Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O mais recente que encontro é a Portaria Nº 702/2010.
    Edit: Mas que não está relacionada com esta parte em especifico :/

Portaria Nº 702/2010
    O Decreto -Lei n.º 297/99, de 4 de Agosto, regula a ligação à força de segurança, Guarda Nacional Republicana (GNR), de equipamentos de segurança contra roubo ou intrusão que possuam ou não sistemas sonoros de alarmes instalados em edifícios ou imóveis de qualquer natureza;
    Pela ligação ou autorização de ligação de dispositivos de alarme ou centrais públicas de alarme nos seus postos, a GNR cobrará as importâncias que forem anualmente fixadas por portaria dos Ministros da Administração Interna e das Finanças, a qual indicará ainda a afectação
    destas mesmas importâncias:
    Assim:
    Manda o Governo, pelo Ministro de Estado e das Finanças e pelo Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, ao abrigo do disposto no artigo 9.º do Decreto -Lei n.º 297/99, de 4 de Agosto, o seguinte:
    1 — A importância relativa à ligação ou autorização de ligação de dispositivos de alarme, prevista no artigo 9.º do Decreto -Lei n.º 297/99, de 4 de Agosto, é fixada em € 15 mensais.
    2 — O produto das taxas constitui receita da GNR, nos termos previstos no n.º 2 do artigo 48.º da Lei n.º 63/2007, de 6 de Novembro.
    3 — A presente portaria entra em vigor no 1.º dia útil do mês seguinte
    ao da sua publicação.

Vejam a parte em bold. O pagamento é mensal!
    Mas a minha interpretação é que isto diz respeito à ligação de uma central de alarmes à GNR e não à instalação de uma sirene.

A instalação de sirene é "regulada" pelo artigo 6º do DL 297/99:
    Artigo 6.o
    1 — A instalação de dispositivos de alarme que possuam sirene fica sujeita a comunicação ao governador civil do respectivo distrito, que informará a autoridade policial da área.
    2 — A comunicação deverá ser feita pelo proprietário ou utilizador do alarme, mediante utilização de impresso próprio, cujo modelo constitui anexo do presente decreto-lei, e o pagamento de uma taxa, que constitui receita do governo civil, de valor a fixar anualmente por portaria conjunta dos Ministros da Administração Interna e das Finanças.
    3 — A comunicação referida no número anterior deve conter as seguintes informações: nome, morada e telefone das pessoas ou serviços que permanentemente ou por escala podem em qualquer momento desligar o aparelho que haja sido accionado.
    4 — O proprietário ou utilizador do alarme deve assegurar que, no prazo de três horas contadas a partir do momento em que a força de segurança competente tiver
    solicitado a sua presença no local de instalação do aparelho, o equipamento é desligado.

Quanto a comunicação sem haver governador civil, o Despacho Nº 10416/2011 nomeou uma serie de responsáveis para:
    m) Em matéria de registo e instalação de alarmes sonoros, exercer os poderes previstos no Decreto -Lei n.º 297/99, de 4 de Agosto;
  2.  # 2

A taxa referida no artigo 6º é receita do governo civil enquanto que a taxa referida na Portaria é receita da GNR. Por isso não me parecem ser a mesma coisa.
    Ou seja, encontrei a portaria errada :)
    •  
      GF
    • 25 fevereiro 2012

# 3

Calma, isso parece-me que são aquelas centrais que ligam automaticamente para a GNR em caso de disparar o alarme.
    Não estamos a falar de uma sirene apenas, estamos a falar de uma ligação (telefonica?), estabelecida para o posto da GNR em caso de intrusão.
    Fica ainda a pergunta: e onde não existe GNR? ;)
  3.  # 4

Pois. depois entendi que eram dois pontos diferentes do mesmo DL.
    Mas penso que a parte do despacho se mantém. Ou seja, com a extinção do governador civil, passaram a responsabilidade directamente para algumas pessoas.
  4.  # 5

Talvez o melhor, para se esclarecerem as ideias, será enviar um e-mail para a PSP ou GNR para pedido de informação do que é necessário efetuar para colocar uma sirene de alarme no exterior de uma habitação.
  5.  # 6

Bom dia

Enviei e-mail a PSP e GNR, a perguntar qual o procedimento para legalizar as sirenes exteriores, mas nunca obtive reposta...

