Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Colocado por: Sergio Rodriguessubstitui a caldeira velha que tem e coloca a de lenha + um acumulador! ter algum espaço para colocar a maquina é importante

    Obrigado. Estava a falar no caso de casas que não têm caldeiras. Instalações novas em casas antigas... se os canos ficavam à vista
  2.  # 242

    não sei se é...não disse a marca!

    Viva Sr. "Trolha". eu sei que é das reles porque mama muito, é uma "Thermital" já com alguns anos.
    Cumprimentos.
  3.  # 243

    Boas,
    quanto fica montar um sistema a pallets mais os radiadores e um sistema a lenha mais os radiadores,
    qualidade preço qual o melhor sistema?

    é para uma moradia tipo T4 com 250 m2 úteis,

    No caso de colocar um sistema para aquecimento anterior, é viável colocar um recuperador de calor para estética e utilizalo também para dar calor para as divisões..?

    Ou é estar a gastar dinheiro se já tenho um sistema?

    Eu quero colocar um recuperador de duas frentes na sala, para dar ambiente ao espaço, o que sugerem utiza-lo como único meio de aquecimento?
    • ze79
    • 14 abril 2012

     # 244

    boas...

    Bem isto de me darem tanto trabalho para meter em dia a leitura e nada para mim :((((

    upss...
    • SACS
    • 15 abril 2012

     # 245

    boas, eu discordo......
    eu ja vi muitos palletes a ser feitos, e lhe garantos que não é feito de madeira (bruta) quanto mais resultante das podas. mas sim de serrim resultante do corte de madeira efectuado nas serraçoes e raramente das carpintarias, porque aí ja tem demasiado pó e não e muito bom!!!
  4.  # 246

    Se tem bastante lenha ou arranja com facilidade escolha um sistema a lenha..
    Se não tem escolha um sistema a pellets...é mais fácil no abastecimento da caldeira, limpeza e armazenamento do combustivel..
    Quanto ao recuperador de 2 frentes é uma opção sua..
    Têm que ter em atenção que os recuperadores requerem mais manutenção de limpeza..


    ......http://www.tecnilima.com/images/stories/demo2/catalogo/termo/1.4.pdf,
  5.  # 247

    Colocado por: SACSboas, eu discordo......
    eu ja vi muitos palletes a ser feitos, e lhe garantos que não é feito de madeira (bruta)

    Não é bem assim, existem muitos tipos de pellets, desde pellets de palha, pellets de serrim e muito mas muitos pellets feitos de madeira bruta, conheço mt bem uma fábrica de pellets 8t hora, 24 horas por dia 7 dias por semana!!! tudo vindo de abate de arvores, troncos inteiros!!! não imagina o monte de estilha que aquela fábrica tem!!! é camiões sempre sempre a chegar. A madeira das podas é utilizada para queimar para secar a madeira humida, da qual é feita os pellets.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  6.  # 248

    Colocado por: TROLHA...
    de Cortiça!

    Cuidado com o pó disso!!!
    Muito cuidado mesmo, conheço gente que já foi para o hospital por causa do pó de cortiça.
    Cumprimentos
  7.  # 249

    Pólvora... :) .
  8.  # 250

    Ou isso
    O meu avô era marmorista, que é parecido, uma doença e morte horrivel...
  9.  # 251

    Colocado por: Jancidoconheço mt bem uma fábrica de pellets 8t hora, 24 horas por dia 7 dias por semana!!! tudo vindo de abate de arvores, troncos inteiros!!! não imagina o monte de estilha que aquela fábrica tem!!! é camiões sempre sempre a chegar. A madeira das podas é utilizada para queimar para secar a madeira humida, da qual é feita os pellets.

    Sabe à volta de que valores eles pagam por tonelada/kilo, a madeira das podas? Só para confirmar a minha suspeita
  10.  # 252

    Nunca percebi porque é que o pessoal não quer usar máscaras, capacetes, biqueiras de aço... é só super-homens em Portugal
  11.  # 253

    Colocado por: Sobreiro
    Sabe à volta de que valores eles pagam por tonelada/kilo, a madeira das podas? Só para confirmar a minha suspeita
    Não faço a mínima ideia, não sei se não é de borla... digo eu.
    Cumprimentos
  12.  # 254

    Colocado por: SobreiroNunca percebi porque é que o pessoal não quer usar máscaras, capacetes, biqueiras de aço... é só super-homens em Portugal

    Eu quando disse que o pó de cortiça era muito perigoso, não é pelo perigo para os pulmões, mas por este pó ser altamente explosivo, é o que se usavam (ou usa-se!!??) nos estalinhos de carnaval.
    Cumprimentos
  13.  # 255

    Acham mesmo que é de graça o material??

