este excel foi feito para o caso concreto em questão e com a intenção de demonstrar que a opção de amortização é a melhor, mas pode ser adaptado para ser utilizado por todos.
segue a versão com os custos de amortização.
Colocado por: mar_juBem, ausento-me 1 dia e depois já nem consigo responder a todos os comentários...
loverscout... não me vou dar ao trabalho de lhe responder porque parece que trabalha num Banco e como tal só vê o seu lado... parece que não deve ser cliente de Banco nenhum da forma piedosa como fala destes "prestadores de serviços" e isso sim, é vergonha não conseguir abstrair-se da sua posição e entender a dos outros.
Não consigo perceber como é que no meio de tanta taxa, juro, imposto, cobranças, rendimentos que ganham com as nossas poupanças lá investidas, taxa de emissão de cheques, taxa de emissão de extractos, etc, ainda têm necessidade de cobrar 15€ de taxa de manutenção a quem ganha menos de 1000 euros (já quase o Portugal inteiro)... ou 4,75€ pelas "informações verbais" prestadas... mas lá está: eu não trabalho num Banco!
Infelizmente os Bancos nestas coisas costumam agir em "cartel" e tarda nada todos os outros Bancos irão subir o preçário dos seus serviços, pelo que pouca alternativa nos resta a não ser afundar ainda mais a economia e passar a guardar tudo debaixo do colchão, do soalho, no tecto, etc... esperemos é que a casa nunca incendeie! :)
Colocado por: miguelgeu,
quer explicar porque acha que as contas não estão bem feitas?
Colocado por: miguelgno cenário de amortização, a partir do ano 8, o empréstimo já está pago (porque a redução na prestação mensal nos anos anteriores vai permitir poupar mais e amortizar no ano seguinte), logo os €349 que deixo de pagar de prestação a partir do 8º ano, são aplicados num deposito, porque haveria de somar na parte dos "débitos"?
Colocado por: miguelgeu,
não estou a ver que isso faça sentido, se não pago prestação e pego nesse dinheiro e coloco debaixo do colchão também tenho de contabilizar algum débito?
Colocado por: miguelg
Opção Amortização: no final dos 22 anos tem no banco €75.329 e enviou para o banco € 70.880 = Saldo positivo de cerca € 4.500