Iniciar sessão ou registar-se
    • dvd
    • 25 fevereiro 2012 editado

# 1

Boas

Tenho um sistema de AQS+Aquecimento central, com Caldeira Vulcano Cerastar 24KW, a gás nat., e Depósito de 160 L com 1 serpentina que liga ao circuito de AQS da Caldeira.
    Este deposito tem uma sonda que liga à Caldeira para controlo da temperatura de AQS do Depósito.

Pretendo instalar um colector solar com termosifão de 200L, para apoio de AQS, de modo a não depender tanto do Gás e também ter mais capacidade de acumulação de agua quente (daí a escolha de um TS em vez de um CF, que me obrigava a mudar para um tanque de 2 serpentinas, deitando fora o existente de 160L).

Aceitam-se sugestões.

cumps
    DV
  1.  # 2

Eu diria , manda fora o deposito de 160L e compra CF.
    Ter dois depósitos só porque já tenho um , é pouco provável que funcionem bem.

Vai montar-los em serie??
    Repare que quando o solar funcionar aquece os 200l , mas não o de 160, este só seria aquecido pela caldeira.

A única solução para manter dois depósitos (penso eu de que), mas que implicaria à mesma a compra de um CF. seria ligar a caldeira e o solar ao deposito de duas serpentinas (para quem tem 160l , um de 200l chegaria). o retorno do solar seria então ligado em serio com o deposito de 160l que seria o primeiro.

Ou seja: a agua entra no de 160l é pré aquecida com os restos do solar. Depois entra no 200l onde é mantida quente pelo solar ou pela caldeira.

No inverno, a vantagem seria que a agua não entraria a temperaturas tão baixas no 200l. Algumas cautelas com a bactéria legionella no de 160l...mas se o 200l estiver a >60º não deverá existir problemas.

No verão terá 360l de agua quente e no inverno terá 200l.
  2.  # 3

Opção 1:
    Mantem o depósito de 160 litros e utiliza a serpentina para o solar, depois pelo que percebi a sua caldeira não faz AQS instantanea, só o faz por acumulação, então abdica da caldeira e instala uma resistência elétrica.

Opção 2:
    Instala uma circulação forçada 200 litros com 2 serpentinas e utiliza a caldeira como sistema de apoio

Opção 3: Instala um termossifão que não poderá trabalhar em conjunto com a caldeira visto esta só fazer AQS por acumulação.
    • dvd
    • 25 fevereiro 2012

# 4

Boa noite

Obrigado desde já pelos vossos comentários.
    Relativamente à situação de meter em série o TS com o dep de 160L.
    A actual entrada de agua fria do Deposito de 160L, passaria a ser desviada para a alimentação de agua fria ao TS. O retorno deste entraria na entrada de agua fria do depósito de 160L. A caldeira faria a compensação no actual depósito em caso de a temperatura ser baixa (provávelmente no inverno). Mesmo assim a compensação de gás seria para elevar de uma temperatura de 35 ou 40ºC no inverno para os 60ºC. No verão, em principio não seria necessário.

cumps
    DV
  3.  # 5

Vai gastar gás o ano inteiro!

Pense assim: de noite ou quando não gastar agua, esta arrefece. A caldeira arranca para compensar!!! Mesmo com o TS quente!!

Colocado por: dvdBoa noite

Obrigado desde já pelos vossos comentários.
    Relativamente à situação de meter em série o TS com o dep de 160L.
    A actual entrada de agua fria do Deposito de 160L, passaria a ser desviada para a alimentação de agua fria ao TS. O retorno deste entraria na entrada de agua fria do depósito de 160L. A caldeira faria a compensação no actual depósito em caso de a temperatura ser baixa (provávelmente no inverno). Mesmo assim a compensação de gás seria para elevar de uma temperatura de 35 ou 40ºC no inverno para os 60ºC. No verão, em principio não seria necessário.

cumps
    DV
  4.  # 6

Colocado por: system32Vai gastar gás o ano inteiro!

Pense assim: de noite ou quando não gastar agua, esta arrefece. A caldeira arranca para compensar!!! Mesmo com o TS quente!!

ho system e isso não tem solução??? pense um bocado! pelo que me apercebi o homem quem uma coisa barata! bem e com o termosifão pode fazer de varias maneiras!

