Iniciar sessão ou registar-se
    • jopa
    • 27 fevereiro 2012 editado

# 1

Boa tarde,

Após alguns anos a seguir o forum e de aprender muita coisa, chegou a minha hora de pedir uma ajuda...
    No que diz respeito à certificação térmica, sou "obrigado" a colocar protecção exterior nos vidros, estores/portadas ou consigo obter a certificação térmica apenas com sistema interior de blackout/cortinas/etc...

A minha questão não se relaciona com o conforto térmico, apenas gostaria de saber as implicações ao nível da certificação.

Adianto que não sou da área da construção nem nada semelhante, apenas procuro a melhor solução (custo/beneficio) para construção da minha moradia

Desde já o meu agradecimento.
    Cpts
  1.  # 2

deverá por essa questão a quem lhe fez o projecto térmico ou a DCR referente ao mesmo.
    adianto que em termos de requisitos mínimos, com os blackout's interiores consegue cumprir, mas além dos requisitos mínimos há outros parâmetros que tem de cumprir, que só com todo o cálculo térmico feito se consegue saber se passa ou não.
  2.  # 3

Isso depende de vários factores. Dependendo da localização, da inércia térmica e da orientação dos envidraçados, o factor solar máximo pode ir de 0,10 a 0,56. E isso tanto se pode conseguir sem protecção solar nenhuma, como pode ser necessário ter protecção exterior. Penso que o seu projectista será a pessoa mais indicada para o esclarecer.
  3.  # 4

Como é lógico o que pretende fazer vai ter uma influência negativa no desempenho térmico da sua casa. Até que ponto e até onde pode baixar a classificação só com todos os elementos e calculando a nova situação será possível responder. O autor do projecto é a pessoa indicada para lhe dar essa informação (com toda a informação que dispõe, nomeadamente o cálculo da situação inicial, rapidamente faz essa avaliação).
    • jopa
    • 27 fevereiro 2012

# 5

Boas,

Ainda não tenho o projecto térmico efectuado. Neste caso o ideial seria efectuar o térmico sem as protecções exteriores e verificar se passaria na certificação, em caso negativo, aplicar a protecção exterior e verificar novamente os cálculos, certo?

Obrigado pelos esclarecimentos.
    Cpts
  4.  # 6

Sim, será mais ou menos isso. Se for numa zona temperada, não será difícil, basta vidro duplo colorido na massa.
  5.  # 7

pois e atenção que se der inércia fraca, só com protecções interiores não se safa

0.0078 seg. NEW