Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GF
    • 26 fevereiro 2012

     # 1

    Comprei hoje o publico, onde vem na capa esta notícia, mas confesso que ainda não me sentei a ler o que lá vem escrito.

    Temos um governo, e uma ministra, que quer protagonismo em tudo, de 37 anos de idade, armados em Robin dos Bosques?
  1.  # 2

    Caro gf2011,

    nao conheço muito bem a ministra, nao defendo ninguem nem sequer tenho cor política, apenas sou pelo que é bem feito e pelo bem do país, e confesso que também nao li muito bem essa notícia. No entanto ceder terrenos que estão vazios sem proprietário a quem queira cultiva-los e com isso dar mais sustentabilidade ao país nao me parece má ideia, haja quem os queira trabalhar, porque enquanto cidadão português e um bocadinho dono desses terrenos cedo minha parte de boa vontade a essa gente aventureira.
    Se isso trouxer protagonismo a essa ministra e for bom para ela otimo e boa sorte que traga mais boas ideias.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: meco, Gex
    • fpc
    • 26 fevereiro 2012

     # 3

    Será que existem terrenos sem dono, ou existem terrenos abandonados, mas com dono?
    Concordam com este comentário: GF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GF
  2.  # 4

    Cato fpc,

    podem estar abandonados, se tiverem dono deverá estar registado, é claro que há muitos terrenos por esse país fora sem dono, e outros já pertencem ao estado neste momento.

    Claro que estas iniciativas tem sempre de ser bem estudadas para ser colocadas em prática, e um dos principais problemas é estarmos em Portugal, e à partida haver sempre uma mentalidade mais fechada e um medo desnecessário para colocar boas intenções em prática. Acho também que nós portugueses nao deveriamos ser um travaão à nossa própria evolução com a nossa mentalidade reduzida.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    •  
      GF
    • 26 fevereiro 2012 editado

     # 5

    Colocado por: fpcSerá que existem terrenos sem dono, ou existem terrenos abandonados, mas com dono?


    O problema é essse mesmo, era aqui mesmo que eu queria chegar!
    E depois de ler a notícia (resume-se a um parágrafo no meio da entrevista, malditos jornalistas), fiquei com a sensação que a ideia era essa. Notificar as pessoas que não usam os terrenos para lá irem fazer qualquer coisa. Não fazendo, ficam sem ele. Falam até em emigrantes, através de avisos pelas embaixadas, etc
    Diz ela que "será dado um prazo às pessoas para sinalizarem as propriedades. Se não vierem, é declarado seu abandono." Diz isto, ipsis verbis !

    Uma coisa era se fossem res nullius, isto é, coisas sem dono, coisas de ninguem, outra coisa é eu querer comprar um terreno para oferecer ao meu bisneto, para ele daqui a 150 anos lá fazer qualquer coisa.
    Aquilo que nâo tem dono, acho muito bem, agora isto é mais uma expropriação do que propriamente outra coisa! Nem isso sequer, já que numa expropriação o expropriado recebe qualquer coisa em troca.
  3.  # 6

    Lá está,

    volto a dizer que não estou por dentro da política que se pretende adotar, no entanto não acredito que se siga para expropriações, acho que será mesmo por terrenos sem dono, no entanto friso, não estou por dentro, é apenas a visão do que eu gostaria que fosse.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • mags
    • 26 fevereiro 2012

     # 7

    Daqui a uns aninhos e tendo em conta que a fiscalização neste país funciona muito bem, quem cultiva os terrenos, faz lá uma casinha pré fabricada ( não quer ofender e chamar barraca ), porque até fica mais perto do cultivo, e vem outro outro bem intencionado politico dizer: agora para ficarmos com um "país bonito" vamos legalizar as casas ilegais, dar umas casitas e o pessoal que fica com casas novas sem pagar as comuns taxas que os comuns dos trabalhadores pagam.Enfim!!! Todos temos boas intenções ....
    •  
      GF
    • 26 fevereiro 2012

     # 8

    Isso já nós temos há muito tempo, afinal de contas o que são as AUGI ?
    Concordam com este comentário: mags
    • mags
    • 26 fevereiro 2012

     # 9

    Possivelmente esses terrenos serão os chamados FAUGI - Futuras AUGI's
    •  
      GF
    • 26 fevereiro 2012 editado

     # 10

    Começam as (esperadas) reacções
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=530558&tm=8&layout=123&visual=61

    Nacionalizações selvagens foi o termo utilizado, e bem!
  4.  # 11

    Que alguém avise a Papagaia por favor!
    Concordam com este comentário: GF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GF
    •  
      GF
    • 27 fevereiro 2012

     # 12

    Lol muito bom !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braga68
    •  
      GF
    • 27 fevereiro 2012

     # 13

    •  
      FD
    • 27 fevereiro 2012

     # 14

    Interessante seria "oferecer" as terras do estado em regime de comodato... mas claro, isto numa utopia.
    Na vida real já se está a ver que iria haver muito "favorecimento"...
    • neluz
    • 27 fevereiro 2012

     # 15

    Posso dar exemplos de milhares de hectares do estado abandonados...porque não começam por ai? distribuam esses 1º e deixem o povo em paz, alias, isto da febre da agricultura são só mais 10 anos no máximo, depois volta tudo ao mesmo. O pessoal quer é dinheiro para tomar conta das coisas depois a mama acaba e volta ao mesmo. eu gostava de ter um incentivo para comprar mais terreno ao lado do meu...mas a especulação e heranças com 20 herdeiros dão cabo do pais. Essa nova nacionalização de terras é so para alguns grupo económicos, que só sabem plantar oliveiras e vinhas, em terrenos férteis... já para não falar nos míseros pinheiros e eucaliptos de portugal.
    Concordam com este comentário: braga68, GF
 
0.0191 seg. NEW