-liga em serie com o deposito de 160l
    -liga com uma bomba circuladora do TS ao outro deposito
    -liga com um termostacto no TS para cortar o aquecimento dos 160l sempre que esta quente
    -liga com uma valvula 3 vias, se estiver quente vai para casa se tiver fria vai ao deposito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dvd
    • dvd
    • 26 fevereiro 2012 editado

# 7

Exacto Sérgio, a ideia é arranjar uma solução pouco dispendiosa.
    As sugestoes parecem-me boas.
    Já agora. Uma vez que tenho este deposito apenas com uma serpentina, não poderia usar uma CF, em vez de um TS em serie com este deposito?. Para isso poderia colocar 2 válvulas de 3 vias no circuito da serpentina do deposito e em vez de comprar um TS compraria apenas o Painel Solar, um Kit Solar e 2 válvulas de 3 vias. Teria de usar anti congelante, o que para a caldeira não sei se seria problema?.
    Quando a temperatura do painel solar fosse baixa ( penso que é medida no kit solar) , como por exemplo, no inverno, comutavam-se automaticamente as 2 válvulas de 3 vias para o circuito da caldeira, passando esta a aquecer o deposito. Quando as válvulas de 3 vias estivessem comutadas para o lado do painel solar, faria um encravamento com a caldeira para esta não der ligar, pois nesta situação teria interrompido o circuito da serpentina para a caldeira.
  5.  # 8

Colocado por: dvdExacto Sérgio, a ideia é arranjar uma solução pouco dispendiosa.
    As sugestoes parecem-me boas.
    Já agora. Uma vez que tenho este deposito apenas com uma serpentina, não poderia usar uma CF, em vez de um TS em serie com este deposito?. Para isso poderia colocar 2 válvulas de 3 vias no circuito da serpentina do deposito e em vez de comprar um TS compraria apenas o Painel Solar, um Kit Solar e 2 válvulas de 3 vias. Teria de usar anti congelante, o que para a caldeira não sei se seria problema?.
    Quando a temperatura do painel solar fosse baixa ( penso que é medida no kit solar) , como por exemplo, no inverno, comutavam-se automaticamente as 2 válvulas de 3 vias para o circuito da caldeira, passando esta a aquecer o deposito. Quando as válvulas de 3 vias estivessem comutadas para o lado do painel solar, faria um encravamento com a caldeira para esta não der ligar, pois nesta situação teria interrompido o circuito da serpentina para a caldeira.

não isso não é solução, não por causa do anti-congelante ou outra coisa coisa, mas sim porque normalmente esse deposito de 160l a serpentina não é adequada para o funcionamento com painel solar ou seja não deve ter a potencia suficiente para a colocação de paineis solares!
    • dvd
    • 26 fevereiro 2012 editado

# 9

Estive a consultar os dados do deposito e a potência a transferir para a serpentina con Tav=90 graus e Tac=45 graus é de 24,8 KW. A área de transferencia é de 0,6 m² e o volume de agua é de 4 litros.
    Alias a potência da caldeira á qual esta ligada a serpentina neste momento é de 24KW precisamente.
    Por outro lado, tendo o kit solar bomba com regulação de velocidade, poder-se-ia controlar também a transferencia do calor para o deposito usando também esta variável.
    Que achas?
  6.  # 10

Com esses elementos extra, mais vale a pena comprar logo um CF. Fica um sistema mais limpo e eficás.

Alias ou sou contra os TS , excepto em climas bem quentes. AS percas de calor no inverno À noite , mandam quase para o lixo o mais fraco rendimento (que os CF) dos TS durente o dia. Tipicamente os depositos dos TS tem o mesmo isolante dos CF , mas os CF estão dentro de casa protegidos do vento!

Quer querer que eu este inverno praticamente não gastei sequer energia de apoio??? É verdade que este inverno tem tido muito sol, mas também muito frio e o meu deposito está quase todo com mais de 70º. Num TS como deposito deitado você aproveita muito menos agua quente que o tamanho dele devido à fraca capacidade de estratificação desses depósitos.

Colocado por: Sergio Rodrigues

ho system e isso não tem solução??? pense um bocado! pelo que me apercebi o homem quem uma coisa barata! bem e com o termosifão pode fazer de varias maneiras!

-liga em serie com o deposito de 160l
    -liga com um termostacto no TS para cortar o aquecimento dos 160l sempre que esta quente
    -liga com uma valvula 3 vias, se estiver quente vai para casa se tiver fria vai ao deposito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dvd
    • dvd
    • 26 fevereiro 2012

# 11

Colocado por: system32Com esses elementos extra, mais vale a pena comprar logo um CF. Fica um sistema mais limpo e eficás.
    Alias ou sou contra os TS , excepto em climas bem quentes. AS percas de calor no inverno À noite , mandam quase para o lixo o mais fraco rendimento (que os CF) dos TS durente o dia. Tipicamente os depositos dos TS tem o mesmo isolante dos CF , mas os CF estão dentro de casa protegidos do vento!

