Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho montes de dúvidas e agradeço a quem me puder esclarecer pois vi alguns tópicos que já tem 1 ou 2 anos e não sei se as coisas se mantém assim!
    A situação é: a minha avó tem um terreno onde me deixa construir uma casa! Até aqui tudo óptimo!
    Agora surgem as duvidas! O terreno pode ficar em nome dela e eu construir la? Tem de haver doação?
    A moradia é para mim e para o meu actual namorado (marido com a moradia feita). A intenção é eu entrar com o terreno ele com o dinheiro! É possivel? O banco concede empréstimo não sendo o proprietário a pedir?
    E a moradia? (Agora é que rebentam as questões a sério)
    O que é que preciso fazer para construir?
    Que documentos preciso?
    Que serviços tenho de contactar e pedir o que?
    Que custos vou ter esses pedidos?
    Quanto fica um projecto de arquitectura?
    Que licenças tenho de ter e quanto custam?
    Que tenho de requisitar e pagar?
    Tenho um orçamento de 60000€ planeado (isto contando com a ajuda de muita gente a fazer trabalhos de electricidade, canalização, trolha...ou seja, só pago materiais) será viável para fazer uma coisa com uns 2+1 quartos 2 WC sala cozinha garagem e arrumos?
    Resumindo não faço ideia do que tenho de fazer e tratar para conseguir construir...ou seja...não sei nada de nada ..e preciso de saber quanto dinheiro tenho de ter para tratar dos "antes" ,se o que tou a pensar será suficiente para os "durantes" e se vou precisar de mais para os "depois"!
    Detalhes agradecem-se!
    Obrigada
    • adarq
    • 22 fevereiro 2012

     # 2

    A verdade é que os 60000 não chegarão para o que pretende.

    Contudo deve consultar o PDM para saber qual a classificação do terreno, ou seja, se este se encontra em espaço onde pode ser construido.
    Posteriormente é consultar dois ou tres gabinetes de projectos e seleccionar um para instruir os processos para entregar na camara.

    De que municipio se trata?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patriciarsf
    •  
      bcool
    • 22 fevereiro 2012

     # 3

    Creio que para construir em seu nome tem de ser proprietária do referido terreno por doação ou compra.
    Bc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patriciarsf
  2.  # 4

    isso são muitas perguntas de uma vês só.

    Para a câmara o terreno tem de estar no nome que quem é elaborado o projecto. ( para o banco tb)
    Tem de contratar alguém (empreiteiro) com licenças, seguros e alvarás para efectuar a obra.
    Os custos vão depender de câmara para câmara.
    O projecto vai depender do projectista/arquitecto/engenheiro. a partir de 2000€

    3 quartos, 2 wc e sla /cozinha com 60.000 deve ficar apertado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patriciarsf
  3.  # 5

    Boa noite,

    como já lhe disseram, 60.000 euros nao dará para o que pretende, além disso:
    . o projeto e empréstimo terá de ser em nome da sua avó ou entao mudar o terreno de nome
    . contate gabinetes de projeto e eles que informem da viabilidade das sua pretenções e custos aproximados das mesmas, mas ao contrário do quem lhe disseram com 2.000 euros nao contrata nenhum gabinete de jeito.

    boa sorte e venha mais vezes.
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: adarq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patriciarsf
  4.  # 6

    Colocado por: patriciarsfO terreno pode ficar em nome dela e eu construir la? Tem de haver doação?

    pode, pode ficar no nome dela, apenas tem de arranjar uma autorização/procuração dela para você tratar de tudo na câmara, isto se não quiser incomodar a sua avó com as burocracias da câmara etc, se não ela terá de assinar sempre que for preciso algo e toda a comunicação irá para casa dela.
    Colocado por: patriciarsfO que é que preciso fazer para construir?
    Que documentos preciso?
    Que serviços tenho de contactar e pedir o que?
    Que custos vou ter esses pedidos?
    Quanto fica um projecto de arquitectura?
    Que licenças tenho de ter e quanto custam?
    Que tenho de requisitar e pagar?
    Tenho um orçamento de 60000€ planeado (isto contando com a ajuda de muita gente a fazer trabalhos de electricidade, canalização, trolha...ou seja, só pago materiais) será viável para fazer uma coisa com uns 2+1 quartos 2 WC sala cozinha garagem e arrumos?


