Iniciar sessão ou registar-se
    • VSC
    • 25 fevereiro 2012 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a pensar colocar ETICS na minha moradia e gostaria de saber a vossa opinião para o seguinte caso:

    Todas as janelas/portas têm uma moldura em pedra (não sei o termo técnico) de 2 cm. Estou a pensar colocar etics com 6cm logo sobrepor-se-á a esta moldura. Que me aconselham? Retirar a moldura em pedra (não a colocarei de volta) ou colocar etics de 4cm apenas na moldura ficando assim esta coberta pelo etics.

    Anexo foto para uma melhor compreensão.
    Desde já muito obrigado.

    Cumprimentos.
      Porta.JPG
  1.  # 2

    boas. pode retirara a pedra e no sitio da pedra colocar uma tira de XPS mais grossa que no resto da parede e continua com o efeito da cantaria. depois pinta de outra cor. deve é reforçar bem essas zonas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VSC
    • VSC
    • 25 fevereiro 2012

     # 3

    Colocado por: fernandoFerreiraboas. pode retirara a pedra e no sitio da pedra colocar uma tira de XPS mais grossa que no resto da parede e continua com o efeito da cantaria. depois pinta de outra cor. deve é reforçar bem essas zonas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VSC

    Boa noite,

    Desde já muito obrigado pelo comentário.
    Eu não faço questão de manter o efeito estético da cantaria, quer tire a pedra ou não, vou pintar tudo da mesma cor.
    Eu só gostava de saber se será possível não retirar a pedra (dava menos trabalho) e ao mesmo tempo não prejudicar a eficiência do ETICS.

    Muito obrigado.
  2.  # 4

    Boa noite

    Amigo é melhor por o capoto de 4cm de grossura, assim arremata melhor em cima do granito com massas próprias, do que estar arrebentar com o portal todo, mas tambem sai bem o granito, embora vai partir não é, depois tem que revestir em antes de por o capoto isolamento térmico.

    obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VSC
    • VSC
    • 25 fevereiro 2012

     # 5

    Colocado por: Anonimo16062021
    Eu diria que convém retirar as pedras para poder dobrar (isolar) as ombreiras com ETICS..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VSC


    Não poderei dobrar (isolar) por cima do granito? Não é aconselhável ou diz isso para não reduzir a área da porta?

    Muito obrigado.
    • VSC
    • 25 fevereiro 2012

     # 6

    Colocado por: pinturasdiasBoa noite

    Amigo é melhor por o capoto de 4cm de grossura, assim arremata melhor em cima do granito com massas próprias, do que estar arrebentar com o portal todo, mas tambem sai bem o granito, embora vai partir não é, depois tem que revestir em antes de por o capoto isolamento térmico.

    obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VSC


    Pois, a questão é que estamos a falar de 4 portas, um vão com 8x2m, 3 janelas e 3 esquinas (cantos da casa) em que teria de remover a pedra.
    Muito obrigado.
  3.  # 7

    Colocado por: pinturasdiasAmigo é melhor por o capoto de 4cm de grossura, assim arremata melhor em cima do granito com massas próprias, do que estar arrebentar com o portal todo, mas tambem sai bem o granito, embora vai partir não é, depois tem que revestir em antes de por o capoto isolamento térmico.


    Caro pinturasdias, o senhor é um "prato"! Se não sabe, não invente!

    Cumprimentos.
  4.  # 8

    Amigo a maior parte das ombreiras não leva placas, é sim desfarsádo com massas e pintado as ombreiras.

    Se quizer levar as placas rede e massas etc, ai tem que arrebentar as ombreiras para ter espaço para a grossura.

    Mas o cliente e o mestre ai têm que conversar sobre o trabalho, se quer assim ou assado acho eu e o respeito.
    • VSC
    • 25 fevereiro 2012

     # 9

    Colocado por: Anonimo16062021
    Poder poderia,o problema é que,como se pode ver na foto não existe la muito espaço para aplicar no mínimo 2 cm de isolamento entre ombreira e a calhe onde trabalha o estore.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VSC


    A calha onde corre os estore tem 2,5 cm, acha que dará?
  5.  # 10

    se não faz questão de manter as cantarias, eu tirava tudo e levava o EPS até à caixilharia. não isolar as ombreiras é uma asneira.
    Concordam com este comentário: j cardoso, zedasilva, Anonimo18072022A, Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VSC
  6.  # 11

    As minhas moldura foram feitas com a aplicação de uma segunda camada de isolante, nesta caso e por ser fino, foi cortiça para não deformar como o calor!! Depois levou com acabamento em branco para contratar com o resto da casa.