    Andaram aqui a fazer limpeza de materail que ficou depois do derrube das arvores.

    A maquina em questão custa 450 000€ mais os operadores mais o transporte mais maquinas de alimentação mais o gasoil que para alimentar um motor de 600hp deve mamar uns bons 200 litros à hora.

    Parte deste material foi para a fabrica de Arganil de pellets e outra parte foi para a central termica da Carregosa Oliveira de Azemeis

    Fica o Video

    http://youtu.be/uXlbWz26dZQ
  14.  # 256

    Colocado por: VespitaAcham mesmo que é de graça o material??

    Andaram aqui a fazer limpeza de materail que ficou depois do derrube das arvores.

    A maquina em questão custa 450 000€ mais os operadores mais o transporte mais maquinas de alimentação mais o gasoil que para alimentar um motor de 600hp deve mamar uns bons 200 litros à hora.

    Parte deste material foi para a fabrica de Arganil de pellets e outra parte foi para a central termica da Carregosa Oliveira de Azemeis

    Fica o Video

    http://youtu.be/uXlbWz26dZQ

    Ao que eu me estava a referir era da entrega do material resultante das podas inteiro, ainda em tractores da Cãmara da zona com eu vi chegar, eles faziam a estilha no parque da fábrica.
    Agora, entregar o material já triturado tem um custo mas não deve ser o mesmo de material proveniente só de troncos, pois para queimar estes restos é necessário uma fornalha com sistema automático de extracção de cinzas, pois estes restos de cortes e podas têm muitos inertes e metais, logo não é qualquer fábrica que tem este tipo de fornalhas e que recebe este tipo de material.
    Cumprimentos
  15.  # 257

    É como disse parte foi para a central termica para ser queimada a outra parte foi para a fabrica para fazer pellets.

    No porto de Aveiro são feitas muitas cargas de navios com estilha que têm destino os paises nordicos e italia.
  16.  # 258

    Colocado por: VespitaAcham mesmo que é de graça o material??

    Colocado por: VespitaParte deste material foi para a fabrica de Arganil de pellets e outra parte foi para a central termica da Carregosa Oliveira de Azemeis

    Pois... mas quanto é que o dono das árvores recebe? (se não são as fábricas que recebem o material de graça... são empresas que trabalham para elas)
  17.  # 259

    A minha intervenção nesta discussão tem a ver com as marcas o os equipamentos a pellets e lenha para aquecimento central (Caldeiras e Termoestufas).
    Praticamente todos os fabricantes de equipamentos a biomassa lenha e pellets propõem na sua gama este tipo de produtos, sendo fabricados ou apenas comercializados pela marca. No entanto existem fabricantes que se dedicam exclusivamente a este tipo de equipamentos como é o caso da UNGARO que se dedica à construção de equipamentos a pellets e lenha só para aquecimento central . Outra marca com tecnologia na queima de pellets e milho é a PUROS . Estas marcas têm lançado recentemente no mercado várias propostas muito interessantes.
    Na queima de pellets existem factores importantes a ter em conta: a manutenção é importante porque os resíduos que se vão acumulando na zona de queima ou nos permutadores vão retirando rendimento. Verifica-se nestas marcas a preocupação de criar equipamentos que fazem automaticamente essa manutenção ou em produtos mais económicos onde essa tarefa possa ser feita pelo utilizador de uma forma simplificada.
    Com o aumento dos combustíveis (Gasóleo e gás) os pellets são cada vez mais uma alternativa, Portugal é um excelente produtor de pellets, por este motivo devemos utilizar essa fonte de energia que é nossa. Já li neste forum que o abate de árvores para a produção de pellets destrói a nossa floresta, eu vivo numa aldeia rodeada de floresta, eu próprio tenho uma pequeníssima área florestal e verifico a preocupação dos produtores e mesmo dos madeireiros em reflorestar as áreas abatidas.
    Troquem as vossas caldeiras a gasóleo ou a gás e escolham equipamentos recentes, com tecnologia actual, pois estes são mais eficientes, logo mais económicos na utilização, verifiquem os rendimentos e onde são certificados.
  18.  # 260

    Neste caso em concreto o negocio foi com o abate das arvores e limpeza dos restos das arvores, como tal estava tudo incluido no negocio.

    Acha mesmo que os proprietarios vão dar madeira\restos das arvores as fabricas? Que ganham eles com isso?

    Se for pela limpeza do terreno é preferivel passar o destroçador nos restos das arvores e já fica a fazer de fertelizante para as arvores novas.
 
0.0573 seg. NEW