Entretanto já adquiri as sirenes exteriores que funcionam via wireless e podem ser adquiridas adicionalmente a este sistema (atenção que não pode funcionar em simultâneo com a sirene com fios fornecida, mas pode funcionar com varias wireless).

Quando o sistema esta armado tem um led que pisca. Quando o alarme é ativado, alem de começar a tocar a sirene inicia também um flash para identificar visualmente o alarme.

Deixo algumas imagens
      62 - Sirene Exterior.jpg
    •  
      GF
    • 14 abril 2012 editado

# 7

Já tenho meu alarme gsm, com todos os sensores wireless. Não comprei ao autor deste tópico, mas o alarme é muito semelhante.
    Aquilo já vem tudo pronto a funcionar, é só instalar os sensores sem fios e programar o numero de telemovel que deve ligar em caso de intrusão. O cartão SIM que se introduz na central pode ser de qualquer rede movel, mas tem de ter saldo para poder fazer chamadas em caso de intrusão, e ter o PIN desactivado.

Contudo, é um sistema algo falível, pois reparei que quando a sirene dispara, basta desligar os fios da central e o alarme cala-se.
    Portanto isto apenas funcionará bem, caso as sirenes (e a propria central) estejam muito bem escondidas. Caso contrário apenas irá tocar até o amigo do alheio encontrar o dito aparelho... a vantagem é que dá para esconder em qualquer lado, desde que tenha corrente eléctrica.
    A sirene é forte, são 120db, julgo que o equivalente a uma sirene da policia.
    No meu modelo dá para ligar uma sirene normal com fios à central e outra sem fios onde quiser. Tanto a central como a sirene sem fios necessitam de corrente eléctrica para funcionar.

De resto, 5 estrelas, fácil de utilizar e configurar.~
    Falta-me ainda testar os sensores pet-friendly, que não disparam com animais de estimação mas apenas com pessoas.

PS- ao autor do tópico aproveitei para dar aqui a minha opinião e não abrir um topico sobre o mesmo assunto.. mas se for preciso crio um novo topico :)
    • AoV
    • 14 abril 2012

# 8

Viva,

Tenho um alarme exactamente igual que meti na minha obra e têm feito o trabalho dele, dei 170€ +/- já com portes e vinha com:

- central
    - 4 comandos remotos
    - 4 sensores de interior
    - 5 sensores de porta
    - 1 sirene interior
    - respectivo transformador / bateria e pilhas.

Para minha surpresa o vendedor (encontrei no ebay) mandou já a central sincronizada com os comandos e sensores, embora seja muito fácil de fazer na programação, poupou-me tempo!

Relativamente a fiabilidade, têm de se ter em conta que é um produto chinês, mas tenho à 1 mês a funcionar e funciona bem, mas tenho a noção que se o "amigo" descobrir a central, facilmente cala o alarme, basta desligar o transformador e um botão "escondido" que têm na parte das ligações por trás (botão que permite desligar a bateria), no entanto o alarme demora cerca de 4 ~ 7 segundos a fazer a 1ª chamada pelos meus testes, pelo que tentei colocar a central de forma a que se demore mais tempo a conseguir encontra-la / chegar-lhe, assim mesmo que a descubra depois do alarme armado, certamente recebo a chamada antes.

Um coisa porreira que está também pensada neste alarme, é que em caso de estar armado, se for desligado a corrente eléctrica, ele manda um sms a alertar, como também manda depois outro sms quando a corrente eléctrica voltar. Segundo o manual a bateria da central têm uma duração para 4 horas.

Uma falha que considero neste alarme, é que em modo desarmado, podemos desligar sensores, e quando o armarmos ele não refila pela falta deles, simplesmente arma sem eles, como no meu caso ainda está na obra onde anda muita gente a circular, tenho o cuidado de ir ver sempre ao final do dia, não vá, sabe-se lá porquê, algum dos que lá trabalha lembrar-se de os desligar.

Relativamente ao armar / desarmar têm muitas possibilidades: pela própria central (não utilizo porque está escondida e nada acessível), pelos comandos remotos, por uma chamada ou por sms.