    Colocado por: Anonimo18072022A
    Anonimo16062021,

    A finalidade é dar apenas mais resistência na zona das molduras ou seja, além do barramento que vai incorporar o ângulo com rede realizar posteriormente outro barramento armado. No fundo ficará com duplo barramento.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VSC
  7.  # 12

    Era pequena, 5 ou 7 mm, já não me lembro

    Colocado por: Anonimo16062021
    Qual foi a espessura das placas de isolamento que levou nas paredes?
    • VSC
    • 27 fevereiro 2012

     # 13

    Boa tarde,

    Desde já muito obrigado por todos os comentários.
    Após ler atentamente todas as vossas sugestões tiro as seguintes conclusões (por favor corrijam-me se estiver errado):
    1) Manter as molduras colocando um EPS mais fino de forma a incorporar as mesmas.
    -Vantagens: Menos trabalho, mais barato
    -Desvantagens: Isolamento mais fraco nessas zonas.
    2) Retirar as molduras
    -Vantagens: maior isolamento
    -Desvantagens: Mais trabalho, mais caro

    Queria ainda acrescentar que me encontro neste momento a substituir todas as caixilharias, não tendo ainda decidido se altero também os estores para um outro sistema mais vantajoso to ponto de vista térmico.

    Voltando ao ETICs: Quer opte pela solução 1 ou 2 as molduras vão desaparecer do ponto de vista estético.

    A minha maior preocupação é ter o melhor sistema de isolamento possível, se para isso for necessário remover as molduras para ter um ETICs mais espesso/eficiente assim o farei.

    Como terei de remover muita pedra só queria perceber se valeria a pena todo esse trabalho/encargo, pois se no final a performance térmica for muita próxima não teria de me preocupar em remover a pedra toda.

    Muito obrigado mais uma vez.
    Cumprimentos.
  8.  # 14

    boas. se fosse eu retirava a pedra.
    se vai retirar a caixilharia, certamente que após remover a pedra, consegue que o ETICS fique certo com o reboco interior. também pode rematar o ETICS no caixilho.
    se conseguir aproveite e meta a caixilharia a trabalhar mais perto da face interior da parede, de forma que a tampa da caixa de estore fique acessível apenas por fora. desta forma elimina as infiltrações de ar pela caixa de estore.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VSC
    • VSC
    • 27 fevereiro 2012

     # 15

    Colocado por: fernandoFerreiraboas. se fosse eu retirava a pedra.
    se vai retirar a caixilharia, certamente que após remover a pedra, consegue que o ETICS fique certo com o reboco interior. também pode rematar o ETICS no caixilho.
    se conseguir aproveite e meta a caixilharia a trabalhar mais perto da face interior da parede, de forma que a tampa da caixa de estore fique acessível apenas por fora. desta forma elimina as infiltrações de ar pela caixa de estore.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VSC

    E a nível de estrutura, após remover a pedra convém reforçar essa área? Ou a moldura tem apenas fins estéticos?

    Muito obrigado.
  9.  # 16

    a moldura não tem efeitos estruturais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VSC
  10.  # 17

    Bom dia

    Numa remodelação em que vão ser colocadas novas janelas e cantarias. Como deve ser efectuada a aplicação de ETICS?

    Situação:
    As paredes são de pedra com 60 cm, mas depois na zona da janela têm apenas 20.
    As cantarias vão "dobrar" a esquina da janela. Não sei bem como se chama, é como se fosse uma cantoneira, mas em pedra.
    (Tipo este caso: https://lh6.googleusercontent.com/-woxxAk4SNOk/UBR4wKQ9xrI/AAAAAAAAF1I/SkwnsZ7Qf50/s800/DSC05409.JPG)
    Fonte: Topico do nandogonca

    Poderia fazer como ele fez e colar(??) as pedras, mas eu vou colocar portadas exteriores em algumas janelas, e não sei bem como se irá comportar a colagem nesses casos, ou como isso costuma ser feito.
    Alguem tem por ai pormenores construtivos com e sem portadas?

    Desde já muito obrigado pela ajuda.
 
0.0221 seg. NEW