    documentos, precisa desde logo documentos da conservatória e das finanças certinhos
    deve contactar um arquitecto ou gabinete
    custos de projecto depende a quem for pedir, peça orçamentos
    licenças terá de pagar as taxas camarárias, de documentação/processo e de licença de construção, pode variar muito de câmara para câmara, diria entre 2000 a 5000 €
    esse orçamento para t2+1 é pouco, mesmo fazendo espaços muito pequenos e mesmo que fosse uma recuperação"" leve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patriciarsf
  5.  # 7

    Respondendo a todos os acima, agradeço desde ja.
    Tenho em vista os 60000 porque so planeio pagar "em cheio" o esqueleto diga-mos assim. A nivel de canalizações, electricidade, instalação de gas, madeiras e pinturas tenho quem me faça e so pago o material a preço para profissional e algum nem isso.. é dado! Tambem nao quero um palacio so dois quartos (um deles suite) normalissimos e um escritorio pequenino sala e wc e cozinha! Acho que é suficiente...mas posso estar redondamente enganada! Será mesmo?
    Quanto ao municipio é na Maia, que ja me disseram ser dos mais caros a nivel de licenças!
    Tambem já me disseram que devo contar com uns 10000 só para as papeladas iniciais (ou seja 60 + 10). O orçamento neste momento como para todo o pais anda limitado e nao queria sair disto... será assim tanto so para papeis????
    Duvidas surgem de hora pra hora. E já ha muitos anos que me metem medo com empreiteiros... coisas do genero de pagar material de 1ª e receber material de 5ª ou pior ainda que só vemos quando surgem problemas porque a maioria dele fica camuflado...desde a areia para os cimentos como paredes em S escondidas atras de pladur....
    Falando bom portugues ando aqui como um burro a olhar para um palacio!
    Mas tambem...arrendar - nunca é meu; Tenho um terreno de borla; Apartamento daqui a 10 ou 15 anos já ninguem dá anda por ele pralem das inevitaveis chatisses de condominios e vizinhos mal encarados....
  6.  # 8

    Colocado por: patriciarsf já ha muitos anos que me metem medo com empreiteiros...


    Não se assuste que os empreiteiros hoje estão para o Dono de Obra como os policias para as criancinhas, ou seja já não metem medo nenhum!
    Como muito bem já disseram a 1ª coisa que deve fazer é confirmar junto da sua CM a possibilidade de construir nesse terreno.
    De seguida deve contactar um Gabinete de projectos da sua confiança ou com recomendações sérias e mandar elaborar os respectivos projectos sempre tendo em conta a sua limitação orçamental. O ideal seria mandar elaborar um mapa de trabalhos com as respectivas quantidades e preços de forma a saber se deduzindo os preços da mão de obras que irá ter a custo zero consegue fazer a totalidade da obra com o orçamento disponível.
    Porque tem um orçamento limitado contrate uma boa fiscalização. Esta deverá começar por analisar todo o projecto com vista a detectar possíveis falhas ou omissões que podem ser corrigidas de imediato a custo zero. Deverá ainda intervir na fase de analise dos orçamentos aconselhando-a e alertando-a para possíveis falhas que em obra levaram às tão famosas derrapagens.
  7.  # 9

    cara patriciarsf,

    como já lhe foi dito no fórum, o "orçamento" que tem é um pouco condicionante, no entanto, tudo é possível.
    uma vez que só dará de "empreitada" a parte de pedreiro, e as restantes artes e acabamentos serão feitos, pelo que entendi, por familiares e/ou amigos, tendo só que dar o material, conseguirá poupar bastante dinheiro. É assim que se construi a poupar, ou, poupa a construir!!!

    Relativamente a construir no terreno da sua avó, pode construir em nome dela caso não pretenda fazer empréstimo bancário. Caso pretenda fazer empréstimo bancário, terá que passar o terreno para o seu nome e instruir o processo no seu nome, mas o empréstimo não poderá ser em nome do seu namorado, terá que ser em seu nome, só se o terreno ficar em nome dos dois...

    Terá que ser consultado o PDM da zona para ver se o terreno é de construção e o que dá para construir.

    Caso pretenda qualquer informação disponha.

