Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bem, a minha experiência "pós-construção" de casa tem sido atribulada devido ao paradeiro desconhecido do empreiteiro que (quase) a construiu e que antes de a concluir partiu para paradeiro incerto (algures no Luxemburgo). Acontece que alguns problemas surgiram desde que concluimos a obra e nos mudamos para lá, problemas que temos tentado solucionar comportando todas as despesas, é claro.
    Há uns 4 meses atrás tivemos uns problemas nos estores (eletricos) exteriores até que, um a um, acabaram por avariar, não o motor mas sim o "correr" do estore. Neste momento tenho dois estores permanentemente fechados e três permanentemente abertos. Quando este problema surgiu cotactamos a empresa que os colocou que disse que logo que houvesse uma "aberta" se deslocariam cá a casa. O tempo foi passando sem que alguém nos contactasse e o meu marido passava na empresa para os relembrar de 2 em 2 semanas até que um dia veio cá um técnico mas alegou não conseguir fazer o trabalho sozinho uma vez que os estores são demasiado grandes. O técnico contactou a empresa pedindo mais um colega para o ajudar e, sendo impossível naquele momemnto, combinaram para a semana seguinte. Passou uma semana, e ao fim de duas o meu marido voltou a passar na empresa onde lhe foi dito que na semana seguinte o problema seria solucionado. A história repete-se e nada de solução até que o meu marido, verdadeiramente enfurecido, consegue falar com o responsável máximo (dono) que lhe diz que não irá solucionar o problema porque o "Sr Empreitas" lhes deve dinheiro por falta de pagamento de estores e caixilharias.
    Não sei se será verdade e nem sei se as dívidas se referem aos materiais da MINHA casa, mas mesmo que seja não acho correto ele nos andar a "empatar" todo este tempo. Ainda assim, querendo solucionar o problema com urgência, o meu marido solicitou que nos dessem um orçamento para sabermos quanto seria o custo que teríamos que suportar, mas até hoje, não temos qualquer orçamento.
    Bem, acho que terei que procurar outra empresa que me preste o serviço, de qualquer forma, tenho dúvidas acerca da obrigação desta empresa na reparação dos estores. Alguém conhece a legislação acerca das garantias?
    Obrigada.
  2.  # 2

bom dia

a garantia é do empreiteiro... e essa empresa pode recusar o seu arranjo... por vezes fazem-o para não manchar a imagem... mas não são obrigados.

os passos a seguir seria denunciar a situação ao empreiteiro e depois ele é que podia pedir responsabilidade à empresa prestadora de serviços.

cumps
  3.  # 3

Colocado por: costa3333bom dia

a garantia é do empreiteiro... e essa empresa pode recusar o seu arranjo... por vezes fazem-o para não manchar a imagem... mas não são obrigados.

os passos a seguir seria denunciar a situação ao empreiteiro e depois ele é que podia pedir responsabilidade à empresa prestadora de serviços.

cumps
    Discordam deste comentário:rafaelisidoro

todas as garantias em roda de defeito de fabrico são imputadas á marca independente de ser executado seja por quem for .
    eu sendo o dono da obra queixava-me á marca e contava o que se passa e o que está a passar-se á marca .
  4.  # 4

Colocado por: rafaelisidorotodas as garantias em roda de defeito de fabrico são imputadas á marca independente de ser executado seja por quem for .
    eu sendo o dono da obra queixava-me á marca e contava o que se passa e o que está a passar-se á marca .

e quem lhe garante que se trata de um defeito de fabrico e não um defeito de execução????

cumps
  5.  # 5

sendo um defeito de execução , não se tratará de uma cobertura de garantia mas sim de uma indemnização compensatoria que poderá chegar a ter que ser discutida em tribunal se não houver consenso,terá que ser descrita pelo técnico da marca ou representante da mesma afim de que estes mesmos possam testemunhar a favor do cliente e contra quem trabalhou mal a sua marca .
  6.  # 6

boa tarde

então em termos práticos pouco ou nada a cliente pode fazer... ou melhor pode fazer o que já fez até agora.... e como não resolver tentar resolver por conta dela....

além disso o contracto ou factura foi com o empreiteiro que fugiu... pelo que a gomeslara apenas se poderá dirigir a ele...

cumps
  7.  # 7

Colocado por: costa3333boa tarde

então em termos práticos pouco ou nada a cliente pode fazer... ou melhor pode fazer o que já fez até agora.... e como não resolver tentar resolver por conta dela....

além disso o contracto ou factura foi com o empreiteiro que fugiu... pelo que a gomeslara apenas se poderá dirigir a ele...

cumps

eu penso que é precisamente ao contrario , é preciso apurar factos ...
    se for defeito de material e se tiver dentro da garantia do material é esta que assume a responsabilidade do produto estragado .
    caso for defeito de má uso ou manutenção ou manuseamento e má aplicação do produto , estes casos tem que ser provados por um técnico do construtor neste caso em particular o fabricante de estores .

imagina compras um objecto com 5 anos de garantia , só é valido em nível de garantias o defeito de fabrico ou o que vem em sequências disto ...

imagina os estores que tem uma marca que os produz , no caso acima referido independentemente de quem os vende ou os monta ou os subvende etc etc quem os garante é a fabrica e mais ninguém .

