Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 601

A carta-circular publicada pelo Banco de Portugal é um pau de dois bicos. Por um lado, impõe regras para os bancos modificarem unilateralmente a taxa de juro ou outros encargos associados ao crédito à habitação. Por outro, abre a porta à inclusão de uma cláusula que fragiliza os consumidores e que já foi considerada ilegal.
    O banco de portugal prevê a possibilidade de o consumidor pôr fim ao contrato no prazo de 90 dias se não concordar com a taxa proposta pelo banco. Sugere ainda que não deve haver cobrança de comissões por reembolso antecipado nestes casos. Mas estes “direitos” são uma ilusão.
    Estes senhores continuam a mandar neste pais, por isso que neste momento eu aconselho o arrendamento a todas as pessoas fizeram acreditar ás pessoas durante anos que tudo era um mar de rosas e hoje o que acontece ?? Eles não podem ficar a perder, tenhem a faca e o queijo na mão infelizmente.
    • eu
    • 25 maio 2012

# 602

Colocado por: miguelgNa folha excel não vejo nada de arrogante nem cómico, apenas contas...

Contas ridiculamente mal feitas.

O que é cómico é vê-lo a defender de forma tão arrogante aquela folha de Excel que tem erros tão básicos... devia ter vergonha!
  2.  # 603

Colocado por: miguelg
    Quer contribuir para explicar porque isso acontece? Estamos a falar de 276 prestações, de que redução na prestação precisa para chegar aos milhares?

Contribuo, claro. A folha de calculo esta errada. Se amortiza 10 euros, o seu ganho será a redução dos juros sobre esse valor. Grosso modo, 3% anuais sobre 10 euros, durante 23 anos. 30 cêntimos ano, portanto. Tem outro ganho, se assumir que aplica os 30 cêntimos poupados, mas é marginal.
    Portanto, respondendo à sua pergunta, precisaria de mais anos de vida do que os que lhe restam.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 25 maio 2012 editado

# 604

Colocado por: luisvvContribuo, claro. A folha de calculo esta errada. Se amortiza 10 euros, o seu ganho será a redução dos juros sobre esse valor. Grosso modo, 3% anuais sobre 10 euros, durante 23 anos. 30 cêntimos ano, portanto. Tem outro ganho, se assumir que aplica os 30 cêntimos poupados, mas é marginal.
    Portanto, respondendo à sua pergunta, precisaria de mais anos de vida dique os que lhe restam.

Não me parece que o miguel seja tão básico que não perceba esta explicação simples, por isso, parece-me que ele anda aqui a gozar connosco e a fazer-nos perder tempo...
  3.  # 605

infelizmente eu acredito que ele seja mesmo basico ao ponto de nao perceber....... ja vi clientes bem piores do que ele!
  4.  # 606

Não coloquei as poupanças anuais simplesmente porque teria de esperar mais 10 anos por cada ano em que colocasse a poupança anual, e assim só teria o reflexo total daqui a 20 anos.
    Para alem que a simulação diz respeito à data actual, nada garante que daqui a 1, 2, 3 anos as taxas continuem nos mesmos valores. Agora o que sabemos é que se fizeres hoje um CT daqui a 10 anos se o pais não for á felência irás reeber 7,1% menos imposto IRS.

A ideia que te quis passar foi ao fim de 10 anos qual era o investimento mais rentavel, mesmo que coloque na fórmula FV a taxa do CT 7,1 * 0,75 (IRS) dá 58.148€ o que não consegue ser superior ao valor a que chegamos no caso da não amortização, mas repara que tambem não considerei os 500€ mais coisa menos coisa que iria receber a mais de irs.

Mas queres mesmo que eu te demonstre que não compensa para 20 anos?

Considera que estamos a falar de uma TAEG 3% ou seja já considera seguro vida não esqueças que o multirisco tens de retirar pois esse é um seguro obrigatório por lei terás de o pagar sempre com empréstimo ou sem empréstimo.

Atão vamos lá:
    Seguro vida 1 pessoa de 40.000 ronda os 10€
    O mesmo empréstimo 40.000€ a 20 anos a 3% prestação = 221,84 + 10 vamos arredondar para cima ~= 240€

Ficamos com =FV(0,03/12;12*20;240) = 78 792,48 €

Pegando nas nossas contas inicias tinhamos ao fim de 10 anos um valor total de 62.596 vamos agora pegar nesse dinheiro e aplica-lo por mais 10 anos agora tambem a 3% porque não sabemos se os CT vão valer os tais 7,1% daqui a 10 anos (honestidade intelectual)

Obtemos o valor de 84.123,78

Ora parece que neste caso ainda continua a ser vantajoso meter o dinheiro a render juros, e não esquecer os 500€ de abatimento no irs que nesse caso teriamos de somar mais 10.000€ bom será que temos de por este dinheiro tambem a render juros????

Caro miguelg:
    1º aconselho-te a refazeres a tua folha excel, tem lá uns erritos e depois tem outros pormenores que demonstram que ainda não dominas completamente a matematica sabias que A1*12+A2*12+A3*12+A4*12+A5*12 É o mesmo que (A1+A2+A3+A4+A5)*12 ou ainda como estamos a falar de excel sum(A1:A5)*12

2º O que tu dizes não é inteiramente falso, em determinadas circunstâncias é preferivel amortizar a casa, há coisa de 5 anos atrás era preferivel amortizar a casa tinhamos a euribor entre 4% e 5% e taxas de juro de 1% aqui sim é preferivel amortizar a casa.
    Mas neste momento quando temos taxas de juro de 7,1% e euribor a 1% é óbvio que é preferivel colocar o dinheiro a render, gerir dinheiro não é uma coisa imutável temos de ir ao sabor da economia.