    Fiel Projectar - Arquitectura e Engenharia

    e-mail: [email protected]
    Concordam com este comentário: GF
  8.  # 10

    Colocado por: patriciarsfApartamento daqui a 10 ou 15 anos já ninguem dá anda por ele


    Não podia estar mais em desacordo. Dependendo da localização (e de outros factores), um apartamento pode ter muito mais interesse do que uma moradia, e ser vendido bem mais facilmente.

    No entanto, tendo o terreno à borla, é óbvio que lhe convém construir. Agora, com 60 mil euros e toda a boa vontade do mundo, acho difícil que você consiga fazer a festa - difícil passar dos 80m/100m2 com esse orçamento, e é difícil meter esse rossio que você deseja numa rua da betesga de 80m2. Que tal poupar uns trocos durante mais uns anos, e construir o que deseja com uma margem de manobra orçamental mais realista?
  9.  # 11

    Vamos a números?
    Colocado por: patriciarsfTenho um orçamento de 60000€ planeado
    , ou seja, 60.000/1,23=48.780€ + IVA

    Sendo que:
    Colocado por: patriciarsf2+1 quartos 2 WC sala cozinha garagem e arrumos

    Admitamos que é só a casa (não há muros, fossa, passeios, ....):
    - casa de 100m2 (cozinha/sala 35 + corredor 8 + IS acessibilidade 6 + suite 15+ 5 + quarto 12 + arrumos 6 + garagem 16) = 103m2 + 30% paredes = 134m2
    Já dá.... 364€/m^2 + IVA! .... valor muito baixo...

    Colocado por: patriciarsf(isto contando com a ajuda de muita gente a fazer trabalhos de electricidade, canalização, trolha...ou seja, só pago materiais)
    Ok, a mão de obra é de borla.... só paga materiais... e os seguros?
    Admitamos que também são oferta...

    Vejamos então umas contas de merceeiro (muito por alto):
    Sendo 134m2 de chão, e mesmo com mosaicos em tudo a 8+IVA, dá ~1100€ (mais cimento, areia, etc...)
    Temos 2 IS e cozinha, com cerca de 60m^2 de azulejo, e a 8+IVA, dá ~480€ (mais cimento, areia, etc...)
    Materiais de eletricidade e canalização.... apontemos uns 1000€
    Ramal de água/eletricidade/gás.... uns 1500€
    Licença de construção uns 1000€
    Caixilhos, uns 5000€
    Cozinha, uns 2500€
    Madeiras, uns 2000€
    Pinturas interiores e exteriores, uns 2500€
    Paineis solares 2.500€

    Dá mais de 22.000€ e ainda falta o esqueleto da casa (materiais) e telhado/cobertura.... dará o restante 26.000?
    E o recheio da casa (candeerios, cama, mesa...)?

    Penso que 60.000 já com IVA, é muiito curto.... ou então tem de abdicar de muito conforto....
    • mog
    • 23 fevereiro 2012

     # 12

    patrícia,

    Se encontrar um arquitecto que esteja mesmo a precisar de trabalho, talvez os 2000 euros cheguem (mesmo assim parece-me pouco). Mas há que contar com toda uma série de projectos para além da aquitectura (térmico,comunicações, etc, etc, etc). Se juntarmos a isto todas as restantes despesas com licenças camarárias, despesas de ligação de água/esgotos/luz (e já não falo de prolongamento de ramais), etc, eu diria que a informação que lhe deram de 10000 euros talvez não seja tão exagerada quanto isso. Digo eu que construí há pouco tempo atrás. Agora, como lhe disseram, nada como pedir orçamentos, e se contactar um gabinete que esteja habituado a trabalhar na zona até lhe pode dar uma visão muito aproximada dos custos com todas as burocracias (aliás, recomendo que depois de se dirigir à Câmara para ver a viabilidade de contrução faça exactamente isso para ter uma ideia aproximada de custos).


