A dúvida que me trás aqui é como solucionar o problema de uma casa fria mas com aquecimento na sala com recuperador de calor. Trata-se de um apartamento T3 com 125m2 de área útil e 9 anos. Adquiri o apartamento já usado e tem um recuperador de calor a lenha na sala (canto). Tenho pré instalação de aquecimento central pelo que seria só necessário a colocação dos radiadores e purgar mas a minha questão é a seguinte: poderei "retirar" a fonte de calor do recuperador para a instalação do aquecimento central sem abrir paredes? Convém mencionar, neste caso, que trata-se do primeiro andar com sótão por cima. Tenho também a opção de colocar a caldeira mural a gás também. Mas qual a opção mais barata visto que não pago a lenha que tenho em casa porque me dão. Alguém já optou por este tipo de aquecimento? O que aconselham?
bem, existem uns permutadores de fabrico meio artesanal, de são instalados por cima da lareira. isto implicaria levar até esse local a tubagem do circuito de aquecimento, que deve estar no sitio previsto pra caldeira.... ou seja é sempre necessário passar tubos, abrir roços, passar cabos eléctricos, instalar equipamentos... (bomba circuladora, sondas, vaso de expansão... etc...) a solução mais directa, é sem duvida montar uma caldeira a gás (se tiver acesso a gás natural, penso que é boa opção) agora se tem lenha de borla, peça orçamentos de várias soluções e faça a análise tendo em conta o investimento inicial e os custos anuais. também há a possibilidade de retirar o recuperador que tem e meter um com caldeira a água, e ligar aos radiadores. as soluções são muitas
Estas pessoas agradeceram este comentário: paty_pedro
Obrigada Fernando. Realmente andar a fazer rasgos na casa não é coisa que nos passe pela cabeça. Até pensei que poderia andar tudo pelo sótão mas sou mesmo uma leiga nestes assuntos. O que eu queria mesmo era gastar o mínimo possível. Nestes tempos qualquer euro conta. Vou tentar encontrar alguém aqui na zona a quem possa pedir orçamentos.
passar pelo sótão é uma possibilidade. os tubos saem da zona da caldeira, atravessam o tecto e depois descem no sitio da lareira. outra solução poderá ser captar ar quente na Hotte da Lareira, e distribuir esse ar quente para as outras divisões da casa, com tubagens a passar pelo sótão. terá de instalar um ventilador para fazer circular o ar.
Então é isso que vi num apartamento que fui visitar na altura em que comprei o meu. O senhor tinha aquecimento em toda a casa através do recuperador de calor e passava pelo sótão. Ele tinha tipo um respiro no tecto de cada divisão da casa mas lá está, rasgos! Ou estou enganada?! Pensei que dava para fazer o mesmo através da instalação do aquecimento central.
sem ter de andar a fazer buracos, só estou a ver a solução de instalar uma caldeira mural a gás e radiadores, mas depois se não tiver um bom isolamento, vai gastar mais do que o necessário. tem gás natural? ou é propano?
Pois é, estou a ver que se quiser optar por este tipo de aquecimento não me vou livrar de rasgar paredes ou tectos! E, se calhar a nível de gastos ficará ela por ela em relação à alteração do esquentador por caldeira mural a gás. Tenho é a conta do gás mais elevada na altura do inverno! O que me retraí nesta última opção é mesmo o valor da caldeira que, ingenuamente, pensei que ficasse mais cara que a primeira opção. Obrigada
se optar por instalar a caldeira mural, aconselho a isolar bem o pavimento do sótão. dessa forma vai gastar menos combustível. e verifique também outros pontos por onde possa haver perdas térmicas.
Exacto, tenho uma vizinha que colocou caixilharia dupla pois o calor/frio do ar condicionado que tem instalado perdia-se muito pelas janelas. Mais um gasto.... Bolas, já começo a desistir! Mas, na sala o calor do recuperador não se perde facilmente. Depois de apagada e de passar a noite apagada, de manha ainda se sente quente lá dentro. A não ser que as minhas janelas estejam mais bem isoladas. Desculpe lá tanta maçada mas não entendo mesmo nada disto.