Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81



    Por exemplo nesta imagem tirada da net; Foi fabricado entre 29 de Março e 4 de Abril de 2004
  2.  # 82

    Ahhhh

    Muito bem! Os meus são só ficaram 2/3 meses à espera de dono..
  3.  # 83

    Essa dos pneus acamarem na jante é para rir!!

    E não poderem passar de um Mercedes para um BM...háháhá!!

    Ainda se passassem de um Mercedes para um de tracção à frente!!!???


    Não estou a defender os pneus usados , mas mais por uma questão do passado deles e pelo facto que norrmalmente quanto mais velhos menos agarram (principalmente à chuva!!






    Colocado por: Tiago BragaAqui vai um pouco de história...
    Existe uma norma europeia relativamente aos pneus(idade desde a data de fabrico), que la nos países desenvolvidos levam à lei, ou seja todos os suíços, alemães, etc, vão a correr mandar aqueles pneus "velhos" para o lixo uma vez que nenhum cidadão daqueles países pode circular com eles, ou seja não tem qualquer valor comercial lá.

    Ora aquilo torna-se em lixo para eles, mas lixo mesmo...Vai o Tuga Chico-Esperto do camião la a Alemanha dá 500€ ao gajo da oficina de pneus e carrega uma carga completa de um camião TIR(umas 40 toneladas, o que dá muito pneu mesmo) para trazer-los para Portugal.
    Chegam cá e são vendidos como semi-novos por 20/30€ por cada pneus(dependendo do pneu)+montagem.

    Os pneus montados cá são velhos porque na maioria já tem mais de 4 anos desde a data de fabrico, pelo que nao são seguros, originando rebentamentos e as suas respectivas consequências...e depois o homem da oficina que vou montou os semi-novos vai assobiar para o lado não esperem que ele se chegue à frente para pagar possíveis acidentes, ou mesmo morte.

    Esta situação é tão aberrante que quando introduziram o eco valor e os pneus vao todos para a reciclagem, o estado controla todas as entradas de pneus novos no pais e com base nesses dados, e com muita lógica, criou um centro de tratamento com capacidade para responder às necessidades do nosso pais, umas determinadas toneladas/ano.
    Contudo esse centro que deveria ter capacidade para 1 ano, em apenas 3meses ficou completamente entupido.

    A causa deste problema foi exactamente a que enunciei no inicio, os pneus ditos semi-novos, que entram no pais sem nenhum registo e quando as pessoas vão trocar de pneus por pneus semi-novos, como aquilo vem la da Alemanha ninguém vai pedir factura nem pagar nenhuma eco-taxa porque aquele pneus ja a pagou mas foi no pais de origem.
    E no pais de origem descobriram uma maneira muito gira de ganhar uns trocos com LIXO e mais que não gastam dinheiro com os processos associados à reciclagem dos pneus e nós Tugas parvos temos de reciclar nos nossos pneus mais os pneus que entram por vias ilícitas que não pagam eco-taxas cá em Portugal....

    Os pneus nao podem estar montados num BMW e depois ser montado num Mercedes, o pneus acama-se à jante e ao esquema de suspensão e direcção do carro, os camber das rodas, tudo conta mesmo tudo...
  4.  # 84

    Acamar foi apenas uma expressão de dizer que o pneu fica "moldado" (e nao é moldar no sentido lato da coisa, quero dizer que o pneu se adapta) ao carro em si. Cada modelo e quase cada versão de cada carro tem caracteristicas técnicas deferentes, o que se traduzem em esforços diferentes sofridos pelo pneu.

    Caso nao saiba o BMW tem ajustes nos camber das rodas dianteiras e traseiras, embora com esquema de amortecimento semelhante Mcpherson à frente e multilink atras, alem de taragem de amortecedores, taragem das molas, largura do eixo..alem da peculiar forma como a direcção dos mercedes funciona que se traduz num desgaste acentuado dos ombros dos pneus da frente...

    Estando eu a falar de carros semelhantes eles nao sao iguais, nem esperem que um M3 esteja calibrado como um serie 3 normal, nem esperem que um 320d tenha a mesma afinação de um 335d,a mesma situação para os Mercedes.

    Em suma, é possivél trocar de um BMW para um Mercedes ou vice versa ou até para qualquer lado onde caiba o pneu e a jante, nao é aconselhavél...

    Falo porque o meu Pai tem uma C220 CDI Stacion e o meu irmão uma BMW 320d Touring
    • PMir
    • 1 março 2012 editado

     # 85

    Viva,

    Não sou grande entendido em pneus, nem em mecanica, em suma, não sou entendido em nada.

    Mas vou relatar o que se passou comigo.

    Tive um rolamento da roda empenado, e quando o troquei por um novo, tive que trocar os pneus porque o pneu desse lado já se encontrava ovalisado (devido ao rolamento).

    Agora imagine quantas jantes andam ai empenadas, muito mais fácil devido ao estado em que algumas (muitas) estradas estão...

