Iniciar sessão ou registar-se
    • becas
    • 22 fevereiro 2012 editado

     # 1

    Ontem aconteceu uma situação muito desagradável e venho pedir a vossa ajuda para avaliar as consequências e se devo fazer algo.
    Passo a explicar: devido a uma infeliz conjugação de circunstâncias (lenha muito seca + demasiada lenha de uma vez só + entrada de ar inferior deixada aberto por esquecimento) o recuperador gerou demasiado calor. Isto, por si só, não seria problemático se não fosse uma circunstância: no andar de cima, a conduta de fumos passa numa coluna que foi propositadamente construída em pladur e, como é na casa de banho da suite, foi revestida a mosaico. Tem uma grelha a meio esta coluna.
    Se, no andar de baixo, nada notei, o meu marido, que estava no andar de cima entrou em pânico: começou a ouvir um barulho enorme, som de estalos, via-se fumo, cheirava imenso a queimado. A coluna estava quentíssima. Tentei diminuir o calor como pude: abri as portas do recuperador (é dupla face), espalhei a lenha, não a pude tirar porque não tinha nenhuma lata à mão. O calor foi diminuindo e tudo voltou ao normal.
    Do incidente, não ficou nenhuma marca, a não ser uma linha avermelhada fina na parte de cima da coluna. O teto é em pladur em toda a casa.
    Hoje tive cuidado com a lareira e nada se vê de anormal, mas cheira um pouco a queimado na casa de banho.
    Não foi aplicada lã de rocha em lado nenhum, a não ser no recuperador propriamente dito, mas no andar de cima o teto falso tem lã de rocha como isolamento.
    As minhas dúvidas: devo fazer alguma coisa? O quê? Que consequências isto pode ter no futuro?
    Eu até tirava a grelha na coluna para espreitar lá para dentro, mas está colada com silicone e depois não sei como voltar a pô-la - mas se acharem indispensável eu faço-o.
  1.  # 2

    Há novidades?
  2.  # 3

    Para evitar esse tipo de situações, os recuperadores de calor Uniko vêm equipados com um sistema de segurança (termostato de controlo da entrada de ar) que regula a quantidade da entrada de ar na queima, para não haver sob aquecimento. Conheça todas as características dos mesmos. Qualquer informação, por favor, não hesite em contactar:963246358. Obrigada.
    • becas
    • 24 fevereiro 2012

     # 4

    Colocado por: j cardosoHá novidades?


    Não...nestes dois últimos dias, acendi a lareira como habitualmente (com cuidados para não gerar demasiado calor) e não notei nada. Enfim, vamos esperar que esta chamuscadela não se repita!
  3.  # 5

    Os "estalos" deviam ser o inox a dilatar... o que é normal... já não é normal o resto, mas isso deve-se à falta de isolamento como foi dito.
  4.  # 6

    Para evitar esse tipo de situações, os recuperadores de calor Uniko vêm equipados com um sistema de segurança (termostato de controlo da entrada de ar) que regula a quantidade da entrada de ar na queima, para não haver aquecimento excessivo. Conheça todas as características dos mesmos. Qualquer informação, por favor, não hesite em contactar:963246358. Obrigada.
    • becas
    • 24 fevereiro 2012

     # 7

    EnergiasLimpas
    Não precisa de repetir que eu oiço bem lol
    E para inserir publicidade tem meios próprios, está bem? Não perca tempo que eu nao vou mudar de recuperador.
    •  
      alv
    • 24 fevereiro 2012

     # 8

    Vivam!
    Becas, como referiu Pladur espreitei. Não se preocupe demasiado com o sucedido. Em principio foi um ajustamento de toda a conduta e pelo Pladur e pela Lã de rocha, nada a temer.
    apenas verificar se foi bem construído e se a conduta foi feita antes d tecto para que esteja absolutamente hermética e sem contacto com as lãs. Outra coisa, porventura a mais importante e o maior erro é que essas couretes feitas em Pladur nos andares acima das lareiras servem, não só (Já pereço o PC a falar...) para esconder a tubagem, mas para tirar partido do aquecimento dela e para isso teria de haver duas grelhas de ventilação, sendo uma de absorção, a de baixo, e outra por onde sairia o ar quente, a de cima.
    Como descreveu ter apenas uma grelha, eis a minha proposta: retire-a e tape-a; Abra duas novas, uma no fundo da courete e uma no cimo. Vai ver que além de tapar a conduta, vai ter uma aquecimento extra nessa sua casa de banho.
    Espero ter ajudado, e "Fassa" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
    • becas
    • 24 fevereiro 2012

     # 9

    Colocado por: alvse a conduta foi feita antes d tecto para que esteja absolutamente hermética e sem contacto com as lãs


    Obrigada pela ajuda - pensei logo em si quando escrevi a mensagem!
    A courete (é esse o nome da coluna, certo?) não tem revestimento de lã de rocha, isso não é necessário, pois não?
    Já não me lembro se fizeram a conduta primeiro, mas penso que sim. Vou ver se consigo descobrir.

    Colocado por: alvpara tirar partido do aquecimento dela e para isso teria de haver duas grelhas de ventilação, sendo uma de absorção, a de baixo, e outra por onde sairia o ar quente, a de cima.

    A sugestão de pôr uma grelha até foi minha...ninguém sugeriu isso...mas que aquece, sem dúvida!

    Colocado por: alvretire-a e tape-a; Abra duas novas, uma no fundo da courete e uma no cimo

    Tapar a que existe é complicado por causa do azulejo que tem por cima (está a uma altura de 1,60m mais ou menos). Mas posso mandar fazer outra....é fácil cortar o azulejo e o pladir sem fazer estrago?

    Já me deixou mais tranquilizada...mas o cheiro a queimado deveu-se a quê? O pladur não terá ficado "chamuscado"?
  5.  # 10

    não tem revestimento de lã de rocha, isso não é necessário, pois não?
    para mim é sempre necessário, e de preferência a que tem folha de alumínio dos dois lados
    O pladur não terá ficado "chamuscado"?
    em principio não tem problema, eu nesses casos utilizo sempre placa cortafogo
    Tapar a que existe é complicado por causa do azulejo que tem por cima (está a uma altura de 1,60m mais ou menos). Mas posso mandar fazer outra....é fácil cortar o azulejo e o pladir sem fazer estrago?
    complicado não, faz um bocado de pó, pois o azulejo tem de ser cortado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
 
0.0151 seg. NEW