Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Quero construir uma varanda no sótão de uma casa centenária. Não tenho qualquer idéia dos custos para fazer um 4 x 2 varanda m2 com janelas grandes. Será que o chão de todo o sótão precisa ser reforçado? Eu acho que o piso terá de ser "baixado", para que os guardos seriam duma altura certa. Não posso alterar a fachada da casa, mas não há uma pequena parede (talvez 70cm de altura) sobre a margem exterior da cobertura. Quão e altura legal dos guardos? Vejam fotos. O telhado é inclinado abruptamente, e a varanda teria de começar após a viga.
      quarto-grande_006.JPG
  2.  # 2

bom dia

antes de mais para fazer isso precisa de licenciamento... pois isso é uma alteração estética do edifício...

depois o chão é em madeira, já com sinais de degradação, não é muito facil executar ai essa obra... nomeadamente na impermeabilização da varanda.. mas com bastante dinheiro tudo se consegue.. e ai deve ser bastante.

cumps
    Concordam com este comentário: noves fora, Fiel Projectar
  3.  # 3

Obrigada! A casa faz parte de um grupo de 5, e e uma dessas casas tem licença para re-construstração. Acho que vai ajudar a obter licença. tem alguma ideia de quanto tempo leva para obter licença nesse caso?
  4.  # 4

Bom dia cordovel,

Concordo com o que foi dito pelo costa3333. Só não concordo quando diz que deverá gastar "bastante dinheiro".. eu digo-lhe que gastará algum dinheiro...

Tal como ele disse, uma vez que existirá uma alteração de fachada, terá que ser instruído um processo de licenciamento..

Em que concelho é a casa?

Qualquer duvida disponha...

Cumprimentos,

Fiel Projectar - Arquitectura e Engenharia
  5.  # 5

Colocado por: Fiel ProjectarConcordo com o que foi dito pelo costa3333. Só não concordo quando diz que deverá gastar "bastante dinheiro".. eu digo-lhe que gastará algum dinheiro...

Tal como ele disse, uma vez que existirá uma alteração de fachada, terá que ser instruído um processo de licenciamento..

Nestas coisa do dinheiro tudo é relativo.... o que para uns é pouco, para outros é muito....

neste caso especifico, pelo que deu a entender no primeiro post, apenas quer fazer uma varanda e nada mais....

Para executar essa varanda de forma legal e segura, pela imagem apresentada, será necessário muito provavelmente executar uma laje aligeirada no piso do sotão, ora para executar essa laje é preciso a estrutura da casa a suportar, logo com um bocado de sorte será necessário executar nova estrutura... depois o telhado vai ter de ser mexido também...

O projecto para esse licenciamento, dependendo da câmara não sai nada barato....

mas lá está... o dinheiro é relativo....

cumps
  6.  # 6

Colocado por: cordovelSerá que o chão de todo o sótão precisa ser reforçado?

precisa, pelo menos na zona proxima-arranjar amarramento no mínimo às paredes mestras, essa casa deve ser de alvenaria de pedra e não deverá ter vigas, o que complica.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  7.  # 7

Boa noite,

apesar de cada vez haver técnicas mais sofisticadas para a reconstrução e reabilitação a obra que pretende é possival, mas não é facil, neste caso contrate um bom engenheiro que auxilie nessa matéria.

Em relação ao licenciamento contate um gabinete de projetos, e eles que a informem dos custos e timings associados a esse trabalho, no entanto como já lhe disseram esse tipo de intervenção em termos camarários costuma ser demorado.

boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com

0.0122 seg. NEW