Ora o que acontece aqui é que existe uma luta que não é da cliente e que nada tem a ver com as dividas do construtor e se este paga ou não a que os foi montar , se me faço entender .

se fosse eu , em primeiro lugar escrevia á marca do estore e dizia o que se passa e que o representante ou montador não resolve o problema por motivos alheios e que nem a marca nem o consumidor final tem nada a ver ... e depois esperava para ver .

caso não se resolva a bem colocar o empreiteiro marca e a empresa que montou tudo em tribunal .
    •  
      FD
    • 22 fevereiro 2012 editado

# 8

Colocado por: gomeslaraBem, acho que terei que procurar outra empresa que me preste o serviço, de qualquer forma, tenho dúvidas acerca da obrigação desta empresa na reparação dos estores. Alguém conhece a legislação acerca das garantias?

É possível responsabilizar os fabricantes pela garantia dos bens mas, é algo que só conseguirá em tribunal, caso o fabricante não esteja para aí virado.

Legislação:

Artigo 6.º
    Responsabilidade directa do produtor
    1 — Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, o consumidor que tenha adquirido coisa defeituosa pode optar por exigir do produtor a sua reparação ou substituição, salvo se tal se manifestar impossível ou desproporcionado tendo em conta o valor que o bem teria se não existisse falta de conformidade, a importância desta e a possibilidade de a solução alternativa ser concretizada sem grave inconveniente para o consumidor.
    2 — O produtor pode opor-se ao exercício dos direitos pelo consumidor verificando-se qualquer dos seguintes factos:
    a) Resultar o defeito exclusivamente de declarações do vendedor sobre a coisa e sua utilização, ou de má utilização;
    b) Não ter colocado a coisa em circulação;
    c) Poder considerar-se, tendo em conta as circunstâncias, que o defeito não existia no momento em que colocou a coisa em circulação;
    d) Não ter fabricado a coisa nem para venda nem para qualquer outra forma de distribuição com fins lucrativos, ou não a ter fabricado ou distribuído no quadro da sua actividade profissional;
    e) Terem decorrido mais de 10 anos sobre a colocação da coisa em circulação.
    3 — O representante do produtor na zona de domicílio do consumidor é solidariamente responsável com o produtor perante o consumidor, sendo-lhe igualmente aplicável o n.º 2 do presente artigo.

http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09800/0288802894.PDF

Neste caso, a questão é se o construtor é tido como produtor... nesse caso, a questão é de interpretação da lei pelo tribunal.
  8.  # 9

Colocado por: FDArtigo 6.º
    Responsabilidade directa do produtor
    1 — Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, o consumidor

Aqui a questão está em saber quem é o consumidor.... pois a factura da empresa dos estores deve ter disso passada ao empreiteiro que fugiu...

como é que a cliente enquanto dona da casa prova que aqueles estores foram colocados por aquela empresa???? tem factura do trabalho???

caso a empresa não queira reparar, só em tribunal é que pode tentar essa reparação.. e mesmo assim tenho dúvidas se com um bom advogado não se escapará...

mas no entanto, o custo de colocar uma acção em tribunal, comparado com o que a cliente pagará na reparação por conta dela... deve ser bastante mais cara...

Não é justo.... mas é o pais que temos... bom para ladrões...

cumps
  9.  # 10

Nós estamos a especular lol nem se sabe da missa 1/4 ...se calhar até é mais fácil de resolver isto ...

1º o material é garantido pela fabrica com troca directa ou reparação dos mesmos .pode ter rumos diferentes mas tudo acaba lá na fabrica .

2º nenhuma marca quer deixar mal o seu nome pelo que é importante resolver sempre o mais rápido possível seja que problema for .

3º mesmo sem factura a senhora e sabendo o nome do empreiteiro é fácil chegar a uma resolução do problema de facturas ou alguém anda a aldrabar o governo e isso não é bom para uma empresa ...

eu faria o que já disse contactava a empresa produtora do estore e comunicava toda a situação , de certesa que haverá resposta rapida
  10.  # 11

Colocado por: rafaelisidoroimagina os estores que tem uma marca que os produz

E quais são as marcas que conhece?
  11.  # 12

Colocado por: Picareta
    E quais são as marcas que conhece?

eu nenhuma , lol , nao tenho estores .
    mas o facto é que a garantia cobre tudo , não é só estores .

0.0115 seg. NEW