Quer querer que eu este inverno praticamente não gastei sequer energia de apoio??? É verdade que este inverno tem tido muito sol, mas também muito frio e o meu deposito está quase todo com mais de 70º. Num TS como deposito deitado você aproveita muito menos agua quente que o tamanho dele devido à fraca capacidade de estratificação desses depósitos.

Olá system32, já estou tentado a por de lado o TS e comprar apenas um painel solar, kit solar e 2 vlv's de 3 vias e utilizar o deposito existente.
    Até porque o TS no telhado fica uma espécia de "trambolho".
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 12

Colocado por: dvd

Olá system32, já estou tentado a por de lado o TS e comprar apenas um painel solar, kit solar e 2 vlv's de 3 vias e utilizar o deposito existente.

ao fazer isso mande fora o acumulador que tem, ja lhe disse não vai ter o mesmo rendimento, o acumulador que tem não tem uma serpentina com potencia adequada ao solar! mais vale comprar um sistema completo!
  8.  # 13

Tambem poder utilizar um permutador de placas para aquecer a água desse depósito, assim pode manter o depósito existente, mas a melhor solução será mesmo desistir desse depósito e avançar para uma CF de 200 litros.
    • dvd
    • 28 fevereiro 2012

# 14

Estas pessoas agradeceram este comentário:dvd

Boas
    A ligação da bomba circuladora ao TS é pacifica?
    Imaginemos que ligo uma bomba circuladora na entrada de retorno do actual deposito de 160L.
    A aspiração desta bomba ligará a um T com uma válvula de 3 vias. De um lado recebe do retorno normal das aguas da casa e do outro recebe do TS. Quando a agua no TS está a uma temperatura superior à do deposito de 160L, a válvula comuta para o TS e a bomba recircula até as temperaturas ficarem iguais. Nesta altura a válvula de 3 vias comuta para o retorno de consumo e a bomba pode até fazer recirculacao, por exemplo de manha alguns minutos antes da hora dos banhos. Entretanto durante o dia ao haver consumo do deposito de 160L, este iria arrefecer e o TS durante o dia ia aquecendo, recuperando das perdas da noite. Nesta altura tornaria a haver diferencial de temperatura entre os 2 depósitos e tornaríamos a ter a comutação da válvula de 3 vias para o TS e a respectiva recirculacao da bomba entre os dois depósitos até as temperaturas de ambos de equilibrarem.
    Funcionará?
    • dvd
    • 1 março 2012

# 15

Oi? Algum comentário?
  9.  # 16

E necessita de um esquentador como energia auxiliar, ou quer meter as 3 vias no primario e alternadamente usar o solar ou o gas???

Concordam com este comentário:eu
  10.  # 17

Andar a resircular as aguas ente os depósitos é perder calor desalmadamente.

E mantenho a ideia do CF apenas com um deposito maior e de duas serpentinas, e com com o 160l para pré aquecimento, ou não!!

Mais eficiente, mais capacidade e bonito!! (e um pouco mais caro).

Boas
    A ligação da bomba circuladora ao TS é pacifica?
    Imaginemos que ligo uma bomba circuladora na entrada de retorno do actual deposito de 160L.
    A aspiração desta bomba ligará a um T com uma válvula de 3 vias. De um lado recebe do retorno normal das aguas da casa e do outro recebe do TS. Quando a agua no TS está a uma temperatura superior à do deposito de 160L, a válvula comuta para o TS e a bomba recircula até as temperaturas ficarem iguais. Nesta altura a válvula de 3 vias comuta para o retorno de consumo e a bomba pode até fazer recirculacao, por exemplo de manha alguns minutos antes da hora dos banhos. Entretanto durante o dia ao haver consumo do deposito de 160L, este iria arrefecer e o TS durante o dia ia aquecendo, recuperando das perdas da noite. Nesta altura tornaria a haver diferencial de temperatura entre os 2 depósitos e tornaríamos a ter a comutação da válvula de 3 vias para o TS e a respectiva recirculacao da bomba entre os dois depósitos até as temperaturas de ambos de equilibrarem.
    Funcionará?

0.0229 seg. NEW