Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

Colocado por: luisvv

Nem valeria muito a pena repisar o assunto, mas vamos lá: no seu mapa,fazendo uma amortização extraordinária de 10 euros, gera uma poupança final absurda,o que só por si seria suficiente para alertar alguém minimamente atento.

Ora, é simples de perceber que, se amortizar 10 euros, supondo uma taxa de juro de 3% ao ano, o efeito num ano será exactamente esse: 3% sobre 10 euros. Se quisermos ser rigorosos, haverá outros ganhos, mas são marginais e imateriais.

Não é assim tão simples como os 10 euros e os 3% ao ano e existem outros ganhos que não são marginais.
    A prestação vai ser recalculada sobre a divida nesse momento e que conta igualmente com as amortizações ordinárias feitas ao longo do ano, o que implica pagar menos de prestação e menos de juros sobre 264 prestações.
    O ajuste que é feito no que paga de amortização ou juros é sempre feito em qualquer dos casos, mas no caso de investimento, continua a pagar o mesmo de prestação (excluindo a variação da taxa de juro).
  2.  # 622

Colocado por: miguelg

Não é assim tão simples como os 10 euros e os 3% ao ano e existem outros ganhos que não são marginais.
    A prestação vai ser recalculada sobre a divida nesse momento e que conta igualmente com as amortizações ordinárias feitas ao longo do ano, o que implica pagar menos de prestação e menos de juros sobre 264 prestações.
    O ajuste que é feito no que paga de amortização ou juros é sempre feito em qualquer dos casos, mas no caso de investimento, continua a pagar o mesmo de prestação (excluindo a variação da taxa de juro).

uma amortização de 10 eur corresponde a que decréscimo numa prestação mensal num credito?
  3.  # 623

Rapaz, as tuas contas estão tão mal feitinhas que nem o valor da prestação inicial está correcto, um empréstimo de 63.000 a 22 anos com uma taxa de 3% corresponde a 326,27€ e não 350€

Depois se colocares uma amortização de por exemplo 1000€ no ano a seguir baixa logo 14€ quando na realidade uma amortização de 1000€ corresponde a uma baixa para 321,10 que corresponde a 5,17€ por isso caro miguelg, o melhor que tens a fazer é refazer a tua folha ou mais simples utiliza uma folha chamada loanmanager e depois podes recomeçar as tuas contas.
  4.  # 624

Colocado por: hfviegasRapaz, as tuas contas estão tão mal feitinhas que nem o valor da prestação inicial está correcto, um empréstimo de 63.000 a 22 anos com uma taxa de 3% corresponde a 326,27€ e não 350€

Depois se colocares uma amortização de por exemplo 1000€ no ano a seguir baixa logo 14€ quando na realidade uma amortização de 1000€ corresponde a uma baixa para 321,10 que corresponde a 5,17€ por isso caro miguelg, o melhor que tens a fazer é refazer a tua folha ou mais simples utiliza uma folha chamada loanmanager e depois podes recomeçar as tuas contas.

voce tambem é bancário.....

(vai ser esta a resposta do miguel)
  5.  # 625

Colocado por: loverscout

Pois mas não sou, sou informático. E sei ver o quando é que uma folha de excel é feita por um básico ou por alguem que percebe alguma coisa da poda.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 626

A prestação vai ser recalculada sobre a divida nesse momento

Exactamente: vai reduzir 10 euros ao valor total da dívida. Dessa forma, os juros (os tais 3%) vão incidir sobre uma quantia inferior (na exacta medida do valor amortizado - neste caso, 10 euros!!!). O ganho é portanto obtido através da multiplicação da taxa de juro sobre o valor amortizado extraordinariamente.

e que conta igualmente com as amortizações ordinárias feitas ao longo do ano, o que implica pagar menos de prestação e menos de juros sobre 264 prestações.

Lá vamos nós: mas as amortizações ordinárias já estão previstas, e existirão independentemente de haver uma amortização extraordinária. Portanto, não são relevantes para a análise.

• eu
    • 29 maio 2012

# 627

Colocado por: hfviegasRapaz, as tuas contas estão tão mal feitinhas

Isso está mais que demonstrado, por vários utilizadores. Serão todos bancários a querer enganar o povo? ;)
  7.  # 628

até podiamos ser todos bancários.....o que me choca é o miguel por em causa a integridade pessoal, e falo por mim.

sou bancário, mas em nada isso interfere nas minhas opinioes pessoais, a nao ser a experiencia. seria um verdadeiro filho da put@ se enganasse os meus familiares e amigos tudo em prol de um banco que nem sequer é o meu! (a ideia que o miguel tenta passar)

So pode pensar assim, quem quer ter razao á força......e nem se dá ao trabalho de parar 2 minutos para pensar!
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  8.  # 629

Colocado por: hfviegasRapaz, as tuas contas estão tão mal feitinhas que nem o valor da prestação inicial está correcto, um empréstimo de 63.000 a 22 anos com uma taxa de 3% corresponde a 326,27€ e não 350€

Não encontrei nenhum post do user "Rapaz"... está a querer responder a alguém?
  9.  # 630

