Colocado por: miguelgNa folha excel não vejo nada de arrogante nem cómico, apenas contas...
Colocado por: miguelg
Quer contribuir para explicar porque isso acontece? Estamos a falar de 276 prestações, de que redução na prestação precisa para chegar aos milhares?
Colocado por: luisvvContribuo, claro. A folha de calculo esta errada. Se amortiza 10 euros, o seu ganho será a redução dos juros sobre esse valor. Grosso modo, 3% anuais sobre 10 euros, durante 23 anos. 30 cêntimos ano, portanto. Tem outro ganho, se assumir que aplica os 30 cêntimos poupados, mas é marginal.
Portanto, respondendo à sua pergunta, precisaria de mais anos de vida dique os que lhe restam.
Não coloquei as poupanças anuais simplesmente porque teria de esperar mais 10 anos por cada ano em que colocasse a poupança anual, e assim só teria o reflexo total daqui a 20 anos.
Para alem que a simulação diz respeito à data actual, nada garante que daqui a 1, 2, 3 anos as taxas continuem nos mesmos valores. Agora o que sabemos é que se fizeres hoje um CT daqui a 10 anos se o pais não for á felência irás reeber 7,1% menos imposto IRS.
A ideia que te quis passar foi ao fim de 10 anos qual era o investimento mais rentavel, mesmo que coloque na fórmula FV a taxa do CT 7,1 * 0,75 (IRS) dá 58.148€ o que não consegue ser superior ao valor a que chegamos no caso da não amortização, mas repara que tambem não considerei os 500€ mais coisa menos coisa que iria receber a mais de irs.
Mas queres mesmo que eu te demonstre que não compensa para 20 anos?
Considera que estamos a falar de uma TAEG 3% ou seja já considera seguro vida não esqueças que o multirisco tens de retirar pois esse é um seguro obrigatório por lei terás de o pagar sempre com empréstimo ou sem empréstimo.
Atão vamos lá:
Seguro vida 1 pessoa de 40.000 ronda os 10€
O mesmo empréstimo 40.000€ a 20 anos a 3% prestação = 221,84 + 10 vamos arredondar para cima ~= 240€
Ficamos com =FV(0,03/12;12*20;240) = 78 792,48 €
Pegando nas nossas contas inicias tinhamos ao fim de 10 anos um valor total de 62.596 vamos agora pegar nesse dinheiro e aplica-lo por mais 10 anos agora tambem a 3% porque não sabemos se os CT vão valer os tais 7,1% daqui a 10 anos (honestidade intelectual)
Obtemos o valor de 84.123,78
Ora parece que neste caso ainda continua a ser vantajoso meter o dinheiro a render juros, e não esquecer os 500€ de abatimento no irs que nesse caso teriamos de somar mais 10.000€ bom será que temos de por este dinheiro tambem a render juros????
Caro miguelg:
1º aconselho-te a refazeres a tua folha excel, tem lá uns erritos e depois tem outros pormenores que demonstram que ainda não dominas completamente a matematica sabias que A1*12+A2*12+A3*12+A4*12+A5*12 É o mesmo que (A1+A2+A3+A4+A5)*12 ou ainda como estamos a falar de excel sum(A1:A5)*12
2º O que tu dizes não é inteiramente falso, em determinadas circunstâncias é preferivel amortizar a casa, há coisa de 5 anos atrás era preferivel amortizar a casa tinhamos a euribor entre 4% e 5% e taxas de juro de 1% aqui sim é preferivel amortizar a casa.
Mas neste momento quando temos taxas de juro de 7,1% e euribor a 1% é óbvio que é preferivel colocar o dinheiro a render, gerir dinheiro não é uma coisa imutável temos de ir ao sabor da economia.
3º Depois temos outros factores como o factor psicológico, sabe muito bem não ter nenhuma divida, não ter preocupações se vamos conseguir pagar a próxima prestação, e isso tambem pode ser tomado em atenção. Mas se estamos a falar exclusivamente de money, então temos de olhar para as taxas que estão à nossa frente e com essas taxas fazer as continhas.
Já estás convencido ou ainda não?
Já agora para que possas sempre ir aprendendo qualquer coisa como é que eu cheguei ao valor de 84.123,78 deves utilizar o juro composto e não é 62596 * 1,03 = 64473 * 1,03 = ... ... não, não é assim utlizas a seguinte formula. = valor * (1+juro)^nºde anos
valor ao fim dos primeiros 10 anos = 62596
juro = 0,03
Nº de anos = 10
62596*(1+0,03)^10 = 84.123,78
Colocado por: hfviegastemos de considerar o abatimento do seguro vida no irs
Colocado por: becas
O valor do seguro de vida deixou de ser abatível em 2011.
Colocado por: hfviegas
Ó Becas agora é que me lixaste as contas todas, prontosss tens razão miguelg é preferivel amortizar LoL
Colocado por: loverscout
LOLOL ah entao se fosse aceite fiscalmente ja nao era preferivel amortizar?
Colocado por: hfviegas
Não baralhes o miguelg, à data de 25/05/2012 é preferivel por o dinheiro a render juros.
Colocado por: loverscouttudo depende da taxa de juro do deposito e das condições do credito!
Colocado por: hfviegasMigueg
Agora só mesmo para ser chatinho, se queres considerar o seguro de vida, então tambem temos de considerar o abatimento do seguro vida no irs
seguro = 15€
meses = 12
anos = 20
devolução no irs = 30% até á data
15 * 12 * 20 = 3600 * 0,3 = 1080€ a somar aos 84.123,78
Vamos considerar os juros dos 1080€ :-)
Colocado por: luisvv
Contribuo, claro. A folha de calculo esta errada. Se amortiza 10 euros, o seu ganho será a redução dos juros sobre esse valor. Grosso modo, 3% anuais sobre 10 euros, durante 23 anos. 30 cêntimos ano, portanto. Tem outro ganho, se assumir que aplica os 30 cêntimos poupados, mas é marginal.
Portanto, respondendo à sua pergunta, precisaria de mais anos de vida do que os que lhe restam.Concordam com este comentário:eu
Colocado por: eu
Obviamente!
Estou a ver que sabe fazer contas e que tem um bom empréstimo porque pelos vistos só paga prestações de ano a ano :) essa dos 30 centimos por ano teve piada.
Já agora sabe o que acontece quando faz uma amortização?
Estou a ver que sabe fazer contas e que tem um bom empréstimo porque pelos vistos só paga prestações de ano a ano :) essa dos 30 centimos por ano teve piada.
Já agora sabe o que acontece quando faz uma amortização?
Colocado por: loverscout
eu nao sei o acontece........ explique la o que acontece quando se faz uma amortização??!!!! do inicio ao fim.....