Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Foi-me doado pela minha mãe um terreno. Estou a pensar construir casa nesse terreno e gostaria que me ajudassem a dar os primeiros passos. (licenças, etc..)
    Ja tenho projeto de habitação, agora queria começar pela construção dos muros de limitação mas de um lado, o vizinho é uma pessoa muito complicada anda sempre a limpar a extrema.... Queria saber como devo proceder para construir o dito muro do lado dele, falar com ele é impossivel mas se me guiar pelos marcos ele pode mais tarde alegar que eu os mudei de sitio. Não existe uma forma simples de mais tarde comprovar que segui a marcação existente e que não a mudei de sitio?
    Agradeço a disponibilidade de todos para me ajudarem neste caso, que será por certo o primeiro de mais alguns!
  2.  # 2

    Colocado por: jairracese me guiar pelos marcos ele pode mais tarde alegar que eu os mudei de sitio. Não existe uma forma simples de mais tarde comprovar que segui a marcação existente e que não a mudei de sitio?


    Caro(a) jairrace, não mova o marco. Considerando que o marco tem 20 cm de largura, 10 cm são seus e ou restantes 10 cm são do seu vizinho. Portanto, desenvolva o seu muro sobre os 10 cm do marco que lhe pertencem. Não remova o marco em situação alguma. Fotografe o desenvolvimento dos trabalhos e se possível "convide" 2 ou mais pessoas(podem ser os trolhas) a assistir aos mesmos. Futuras testemunhas...

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jairrace
  3.  # 3

    Caro(a) jairrace, se não quer ter problemas antes de marcar a implantação do muro solicite a presença do seu vizinho para confirmar as estremas. Se acha que falar com ele é impossível peça ao empreiteiro ou ao DT da obra que o faça por norma as pessoas costumam ser muito mais receptivas e prestáveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jairrace
  4.  # 4

    jairrace

    penso que não está a colocar devidamente a questão e é dificil dar alguma ideia.
    no entanto não consigo perceber porque não diz simplesmente ao seu vizinho que vai fazer o muro e para ele assistir, parece-me simples, ou não ? haverá outros elementos sobre o assunto que desconhecemos??
  5.  # 5

    caro marco1

    Sou da zona de Ilhavo e aqui ainda existe alguma agricultura, o vizinho do lado do meu terreno cultiva o dele e acha que não devo murar o meu terreno e que se o fizer vaia fazer queixa de mim , tão simples quanto isto!
    ainda existem pessoas muito complicadas, se fosse um assunto simples não pedia opinião...
    Obrigado pelas opiniões, vou prosseguir da forma que me indicaram, fotos e testemunhas!
    muito obrigado.
    Em relação a linçenças, ainda não fui a camara mas ja me informarm que não precisa de liçença, será verdade?
    E na parte que confronta com a estrada qual a altura maxima, tambem me informaram que será 1,20 metros. ...
  6.  # 6

    jairrace

    é assim, o que o seu vizinho acha não se escreve, caso não contrarie alguma norma camarária você pode murar a sua propriedade e em certas zonas não é preciso licenciamento para esses muros laterais, quanto ao da frente que confronta com a estrada é isso mesmo dos 1,2 m regra geral em muitas camaras, pode mesmo fazer 1,2 opaco ( alvenaria) e dai até cerca de 1,8 ( tem de ver no regulamento da camara) em gradeamento mas este frontal tem que ser licenciado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jairrace
  7.  # 7

    já aqui foi dito a maneira mais fiável é fotografando todo o processo tendo referencias próximas de afastamentos e direcção e tendo testemunhas, e claro se fosse possível o mesmo vizinho como assistente.
    a licença depende da câmara, umas sim outras não, vá perguntar lá.
    a altura máxima costuma estar em regulamento ou pdm municipal, pergunte lá também.
  8.  # 8

    marco1

    E minha primeira vez aqui no forum, ainda sou um principiante mas estou satisfeito. Quanto a altura do muro frontal mede-se tendo em conta a cota do passeio ou da estrada?
    O muro lateral costuma seguir as mesmas normas de altura como o da frente ou pode ser mais alto?
  9.  # 9

    Boa Noite,

    Mande fazer um Levantamento Topográfico do existente com a indicação dos marcos, assim fica salvaguardado.

    Quanto aos muros, por exemplo em Vila Nova de Gaia é permitido construir um muro de separação até 1,8m sem sequer solicitar licença camarária, em Ílhavo é uma questão de se informar.
    Por acaso vou começar um projecto em Ílhavo, mas será o primeiro e então ainda não estou por dentro dos seus regulamentos específicos.

    Cumprimentos,


    www.arquitectocastro.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jairrace
  10.  # 10

    jairrace

    cota do passeio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jairrace
  11.  # 11

    jairrace
    Em Ilhavo não arrisque nada sem licença sob pena de lhe sair cara a brincadeira.

    ArqCastro
    Depois diga onde é a sua obra que é para poder-mos passar lá e dizer mal :))
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilvaArqCastro
    Depois diga onde é a sua obra que é para poder-mos passar lá e dizer mal :))


    Caro zedasilva,

    Terei todo o gosto em, na devida altura, partilhar esse trabalho, as criticas não me assustam, pelo contrário, estou aberto a elas como uma oportunidade de melhorar e aprender.
    O Mestre Távora dizia que a sua obra era simples e feita por homens para homens... com essa postura, que partilho, não há ilusões de grandezas ou perfeições utópicas.

    Abraço,

    www.arquitectocastro.com
  13.  # 13

    Caro ArqCastro
    Nós aqui adoramos criticar, mesmo quando temos razão e argumentos validos.
    Cá estaremos para dizer mal, eu em especial no que toca às questões de segurança da obra.
    Cump.
    jfsilva
  14.  # 14

    A ideia de contratar um topografo agradou-me.
    Alguem me pode falar em custos dessa operação e recomendar tecnicos que efetuem esses trabalhos aqui na zona de Ilhavo?
 
0.0178 seg. NEW