Iniciar sessão ou registar-se
    • simadyn
    • 21 fevereiro 2012 editado

# 1

boa noite

estou a restaurar uma casa, que queria ficar que ficasse com os traços antigos.

logo, estava com ideias de colocar tecto em madeira, mais propriamente em casquinha.
    ouvi dizer que não é necessário tratar a casquinha é verdade?
    porquê não tratar?
    •  
      FD
    • 22 fevereiro 2012

# 2

Colocado por: simadynporquê não tratar?

Boa pergunta... até porque pelo que tenho lido não é madeira muito resistente aos bichos e aos fungos.
  1.  # 3

A casquinha deve ser tratada. Existem várias técnicas mas depende da finalidade.

Em cobertura, o mais comum é a aplicação de cuprinol incolor.
    Em caixilharia é pintura a tinta de esmalte.
  2.  # 4

3.  # 5

Obrigado
    mas fiquei na mesma!
    Entendi que a casquinha não presta.
  4.  # 6

Colocado por: simadynEntendi que a casquinha não presta.

Não pense nisso, é só a madeira mais utilizada em coberturas e algumas já centenárias.

A casquinha como todas as madeiras é susceptivel, mas dede que devidamente protegida é a madeira que possui uma excelente relação qualidade / preço (algures nos 500€/m3), enquanto uma madeira de castanho custa o dobro. E é muito leve o que a torna aconselhável para estruturas em edificios antigos
    Concordam com este comentário: raulschone
  5.  # 7

Vejo que o senhor Paulo Correia é entendido.
    Ando a algum, muito, tempo á procura na net de tectos em madeira com as vigas á mostra. Por cima vou colocar, tudo indica, soallho de pinho nacional.
    Não estava com ideias de furrar por baixo, quer isto dizer que deixo as vigas á mostra. Acha que fica pesado ao olharmos?
  6.  # 8

Colocado por: simadynVejo que o senhor Paulo Correia é entendido.
    Ando a algum, muito, tempo á procura na net de tectos em madeira com as vigas á mostra. Por cima vou colocar, tudo indica, soallho de pinho nacional.
    Não estava com ideias de furrar por baixo, quer isto dizer que deixo as vigas á mostra. Acha que fica pesado ao olharmos?

Fica muito giro e na minha opinião nada pesado. gosto muito de ver as vigas pintadas de branco...Pode ver aqui:

http://wwwthetimelessway.tumblr.com/post/17278583416

0.0136 seg. NEW