esteja calibrado como um serie 3 normal, nem esperem que um 320d tenha a mesma afinação de um 335d,a mesma situação para os Mercedes.
Em suma, é possivél trocar de um BMW para um Mercedes ou vice versa ou até para qualquer lado onde caiba o pneu e a jante, nao é aconselhavél...
Falo porque o meu Pai tem uma C220 CDI Stacion e o meu irmão uma BMW 320d Touring
Colocado por: hangas
Sim. Até podia andar com pneus de vidro sobre gelo, que ele tem que detectar sempre.
Até o mais provavel é o oposto. O ESP detectar, corrigir e o condutor não se aperceber de nada!
Mas atenção o ESP não faz milagres! Se não houver tracção possível por muito que ele actue não consegue compensar a trajectória.
Colocado por: Tiago BragaO pneu até podia ser novo 0 kilometros, se tem mais de 4 anos nao devia circular ou ser montado numa viatura, o risco de rebentamento é muito alto, mas cada um sabe de si.
Desculpe a pergunta Sr Carlos, mas troca o oleo porque?