    Quanto à construção em si, os valores podem ser diferentes consoante, por exemplo, as características do terreno. Uma casa só r/c não é o mesmo que uma casa com cave, r/c e 1º andar (mesmo que as áreas sejam iguais). Eu também acho que 60000 é muito apertado, senão vejamos:

    Vamos admitir (e isto é especulação pura) que tratando-se de uma casa pequena e de simples execção faz a obra de pedreiro/trolha por uns 40000. É verdade que vai ter muitas "borlas" (óptimo!!!, vai poupar um dinheirão), mas essas borlas incluem, por exemplo, madeiras, tijoleira, louças sanitárias, estores, caixilharia/vidros, climatização (seja qual for o sistema por que opte)? É que tudo isto custa muito dinheiro.

    Boa sorte!
    • mog
    • 23 fevereiro 2012

     # 13


    Cozinha, uns 2500€



    Só para os electrodomésticos (a correr bem).
  10.  # 14

    Colocado por: mogSó para os electrodomésticos (a correr bem).
    Referia-me aos móveis apenas.... :-)
  11.  # 15

    Colocado por: mafgodAdmitamos que é só a casa (não há muros, fossa, passeios, ....):

    e é mesmo! o terreno em questões ja tem tudo isso..incluindo luz e agua (companhia e 2 furos) só tenho de puxar para la. Ja tem muros ja tem portões, passeio... é so mesmo a casa. O sitio em questão é "colado" a casa dos meus pais e actualmente usado como "porta das traseiras". Esta como quintal, mas tem os acessos todos porque junto a ele existem uns anexos.

    Colocado por: mogmas essas borlas incluem, por exemplo, madeiras,
    Sim, moveis chao tecto so pago materia prima e a preço para profissional.


    Colocado por: mogUma casa só r/c não é o mesmo que uma casa com cave, r/c e 1º andar
    sim res do chao! Não preciso mais que isso (subir a casa é um plano daqui a uns anos.....se der).
  12.  # 16

    Colocado por: patriciarsfQuanto ao municipio é na Maia, que ja me disseram ser dos mais caros a nivel de licenças!

    sim é, geralmente os municípios à volta do porto são todos caros"" nesse aspecto.
    Colocado por: patriciarsfTenho em vista os 60000 porque so planeio pagar "em cheio" o esqueleto diga-mos assim. A nivel de canalizações, electricidade, instalação de gas, madeiras e pinturas tenho quem me faça e so pago o material a preço para profissional e algum nem isso.. é dado! Tambem nao quero um palacio so dois quartos (um deles suite) normalissimos e um escritorio pequenino sala e wc e cozinha! Acho que é suficiente...mas posso estar redondamente enganada! Será mesmo?

    mesmo assim parece-me pouco, só se reduzir a área de casa.
    Colocado por: patriciarsfTambem já me disseram que devo contar com uns 10000 só para as papeladas iniciais (ou seja 60 + 10). O orçamento neste momento como para todo o pais anda limitado e nao queria sair disto... será assim tanto so para papeis????

    se contar com os projectos e licenças sim será nesse valor ou mais, mas contando com as licenças de construção.
    ao todo em gastos sem ser na construção pode apontar para esse valor com alguma variação, dependendo dos projectos e licenças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patriciarsf
    • SVM
    • 28 fevereiro 2012 editado

     # 17

    Vá lá pessoal, não desanimem a Patricia.
    Se ela tem ajudas, 60.000eur podem ser atingidos se for uma construção linear e sem grandes pormenores.
    as licenças, ainda não perguntaram se a câmara dela tem apoios para jovens por exemplo.
    Eu felizmente tive desconto de 80% se não me engano nas licenças dado pelo municipio como incentivo a construção a jovens com menos de 35 anos.

    o que custa é o investimento inicial. ninguém diz que não meta agora uma cozinha do IKEA e que daqui a 4/5 anos não meta a cozinha que gosta com outra qualidade.
    as caixilharias a mesma coisa. agora até já a saldos nas caixilharias, até usadas aparecem...

    Não sei a vossa opinião, mas nunca se construiu tão barato como agora, pelo menos na minha zona.
    (infelizmente para mim que também vivo disto)

    por exemplo, eu vou ter as madeiras de borla, todos os electrodomesticos de borla, todos os movimentos de terra - borla, electricidade, ITED, Segurança, faço eu e restantes, é preço de amigo e com isso conto reduzir bastante o investimento.

    Abraço
    Concordam com este comentário: ultrahipermega, Fiel Projectar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patriciarsf
 
0.0195 seg. NEW