Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Colocado por: luisvv

Ora, o que você ainda não percebeué que em ambos os casos você entregou exactamente o mesmo valor ao banco: 40000 de uma vez, + 22 x 12 x 349 Euros.

Acontece que, de uma forma absolutamente idiota (porque já não há outra expressão mais suave para designar a recusa obstinada de olhar para os números !! ) você continua a ficcionar que na opção "Amortizar" entrega menos dinheiro ao banco.
    Repito: você insiste no "défice" (ou seja, no facto de ter pago mais do que o que vem a receber no fim) da opção "Investimento", e ignora que na opção "Amortização" terá também um défice (porque terá entregue exactamente a mesma quantia ao banco, e irá receber menos do que o que entregou !!!).
    Concordam com este comentário:eu

Se não consegue perceber a diferença entre pagar a prestação de €350 e poupar €350 para colocar num depósito, não posso fazer nada.
    • XO
    • 14 março 2012

# 402

Colocado por: miguelg

As contas já foram feitas, basta ver no excel já publicado.

E como disse anteriormente não olho apenas para o disponível, porque não é a mesma coisa chegar ao final e ter disponível 74.000 no cenário de amortização e 74.000 no cenário de investimento, se na realidade tive de pagar 70.000 no cenário de amortização e 92.000 no cenário de investimento.

Este seu post, desculpe a sinceridade, é épico. Então não é a mesma coisa chegar ao fim dos 22 anos com o mesmo dinheiro disponível? O que interessa se pagou mais ao banco pelo CH, ou se pagou mais ao banco para no final ter os 74000 euros?
    Se tem o mesmo dinheiro no final (e o CH com uma taxa de juro de 3,8% na primeira versão do excel) então como pode dizer que compensa amortizar? Já lhe disseram mais do que uma vez, em ambas as situações você põe o mesmo dinheiro no banco (132 mil e tal se não estou em erro) e no final tem +- o mesmo valor em cash (e com uma taxa de CH manifestamente errada)...

Ou é demasiado orgulhoso para admitir o erro ou está a fazer de nós parvos (a tentar pelo menos), portanto vou deixá-lo fazer o que bem entender e perder dinheiro onde você quiser. Mas vou fazer questão de sempre que vir conselhos financeiros seus de o corrigir se for caso ou concordar se for preciso.
  2.  # 403

Se não consegue perceber a diferença entre pagar a prestação de €350 e poupar €350 para colocar num depósito, não posso fazer nada.

Se o miguelg nao consegue perceber que entrega exactamente o mesmo dinheiro ao banco em cada um dos cenários propostos, e que portanto é irrelevante saber a que título o da, só tenho que lamentar.
    • eu
    • 14 março 2012

# 404

Isto é surreal... ;)
    Concordam com este comentário: luisvv, loverscout, Jorge_Gonçalves, XO
  3.  # 405

Este topico esta de certa forma relacionado com a temática do que aqui se fala : https://forumdacasa.com/discussion/23022/gostava-de-perceber-melhor-os-numeros-associados-ao-emprestimo-habitacao/
  4.  # 406

Em 14 páginas de tópico, ainda ninguém contabilizou o valor do seguro de vida...compreendo, são todos jovens, mas já pediram a simulação do prémio ao longo desses empréstimos de 30 e 40 anos?
    • eu
    • 14 março 2012 editado

# 407

Colocado por: becasEm 14 páginas de tópico, ainda ninguém contabilizou o valor do seguro de vida...compreendo, são todos jovens, mas já pediram a simulação do prémio ao longo desses empréstimos de 30 e 40 anos?

Os 349 euros já incluem o seguro de vida. O seguro foi referido várias vezes.
    • becas
    • 14 março 2012 editado

# 408

Colocado por: eu
    Os 349 euros já incluem o seguro de vida. O seguro foi referido várias vezes.

O seguro não aumenta ao longo da duração do empréstimo? Ou o seu aumento é irrelevante? (é mesmo uma curiosidade, já que não tenho opinião formada sobre este assunto...)
    • eu
    • 14 março 2012 editado

# 409

Colocado por: becasO seguro não aumenta ao longo da duração do empréstimo?

Depende, cada caso é um caso...
  5.  # 410

Colocado por: becasO seguro não aumenta ao longo da duração do empréstimo?

