Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde a Todos

    Passo a explicar a minha situação, realizei um CPCV com uma empresa para comprar um imóvel por 80 000€, sinalizei com 20 000€ para obter melhor preço e habitar casa até realização da escritura.

    Encontro-me a habitar a casa à 4 meses com luz, água e gás em meu nome....

    A empresa abriu insolvência.....

    Que posso fazer?

    Irei ficar sem dinheiro e a casa?
  2.  # 2

    Sei exactamente o que deve fazer. Pois em 1999 aconteceu-me exactamente o mesmo. Tem que ser rápido e eficiente senão vai perder tudinho (sem o querer alarmar).

    O meu assunto ainda hoje está em Tribunal, mas eu tenho a casa porque me foi declarado direito de retenção. Mas foi uma longaaaa batalha...

    Deverá com urgência: constituir advogado e ter as contas em seu nome (água, luz e etc). Reunir as provas de que assinou o contrato, de que pagou o sinal e de que as chaves lhe foram entregues. E para começar é isto. O resto é ter muita paciência e alguma sorte ;)
  3.  # 3

    Muito obrigado!

    Que posso fazer então?

    As contas estão todas em meu nome desde inicio (4 meses), pago condomínio , desde que lá habito (4 meses)...

    Até divisória em pladur já fiz na casa. Tenho seguro multiriscos na casa em meu nome....
    Se pudesse indicar-me os principais passos a seguir, agradecia imenso, são as poupanças de uma vida que entreguei de sinal...

    Poderá auxiliar-me nesta situação?

    se pudesse entrar em contacto consigo, era uma grande ajuda....


    Muito obrigado pela resposta....
  4.  # 4

    Já lhe mandei uma mensagem. Mas por agora é mesmo urgente que constitua advogado porque deverá instaurar um processo declarativo contra o vendedor (devendo eventualmente primeiro interpelá-lo para o cumprimento, para que a mora se converta em incumprimento definitivo). Também é necessário reclamar créditos (em simultâneo) no processo de insolvência.

    Mas tudo o que lhe digo deve ser adaptado à sua situação concreta, analisando o contrato e etc. Mas o que lhe digo é, isso não é coisa fácil nem rápida mas para não perder direitos deverá agir depressa :)
  5.  # 5

    A empresa entrou em insolvência em 08/02/2012.

    Foi denominado um administrador de insolvência, e o prazo para reclamação de créditos fixado foi de 30 dias, até 08/03/2012 ou uns dias a mais...

    Só fui informado disto ontem, pelo que para a semana irei enviar carta registada com aviso de recepção com reclamação do crédito e provas, cópia do CPCV, cópias das transferências e alguns emails trocados com a empresa para a morada deste administrador....

    Mas como eu existem centenas....

    è assim que devo proceder? a minha maior dúvida é em relação ao habitar a casa......

    Obrigado
  6.  # 6

    Não faça nada do que diz. Constitua advogado! Deve interpor acção declarativa depressa e antes de reclamar créditos. E deve constituir advogado para reclamar créditos.

    Se fizer como lhe digo, pode passar "à frente" do Banco e receber em primeiro lugar. Se ficar atrás do Banco perde o dinheiro todo porque normalmente o dinheiro não chega para os Bancos...

    A sua maior dúvida não deveria ser no que se refere à casa. Garanto que nesse aspecto não há problema, se fizer como lhe digo!
  7.  # 7

    Não tem problema em estar a habitar a casa :) Peça depressa o que houver a pedir, água, EDP, etc. :)
  8.  # 8

    já tenho tudo isso há 4 meses....
  9.  # 9

    o contrato com a EDP não é para obra. é definitivo, certo? a fracção tem certificado da certiel? e licença de habitação? está a pagamento ou já a tem?
  10.  # 10

    o contarto EDP não é para obra, é definitivo, está em meu nome e pago todos os meses...

    A fracção tem um código da certiel, sem ele não era possível realizar contrato com EDP.. o alvará de utilização foi-me enviado por um antigo funcionário, tenho em pdf, alvara utilização garagem e de habitação. tenho em pdf a caderneta da fracção e garagem... tenho a planta e certificado certiel em pdf...

    Tenho todos estes docs em pdf
  11.  # 11

    Então está tudo ok e a sua situação está regular nesse ponto. Nãos e preocupe no que se refere à ocupação do imóvel. Tem que tratar só da parte legal da coisa.
  12.  # 12

    Tenho que arranjar advogado e fazer aquilo que já mencionou antes?

    este fim de semana vou falar com um conhecido que é advogado e trabalha na área de escrituras e etc...

    Se precisar da sua ajuda posso recorrer?
  13.  # 13

    Claro, vá dando novidades.
  14.  # 14

    Farei mesmo isso...

    Você não sabe a caridade que está a fazer....


    Agradeço do fundo do coração
    •  
      GF
    • 24 fevereiro 2012

     # 15

    Vá habitando e considere como se fosse um arrendamento, é a melhor maneira de ver a coisa, 20 mil euros pagaria por um arrendamento a 700 euros, uns 2 anos.
    Você é também credor, junte-se à lista o mais rapido possivel, mas provavelmente já deve ter bancos, finanças e segurança social à sua frente....
  15.  # 16

    Vê? Há montanhas de gente que lhe vai vender isto do Banco passar à sua frente. Não é verdade que isto seja sempre assim. No meu caso felizmente, eu passei à frente do Banco :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Cesca
  16.  # 17

    É em si que me vou fiar.

    São os seus conselhos e apoios que pretendo adquirir (princesa_)!
    Agradeço-lhe imensamente

    Obrigado ao gf2011 na mesma
    •  
      GF
    • 24 fevereiro 2012 editado

     # 18

    Ninguém "vende" nada, basta estar tudo hipotecado, o valor da hipoteca ser superior ao valor de avaliação, e ardeu. E se houver fisco e SS à mistura, pior ainda, estes têm prioridade.


    Claro que deve-se tentar, não se vai esbanjar dinheiro fora e os seus conselhos neste caso são bem uteis, até porque pelos vistos tem o seu caso como exemplo e ninguém melhor que um advogado (experiente na àrea) para ajudar.
  17.  # 19

    Não ardeu meu caro. Chama-se direito de retenção e passa à frente da hipoteca!!! Eu sei que não sabia. Diria que 90% dos advogados também não sabe. É por isso que há tanta gente a perder dinheiro nestas situações.

    E eu, só sei porque já passei por isto, e sim, passei à frente da hipoteca do Banco.
  18.  # 20

    "vão vender isto" significa vão dar-lhe essa opinião como a certa.

    Não é verdade que as coisas funcionem como diz, mas é verdade que a maior parte das pessoas pensa assim.

    P.s. o Fisco e em alguns casos o Estado passa à frente do direito de retenção. Mas o Banco fica atrás.
 
0.0245 seg. NEW