3º Depois temos outros factores como o factor psicológico, sabe muito bem não ter nenhuma divida, não ter preocupações se vamos conseguir pagar a próxima prestação, e isso tambem pode ser tomado em atenção. Mas se estamos a falar exclusivamente de money, então temos de olhar para as taxas que estão à nossa frente e com essas taxas fazer as continhas.

Já estás convencido ou ainda não?

Já agora para que possas sempre ir aprendendo qualquer coisa como é que eu cheguei ao valor de 84.123,78 deves utilizar o juro composto e não é 62596 * 1,03 = 64473 * 1,03 = ... ... não, não é assim utlizas a seguinte formula. = valor * (1+juro)^nºde anos

valor ao fim dos primeiros 10 anos = 62596
    juro = 0,03
    Nº de anos = 10
    62596*(1+0,03)^10 = 84.123,78
  5.  # 607

Migueg
    Agora só mesmo para ser chatinho, se queres considerar o seguro de vida, então tambem temos de considerar o abatimento do seguro vida no irs
    seguro = 15€
    meses = 12
    anos = 20
    devolução no irs = 30% até á data

15 * 12 * 20 = 3600 * 0,3 = 1080€ a somar aos 84.123,78
    Vamos considerar os juros dos 1080€ :-)
  6.  # 608

Colocado por: hfviegastemos de considerar o abatimento do seguro vida no irs

O valor do seguro de vida deixou de ser abatível em 2011.
  7.  # 609

Colocado por: becas

O valor do seguro de vida deixou de ser abatível em 2011.

Ó Becas agora é que me lixaste as contas todas, prontosss tens razão miguelg é preferivel amortizar LoL
  8.  # 610

Colocado por: hfviegas

Ó Becas agora é que me lixaste as contas todas, prontosss tens razão miguelg é preferivel amortizar LoL

LOLOL ah entao se fosse aceite fiscalmente ja nao era preferivel amortizar?
  9.  # 611

Colocado por: loverscout

LOLOL ah entao se fosse aceite fiscalmente ja nao era preferivel amortizar?

Não baralhes o miguelg, à data de 25/05/2012 é preferivel por o dinheiro a render juros.
  10.  # 612

Colocado por: hfviegas

Não baralhes o miguelg, à data de 25/05/2012 é preferivel por o dinheiro a render juros.

isso depende......pode ser preferivel amortizar! tudo depende da taxa de juro do deposito e das condições do credito!
    • eu
    • 25 maio 2012

# 613

Colocado por: loverscouttudo depende da taxa de juro do deposito e das condições do credito!

Obviamente!
  11.  # 614

acredite..... nunca é demais relembrar estes pormenores!

Mesmo estando sempre a relembrar.... ha quem se esqueça disso!
  12.  # 615

Colocado por: hfviegasMigueg
    Agora só mesmo para ser chatinho, se queres considerar o seguro de vida, então tambem temos de considerar o abatimento do seguro vida no irs
    seguro = 15€
    meses = 12
    anos = 20
    devolução no irs = 30% até á data

15 * 12 * 20 = 3600 * 0,3 = 1080€ a somar aos 84.123,78
    Vamos considerar os juros dos 1080€ :-)

Lamento informar, mas a partir de 2012, o seguro de vida não é dedutível em IRS.
  13.  # 616

Colocado por: luisvv

Contribuo, claro. A folha de calculo esta errada. Se amortiza 10 euros, o seu ganho será a redução dos juros sobre esse valor. Grosso modo, 3% anuais sobre 10 euros, durante 23 anos. 30 cêntimos ano, portanto. Tem outro ganho, se assumir que aplica os 30 cêntimos poupados, mas é marginal.
    Portanto, respondendo à sua pergunta, precisaria de mais anos de vida do que os que lhe restam.
    Concordam com este comentário:eu

Estou a ver que sabe fazer contas e que tem um bom empréstimo porque pelos vistos só paga prestações de ano a ano :) essa dos 30 centimos por ano teve piada.

Já agora sabe o que acontece quando faz uma amortização?
  14.  # 617

Colocado por: eu
    Obviamente!

Sim, claro que depende também dessas condições, mas não é tão simples como uma comparação simples e básica de taxas.
  15.  # 618

Estou a ver que sabe fazer contas e que tem um bom empréstimo porque pelos vistos só paga prestações de ano a ano :) essa dos 30 centimos por ano teve piada.

eu nao sei o acontece........ explique la o que acontece quando se faz uma amortização??!!!! do inicio ao fim.....
  16.  # 619

Nem valeria muito a pena repisar o assunto, mas vamos lá: no seu mapa, fazendo uma amortização extraordinária de 10 euros, gera uma poupança final absurda, o que só por si seria suficiente para alertar alguém minimamente atento.

Ora, é simples de perceber que, se amortizar 10 euros, supondo uma taxa de juro de 3% ao ano, o efeito num ano será exactamente esse: 3% sobre 10 euros. Se quisermos ser rigorosos, haverá outros ganhos, mas são marginais e imateriais.
  17.  # 620

Colocado por: loverscout

eu nao sei o acontece........ explique la o que acontece quando se faz uma amortização??!!!! do inicio ao fim.....

Deixo essa explicação para os bancários que por aqui andam ...

0.1482 seg. NEW