Sim, pode aumentar ou não. Se por um lado o risco aumenta com a idade, por outro o capital segurado diminui à medida que se amortiza o empréstimo.
  6.  # 411

Colocado por: Casas_do_Rioum abraço e por favor liquidem os créditos habitação todos porque dão prejuízo diário à economia, até ouvi dizer que tem bancos a pagar para os clientes amortizar... (e muito bem na minha opinião)

Sim, por favor, amortizem todos o empréstimo ao Banco porque em breve irei precisar de pedir CH e dava-me jeito que os bancos tenham lá dinheirinho disponível para mim :)
  7.  # 412

o meu banco telefonou a sugerir amortizar e até com facilidades etc etc, que eu nem me dei ao trabalho de meter na memoria pois na tenho €€€ nem para mandar tocar um cego quanto mais para amortizar. No entanto registei que estavam a fazer isso por "ordem" da troika para reduzirem não sei o quê.
  8.  # 413

que eu nem me dei ao trabalho de meter na memoria pois na tenho €€€ nem para mandar tocar um cego quanto mais para amortizar. No entanto registei que estavam a fazer isso por "ordem" da troika para reduzirem não sei o quê.

Para reduzirem o rácio de transformação de depósitos em créditos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  9.  # 414

mas isso...é uma coisa muito complicada de perceber........ =P

ehehehehhe
  10.  # 415

Se o miguelg nao consegue perceber que entrega exactamente o mesmo dinheiro ao banco em cada um dos cenários propostos, e que portanto é irrelevante saber a que título o da, só tenho que lamentar.

Para mim não é irrelevante, se depositar €350 no banco, esse dinheiro é meu e posso a seguir levantar e gastar no que quiser.
    Se pagar €350 da prestação, a seguir não pode levantar porque não tem lá o dinheiro.

Se para si é irrelevante, posso abrir conta no seu banco a passa e colocar nessa conta os €350, afinal entrega à mesma o dinheiro ao banco.
  11.  # 416

Colocado por: hangas

Sim, pode aumentar ou não. Se por um lado o risco aumenta com a idade, por outro o capital segurado diminui à medida que se amortiza o empréstimo.

Se amortizar, como o seguro é calculado sobre o capital em divida, vai reduzir o valor do seguro a pagar mensalmente. Nos €350 de que falámos no cenário inicial, já estava contemplado o valor do seguro.
  12.  # 417

Para mim não é irrelevante, se depositar €350 no banco, esse dinheiro é meu e posso a seguir levantar e gastar no que quiser.
    Se pagar €350 da prestação, a seguir não pode levantar porque não tem lá o dinheiro.

Se para si é irrelevante, posso abrir conta no seu banco a passa e colocar nessa conta os €350, afinal entrega à mesma o dinheiro ao banco.

E si tiver 40000€ a render não tem essa vantagem de o poder levantar e gastar? Ainda por cima a melhor taxa do que a do crédito. Afinal em que ficamos, 40000€ deve ser para amortizar e 350€/mês para investir, é isso que você preconiza?
  13.  # 418

Para reduzirem o rácio de transformação de depósitos em créditos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marco1

No cenário de amortização dos €40.000, continuamos a contabilizar 1 crédito (mantemos €23.000 de divida) e temos 0 de deposito (foi tudo para a amortização).
    No cenário de investimento dos €40.000, continuamos a contabilizar 1 crédito e temos 1 de deposito, diria que o rácio é mais favorável para o banco.
  14.  # 419

É irrelevante para o caso, evidentemente PORQUE O ENTREGA AO BANCO na mesma. Se o pode levantar? Claro que pode - tal como pode levantar os 40000 que já teria investido no outro cenário.

Conclusão: o ensino de matemática lá para a sua terra está pela hora da morte.
  15.  # 420

Se amortizar, como o seguro é calculado sobre o capital em divida, vai reduzir o valor do seguro a pagar mensalmente. Nos €350 de que falámos no cenário inicial, já estava contemplado o valor do seguro.

ja expliquei aqui no forum que a questão do seguro nao é assim tao linear..... o seguro pode ou nao reduzir com a amortização do capital. se tiver escolhido a actualização automatica do seguro, o mesmo é actualizado conforme as amortizações de capital, no entanto nesta modalidade o seguro apenas cobre o capital em divida!
    se nao tiver a opção de actualização automatica do seguro, o seguro irá ser sempre o mesmo durante o crédito, no entanto, nesta modalidade o seguro cobre a totalidade inicial do emprestimo. imagine que ja pagou metade do crédito e acontece algo que origina o accionamento do seguro, o seguro liquida o remanescente do crédito, e devolve o que ja foi liquidado ao conjuge em caso de morte, em caso de invalidez devolve aos dois.

eu prefiro pagar o seguro pela totalidade do emprestimo inicial, nos nunca sabemos o dia de amanha, e assim estou a garantir "á minha familia" que caso aconteça algo a mim ou á minha maria, que nao so a divida é liquidada, mas tambem o seguro devolve tudo o que ja amortizei! pode ate nunca vir a ser preciso (deus que queira que nunca seja preciso), mas se for....estou salvaguardado! mas isto sao manias de cada um....

0.1433 seg. NEW