    Não me venham dizer que nunca "cairam" num buraco ou nunca subiram um passeio...

    Eu já comprei usados, não minto, mais vale um usado com rasto bom, do que um pneu completamente liso. Mas se puder, compro novos.

    NOTA: Existe muito pneu de baixo custo com qualidade aceitável, basta procurar.

    Cumpts,
    PMir
  5.  # 86

    Sim mais vale um pneu,seja la qual for, com piso do que liso e no arame.

    Tudo devia advir da necessidade da pessoa. Ok este carro é para ir do trabalho a casa, pode satisfazer um pneu barato.
    Agora se se anda muito, altas velocidades, cargas elevadas um pneu bom é um sossego.

    Eu adquiri um carro usado à uns tempos e na stand tinha o pneu da frente Bridgrstone potenza tinha um talito, de algum passeio que tinha subido e exigi os pneus da frente trocados.
    O Sr da stand trocou por uns Minerva, que em bom tempo servem, mas com chuva o carro foge-me de frente pareça sabão... o carro tem ESP e das 2 vezes que me escorregou de frente nem o ESP detectou. Fui onde coloco pneus e o homem sem eu contar disse-me logo "e quando chove como é????". Pode ser um pneu muito giro com Traction A Temperature A, MAS....sao muito maus mesmo.

    O problema é que faço uns 900km por semana e este inverno tenho muita sorte...Quando forem trocar de pneus evitem os Minerva...
    • eu
    • 1 março 2012

     # 87

    Colocado por: Tiago Bragame escorregou de frente nem o ESP detectou

    Então veja lá se o ESP está bom, pois devia detectar... o ESP não depende dos pneus...
    • hangas
    • 1 março 2012 editado

     # 88

    Colocado por: euEntão veja lá se o ESP está bom, pois devia detectar... o ESP não depende dos pneus...


    Sim. Até podia andar com pneus de vidro sobre gelo, que ele tem que detectar sempre.
    Até o mais provavel é o oposto. O ESP detectar, corrigir e o condutor não se aperceber de nada!


    Mas atenção o ESP não faz milagres! Se não houver tracção possível por muito que ele actue não consegue compensar a trajectória.
  6.  # 89

    O ESP está bom ja foi visto...e ja testei o seu funcionamento, ja me atirei para uma rotunda a tolo (com piso seco e calor) e o gajo acordou logo...Ja foi visto se tinha algum erro no computador e nada...

    O condutor apercebe-se porque acende a dita luzinha no quadrante...

    O ESP ajuda em situações criticas, contudo as leis da física são quem manda.
  7.  # 90

    Colocado por: Tiago BragaO condutor apercebe-se porque acende a dita luzinha no quadrante...


    É precisamente para isso que ela lá está. :)

    Já agora um pouco da história do sistema:

    Quando o sistema foi desenvolvido era tão preciso e sensível que havia o receio que isso levasse a um excesso de confiança por parte dos condutores.

    Basicamente o sistema mede o angulo do volante (para perceber a intenção do condutor), valores da velocidade de cada roda e de vários acelerómetros.
    A ideia é perceber se o carro está a ter uma resposta correspondente ao "pedido" do condutor.
    Se houver uma diferença entre os valores esperados e os reais, o sistema actua travando parcialmente e selectivamente
    cada uma das rodas que entender para corrigir a trajectória, cortando ainda a potencia do motor se for necessário. Isto com tanta precisão e rapidez
    o sistema poderia efectuar a correcção sem se notar. E os de última geração então.. cada vez mais.

    o DSC I da BMW na altura conseguia fazer cerca de 5 correcções por segundo.. em 2005 numa formação disseram-me que nessa altura já ia na geração IV e que já conseguiam
    10 vezes mais, 50 actuações por segundo. Actualmente já vai na geração VII, desconheço valores ainda.

    Então as soluções encontradas para agradar as autoridades que regulamentam esse tipo de sistemas, foi justamente que houvesse um indicador bem
    visível no painel de instrumentos. Por isso é que ele pisca por um tempo minimo, mesmo que o sistema só actue alguns mili-segundos por vezes.
    Uma outra solução complementar é permitir que o carro tenha um desvio de trajectória minimo, mas perceptível, para o condutor perceba que fugiu.
  8.  # 91

    Sim, mas o esforço a que os pneus estão sujeitos num arranque ou curva supera qualquer "adaptansso" do pneu.

    Os pneus tem de ser (e são) flexíveis o suficiente para qualquer carro (normal) e essa do pneu se adaptar ao carro não tem ponta de lógica nenhuma.

    Quanto ao tipo de suspensões, apenas podem influenciar o desgaste (mais do lado de dentro , ou de fora) e feito e mesmo assim bastariam umas centenas de quilómetros para o pneu se adaptar ao novo camber. Mais, andar com a direcção/suspensão desalinhada o pneu não tem problema nenhum com isso , já o comportamento do carro ...

    Eu conheço bem carros de tracção a traz...