Há uma opção que também activei e pessoalmente gosto, sempre que o alarme é armado ou desarmado, envia-me um SMS a dar conhecimento, o que me ajuda a controlar as entradas, saídas na obra (por defeito não faz isto, é uma opção de setup), no manual aqui apresentado no fórum não faz referência a essa opção, mas o meu manual é versão 2 e o daqui do fórum é versão 1.

Resumidamente, o produto é +/- fiável, mas pelo preço desempenha muito bem o seu papel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leomarti
    •  
      GF
    • 14 abril 2012 editado

# 9

Colocado por: AoV

Tenho um alarme exactamente igual

Caro AoV,
    Obrigado pelo feedback. Demora algum tempo a familiarizar com todas as funções.
    Imaginando que o alarme dispara por qualquer motivo (falso alarme) e estamos longe, recebemos a chamada e/ou o sms e queremos desligar a sirene remotamente, é possivel enviando um sms para a central? Ainda não descobri essa função, e a sirene faz um chinfrim...
    Tambem percebi que é possivel o alarme estabelecer a chamada para o telemovel e transmitir em tempo real o que se ouve em casa...
    • AoV
    • 15 abril 2012 editado

# 10

Sim, se o alarme telefonar para si, atende a chamada, e vai ouvir uma informação com a zona em alarme (em inglês), para desligar o alarme, carrega na tecla 2 (as vezes é preciso carregar 2 vezes), pelo que receberá uma confirmação por voz "system disarmed". Se pretender voltar a activar o alarme, na mesma chamada, tecla 1, e ouvirá a mensagem "system armed", se pretender ouvir o que o microfone da central "ouve" (por 30 seg.) tecla 3.

Sem ser o alarme a telefonar para si (em situação de alarme), os comandos acima também são válidos se ligar para o nº do seu alarme, a diferença é que assim que o alarme atender, irá ouvir "please enter password", e têm de digitar o operation code (nota: digitar devagar, se fizer muito depressa não assume).

Por SMS existem 3 comandos, a sintaxe da mensagem é o operation code (default: 1234) + comando, assumindo que o operation code é 1234:

12341 - Arma o alarme
    12342 - Desarma o alarme
    12343 - Recebe um sms de resposta indicando os últimas 9 (ou 10) ocorrências de alarme, indicando o nº da zona, data e hora (muito útil).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leomarti
    •  
      GF
    • 15 abril 2012

# 11

Obrigado AoV, já testei e funciona 5 estrelas com esses comandos via sms.
    Ontem experimentei também activar e desactivar o alarme fora de casa com o respectivo comando (para poder fazê-lo diariamente quando saio de manha ou quando chego à noite antes de entrar em casa) e já percebi que aquilo não é muito fiável (distancia do comando à central aprox 5-7 metros com paredes). Fico sem saber se desactivou ou o contrário, por isso já percebi que o melhor é fazê-lo por sms conforme sugeriu e aí não falha e até responde por sms que está activado/desactivado.

Lá está, isto é chines e é barato por isso não se pode exigir muito, mas há funções que deixam a desejar...
  6.  # 12

Alguem consegue o manual em português? As traduções automáticas deixam-me muitas duvidas.

Obrigado
    • AoV
    • 15 abril 2012

# 13

Colocado por: gf2011Fico sem saber se desactivou ou o contrário, por isso já percebi que o melhor é fazê-lo por sms conforme sugeriu e aí não falha e até responde por sms que está activado/desactivado.

Têm uma maneira muito simples de saber se armou / desarmou:

Entre com o seu setup code (default: 8888#), e faça a instrução 751#
    Com esta opção activada quando armar o alarme, ele vai dar 1 toque de sirene, e quando desarmar vai dar 2 toques, por isso consegue saber se o comando funcionou ou não, de notar que têm um delay de 2 a 3 segundos após armar / desarmar, mas funciona! Se depois de activar esta função, não gostar, pode desactiva-la com a instrução 750# no setup.

Foi das primeiras funções que activei no meu :)

Colocado por: leomartiAlguem consegue o manual em português? As traduções automáticas deixam-me muitas duvidas.

