Colocado por: dvdBoa noite
Obrigado desde já pelos vossos comentários.
Relativamente à situação de meter em série o TS com o dep de 160L.
A actual entrada de agua fria do Deposito de 160L, passaria a ser desviada para a alimentação de agua fria ao TS. O retorno deste entraria na entrada de agua fria do depósito de 160L. A caldeira faria a compensação no actual depósito em caso de a temperatura ser baixa (provávelmente no inverno). Mesmo assim a compensação de gás seria para elevar de uma temperatura de 35 ou 40ºC no inverno para os 60ºC. No verão, em principio não seria necessário.
cumps
DV
Colocado por: system32Vai gastar gás o ano inteiro!
Pense assim: de noite ou quando não gastar agua, esta arrefece. A caldeira arranca para compensar!!! Mesmo com o TS quente!!
Colocado por: dvdExacto Sérgio, a ideia é arranjar uma solução pouco dispendiosa.
As sugestoes parecem-me boas.
Já agora. Uma vez que tenho este deposito apenas com uma serpentina, não poderia usar uma CF, em vez de um TS em serie com este deposito?. Para isso poderia colocar 2 válvulas de 3 vias no circuito da serpentina do deposito e em vez de comprar um TS compraria apenas o Painel Solar, um Kit Solar e 2 válvulas de 3 vias. Teria de usar anti congelante, o que para a caldeira não sei se seria problema?.
Quando a temperatura do painel solar fosse baixa ( penso que é medida no kit solar) , como por exemplo, no inverno, comutavam-se automaticamente as 2 válvulas de 3 vias para o circuito da caldeira, passando esta a aquecer o deposito. Quando as válvulas de 3 vias estivessem comutadas para o lado do painel solar, faria um encravamento com a caldeira para esta não der ligar, pois nesta situação teria interrompido o circuito da serpentina para a caldeira.
Colocado por: Sergio Rodrigues
ho system e isso não tem solução??? pense um bocado! pelo que me apercebi o homem quem uma coisa barata! bem e com o termosifão pode fazer de varias maneiras!
-liga em serie com o deposito de 160l
-liga com uma bomba circuladora do TS ao outro deposito
-liga com um termostacto no TS para cortar o aquecimento dos 160l sempre que esta quente
-liga com uma valvula 3 vias, se estiver quente vai para casa se tiver fria vai ao depositoEstas pessoas agradeceram este comentário:dvd
Colocado por: system32Com esses elementos extra, mais vale a pena comprar logo um CF. Fica um sistema mais limpo e eficás.
Alias ou sou contra os TS , excepto em climas bem quentes. AS percas de calor no inverno À noite , mandam quase para o lixo o mais fraco rendimento (que os CF) dos TS durente o dia. Tipicamente os depositos dos TS tem o mesmo isolante dos CF , mas os CF estão dentro de casa protegidos do vento!
Quer querer que eu este inverno praticamente não gastei sequer energia de apoio??? É verdade que este inverno tem tido muito sol, mas também muito frio e o meu deposito está quase todo com mais de 70º. Num TS como deposito deitado você aproveita muito menos agua quente que o tamanho dele devido à fraca capacidade de estratificação desses depósitos.
Colocado por: dvd
Olá system32, já estou tentado a por de lado o TS e comprar apenas um painel solar, kit solar e 2 vlv's de 3 vias e utilizar o deposito existente.
Até porque o TS no telhado fica uma espécia de "trambolho".
-liga com uma bomba circuladora do TS ao outro deposito
-liga com um termostacto no TS para cortar o aquecimento dos 160l sempre que esta quente
-liga com uma valvula 3 vias, se estiver quente vai para casa se tiver fria vai ao depositoEstas pessoas agradeceram este comentário:dvd
Olá system32, já estou tentado a por de lado o TS e comprar apenas um painel solar, kit solar e 2 vlv's de 3 vias e utilizar o deposito existente.
Até porque o TS no telhado fica uma espécia de "trambolho".Concordam com este comentário:eu
Boas
A ligação da bomba circuladora ao TS é pacifica?
Imaginemos que ligo uma bomba circuladora na entrada de retorno do actual deposito de 160L.
A aspiração desta bomba ligará a um T com uma válvula de 3 vias. De um lado recebe do retorno normal das aguas da casa e do outro recebe do TS. Quando a agua no TS está a uma temperatura superior à do deposito de 160L, a válvula comuta para o TS e a bomba recircula até as temperaturas ficarem iguais. Nesta altura a válvula de 3 vias comuta para o retorno de consumo e a bomba pode até fazer recirculacao, por exemplo de manha alguns minutos antes da hora dos banhos. Entretanto durante o dia ao haver consumo do deposito de 160L, este iria arrefecer e o TS durante o dia ia aquecendo, recuperando das perdas da noite. Nesta altura tornaria a haver diferencial de temperatura entre os 2 depósitos e tornaríamos a ter a comutação da válvula de 3 vias para o TS e a respectiva recirculacao da bomba entre os dois depósitos até as temperaturas de ambos de equilibrarem.
Funcionará?