    Colocado por: Tiago BragaAcamar foi apenas uma expressão de dizer que o pneu fica "moldado" (e nao é moldar no sentido lato da coisa, quero dizer que o pneu se adapta) ao carro em si. Cada modelo e quase cada versão de cada carro tem caracteristicas técnicas deferentes, o que se traduzem em esforços diferentes sofridos pelo pneu.

    Caso nao saiba o BMW tem ajustes nos camber das rodas dianteiras e traseiras, embora com esquema de amortecimento semelhante Mcpherson à frente e multilink atras, alem de taragem de amortecedores, taragem das molas, largura do eixo..alem da peculiar forma como a direcção dos mercedes funciona que se traduz num desgaste acentuado dos ombros dos pneus da frente...

    Estando eu a falar de carros semelhantes eles nao sao iguais, nem esperem que um M3 esteja calibrado como um serie 3 normal, nem esperem que um 320d tenha a mesma afinação de um 335d,a mesma situação para os Mercedes.

    Em suma, é possivél trocar de um BMW para um Mercedes ou vice versa ou até para qualquer lado onde caiba o pneu e a jante, nao é aconselhavél...

    Falo porque o meu Pai tem uma C220 CDI Stacion e o meu irmão uma BMW 320d Touring
  9.  # 92

    Se calhar o desgraçado do ESP nem teve hipotese de intervir...


    Colocado por: hangas

    Sim. Até podia andar com pneus de vidro sobre gelo, que ele tem que detectar sempre.
    Até o mais provavel é o oposto. O ESP detectar, corrigir e o condutor não se aperceber de nada!


    Mas atenção o ESP não faz milagres! Se não houver tracção possível por muito que ele actue não consegue compensar a trajectória.
  10.  # 93



    Ora aqui estão eles acabados de chegar, neste momento já montados.
    Agora vamos ver...se forem como os que estavam montados, cola na estrada...parece que acertei, hoje chuvinha miudinha, mesmo bom para a estrada parecer manteiga, já agora são pneus de verão.
    • ze79
    • 2 março 2012

     # 94

    boas..

    estive a ver os meus pneus actuais metidos em Dezembro de 2010 ,fabricados segundo a inscrição na lateral semana 36/10 ,ora só esperaram 3 meses.

    restam mais2 anos de garantia do fabricante ,se não os gastar antes .depois desta data (4 anos ) troca-se.

    upss..
  11.  # 95

    Troca-se se for necessário,nada o obriga a não ser desgaste ou estarem completamente ressequidos, tenho uns na outra carrinha com mais de 4 anos e passou na inspecção sem problemas, os pneus estão novos.
  12.  # 96

    O pneu até podia ser novo 0 kilometros, se tem mais de 4 anos nao devia circular ou ser montado numa viatura, o risco de rebentamento é muito alto, mas cada um sabe de si.

    Desculpe a pergunta Sr Carlos, mas troca o oleo porque?
  13.  # 97

    Quem diz que o troco a cada ano??
    Também dizem para se trocar a cada ano,apenas é medido a viscosidade...porque não faz os km que está preparado...os pneus também existem produtos para condicionar a borracha...vários tratamentos e utilizações que podem ser feitas, por acaso faz, ou sabe disso???
  14.  # 98

    Colocado por: Tiago BragaO pneu até podia ser novo 0 kilometros, se tem mais de 4 anos nao devia circular ou ser montado numa viatura, o risco de rebentamento é muito alto, mas cada um sabe de si.

    Desculpe a pergunta Sr Carlos, mas troca o oleo porque?


    Prefiro uns iguais aos que montei com 4 anos ou um pouco mais, do que uns chineses, por acaso mesmo novos sabe da qualidade deles??? São novos e pelos feedbacks de quem os coloca (pode haver excepções, muito raras)não são nada bons, mesmo assim não deixam de ser novos.
    Claro que estou a falar, mas eu troco os pneus nesta carrinha ao final dos 4 anos, pois chegam ao seu limite de desgaste e nisso não arrisco, aí troca-se.
    Eu acho que é também mais uma das teorias para se ter aquele pensamento que se é assim compro chinês pois dura o mesmo ou também para as marcas baixarem a qualidade da borracha e venderem mais...
  15.  # 99

    Isso depois coloca-se também uma teoria que é, ainda agora passaram 2 anos, não tenho de me preocupar...e aí acontece o pior, o pneu está com problema mas as pessoas entram naquela rotina dos 4 anos e até lá não se preocupam, aí sim é muito preocupante
  16.  # 100

    A data de 4 anos tem sentido, nao quer dizer que nao possa fazer um pouco mais, mas aconselham-se cuidados.
    Tem de haver sensibilidade e bom senso como em tudo na vida.

    Tratamentos desses é como por a Lili Caneças com a cara de uma menina de 20 anos... não apenas o aspecto exterior da borracha...o piso é apenas a face visível.

    Ter piso e aparentar bom estado nem sempre é tudo...
 
0.0342 seg. NEW