Em português nunca vi nenhum manual para este alarme, mas já vi em espanhol, se lhe interessar posso procurar...
    •  
      GF
    • 15 abril 2012

# 14

Sim, aquele ingles é demais... é ingles da china ;)
  7.  # 15

Colocado por: AoVEm português nunca vi nenhum manual para este alarme, mas já vi em espanhol, se lhe interessar posso procurar...

Muito obrigado pela sua disponibilidade.
    Em espanhol serve à perfeição, (utilizo-o diariamente...)
    • AoV
    • 15 abril 2012

# 16

Segue o manual que encontrei em espanhol!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leomarti, mafgod, Alarme Casa GSM
    • AoV
    • 15 abril 2012

# 17

Segue a "consulta rápida", que vinha no manual, que para mim é o mais completo porque têm os comandos e setups todos possíveis no alarme.
      consulta_rapida_alarme.jpg
  8.  # 18

Bom dia

Mesmo não me tendo comprado os alarmes fico feliz por estarem satisfeitos com o sistema de alarme. A razão de eu vender mais caro é que mando vir o sistema do Reino Unido, devido à alfandega e ao tempo de espera (máximo 5 dias).

Tendo em conta o vosso feedback do funcionamento do alarme tenho duas questões, que caso me pudessem esclarecer agradecia:
    gf201
    No meu modelo dá para ligar uma sirene normal com fios à central e outra sem fios onde quiser. Tanto a central como a sirene sem fios necessitam de corrente eléctrica para funcionar.

O meu fornecedor diz-me que não se podem ligar a sirene interior e exterior ao mesmo tempo? O seu alarme vem com alguma ligação especial que permita ligar as duas sirene ou ligou simplesmente os fios (vermelho e preto) diretamente ao alarme e funcionou?

AoV
    Um coisa porreira que está também pensada neste alarme, é que em caso de estar armado, se for desligado a corrente eléctrica, ele manda um sms a alertar, como também manda depois outro sms quando a corrente eléctrica voltar. Segundo o manual a bateria da central têm uma duração para 4 horas.

Como se efetua esta configuração?

Cumprimentos
    • AoV
    • 16 abril 2012

# 19

Colocado por: Alarme Casa GSMBom dia
    A razão de eu vender mais caro é que mando vir o sistema do Reino Unido, devido à alfandega e ao tempo de espera (máximo 5 dias).

Do Reino Unido não têm alfandega, mas pessoalmente compreendo que têm de ganhar o seu :)

Colocado por: Alarme Casa GSM

O meu fornecedor diz-me que não se podem ligar a sirene interior e exterior ao mesmo tempo? O seu alarme vem com alguma ligação especial que permita ligar as duas sirene ou ligou simplesmente os fios (vermelho e preto) diretamente ao alarme e funcionou?

Certamente ainda não experimentou, o meu manual também refere que não dá, mas como não tenho nenhuma sirene sem fios, não posso experimentar.

Como se efetua esta configuração?

Cumprimentos

Não se configura (exceptuando que têm de ter o contacto SMS adicionado), o alarme faz isto "by default", no entanto só envia SMS's relativos à energia, se o alarme estiver em modo ARMADO, e têm um delay de muitos segundos (não sei precisar quantos) até enviar o SMS a notificar a perca de energia.
  9.  # 20

AoV
    Bom dia
    A razão de eu vender mais caro é que mando vir o sistema do Reino Unido, devido à alfandega e ao tempo de espera (máximo 5 dias).

Do Reino Unido não têm alfandega, mas pessoalmente compreendo que têm de ganhar o seu :)

Claro que do Reino Unido não tem alfandega como de qualquer outro pais da UE. O que eu referi foi que mando vir do Reino Unido para não ter que passar na Alfandega em Portugal e depois perder mais duas semanas (uma a verificarem a mercadoria e outra a enviarem o aviso de desalfandegamento) e depois ter de pagar os 21 % do IVA + taxas administrativas, enviado os documentos pelo correio ou indo à alfandega que está aberta das 9h00 ao 12h 30 e das 14h00 às 17h00, justamente o horario laboral de uma pessoa normal. Por isso qualquer coisa que se compre dentro da União Europeia é mais caro do que quando se manda vir diretamente da China. É obvio que quero ganhar o meu, se não não punha nada a venda...

0.0175 seg. NEW