Tenho lido muito, mas ainda não encontrei a solução adequada sobre como evitar o desperdício da água fria que sai do esquentador para o chuveiro, como habito num andar e o prédio já tem cerca de 25 anos é um bocado complicado e mesmo difícil adicional qualquer componente para aquecimento (caldeira, placa solar etc) assim sendo e devido à distância que fica a minha casa de banho do esquentador (cerca de 7m) não consigo ter água quente sem nunca perder 10 a 15 litros e por vezes até 20, só que cheguei a uma certa altura e já não tinha espaço para colocar baldes com essas mesma água.
Tenho pesquisado muito sobre como resolver o problema, vi várias soluções mas devido às condições do prédio não são viáveis, mas a que me agradou mais e não sei se é possível, é montar um sistema de retorno de aguas, com uma bomba circulatória, mas não sei se dá para esquentador o meu é um Vulcano Click Ventilado e uso gás natural.
Senão qual a melhor solução, sem ser por aquecimento a electricidade, mas já me falaram numas caldeiras da Vulcano a gás.