Colocado por: loverscout

Não deve ser bancário, senão sabia fazer as contas...
    O valor dos €350 é já contabilizando os seguros, esqueceu-se que não são só as taxas de juro que contam.
    No recalculo da prestação esquece-se que no 2º ano a divida já não são os 63.000 eur.
    Não se preocupe são dois erros muito comuns e até alguns bancários os cometem.
  10.  # 631

Colocado por: hfviegas

Pois mas não sou, sou informático. E sei ver o quando é que uma folha de excel é feita por um básico ou por alguem que percebe alguma coisa da poda.
    Concordam com este comentário:eu

Concordo consigo, percebe mais de poda, em relação ás contas é que está mais difícil.
  11.  # 632

Colocado por: loverscoutaté podiamos ser todos bancários.....o que me choca é o miguel por em causa a integridade pessoal, e falo por mim.

sou bancário, mas em nada isso interfere nas minhas opinioes pessoais, a nao ser a experiencia. seria um verdadeiro filho da put@ se enganasse os meus familiares e amigos tudo em prol de um banco que nem sequer é o meu! (a ideia que o miguel tenta passar)

So pode pensar assim, quem quer ter razao á força......e nem se dá ao trabalho de parar 2 minutos para pensar!
    Concordam com este comentário:eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

Não coloquei em causa a integridade pessoal de ninguém, apenas alertei para uma situação que é do interesse dos bancos (e não tenho nada contra os bancos e acho natural que defendam/desenvolvam o seu negocio), mas acima de tudo para o interesse do cidadão comum que tem empréstimo para pagar. Estou convencido de que a maior parte dos profissionais do ramo agem com convicção do que é o melhor para os clientes e lamento que se tenha sentido atingido.
    As pessoas que não querem parar 2 minutos para pensar, não se dão ao trabalho de fazer folhas em excel, vão atrás da corrente de opinião ou da opinião do amigo.
  12.  # 633

Boa noite

Este post ja vai longo hein :)

Miguelg, elucide-me só de uma coisa. Não esta a defender que è SEMPRE, e em TODAS as situações, melhor amortizar do que aplicar o dinheiro pois não?

Abraços
  13.  # 634

Não deve ser bancário, senão sabia fazer as contas...
    O valor dos €350 é já contabilizando os seguros, esqueceu-se que não são só as taxas de juro que contam.
    No recalculo da prestação esquece-se que no 2º ano a divida já não são os 63.000 eur.
    Não se preocupe são dois erros muito comuns e até alguns bancários os cometem.

Carissimo miguelg, desculpe lá o Rapaz mas da maneira que escreve parece um rapazola mas esteja descansado não me dirigirei mais a si nesse tom, mas voltando ás contas explique-me lá se hoje você amortizasse 1000€ e não voltasse a amortizar mais dinheiro nenhum qual o valor da amortização mensal do ano seguinte?

Deixe-me que lhe diga que uma amortização de 1000€ em termos de seguro vida para 2 pessoas corresponde a 0,46€ sensivelmente.

Depois deixe-me fazer-lhe a mesma pergunta do Neon você defende a amortização em qualquer circunstância? Caso não defenda em que situação taxa Deposito a prazo vs taxa juro empréstimo é que você deixaria de amortizar para passar a por o dinheiro a render juros?
  14.  # 635

Colocado por: NeonBoa noite

Este post ja vai longo hein :)

Miguelg, elucide-me só de uma coisa. Não esta a defender que è SEMPRE, e em TODAS as situações, melhor amortizar do que aplicar o dinheiro pois não?

Abraços

Correto, não estou a dizer que amortizar compensa sempre.
    O que estou a dizer é que na maior parte dos casos compensa amortizar e que não basta comparar as taxas de juro do empréstimo com as do investimento, porque se as taxas de juro no investimento forem um pouco superiores á do empréstimo, continua a compensar amortizar, foi o que demonstrei com as contas em excel.
  15.  # 636

Carissimo miguelg, desculpe lá o Rapaz mas da maneira que escreve parece um rapazola mas esteja descansado não me dirigirei mais a si nesse tom, mas voltando ás contas explique-me lá se hoje você amortizasse 1000€ e não voltasse a amortizar mais dinheiro nenhum qual o valor da amortização mensal do ano seguinte?

Deixe-me que lhe diga que uma amortização de 1000€ em termos de seguro vida para 2 pessoas corresponde a 0,46€ sensivelmente.

Depois deixe-me fazer-lhe a mesma pergunta do Neon você defende a amortização em qualquer circunstância? Caso não defenda em que situação taxa Deposito a prazo vs taxa juro empréstimo é que você deixaria de amortizar para passar a por o dinheiro a render juros?

No ano seguinte, pagaria menos de prestação e de seguro de vida do que no primeiro ano, essa diminuição pela amortização dos 1.000 no primeiro ano, repercute-se durante todos os anos do empréstimo, porque a divida a partir desse 1º ano e seguintes será menor e os juros a pagar serão também menores.
    Quando falei no seguro de vida foi porque a formula do excel dá-lhe o calculo da prestação/taxa de juro, mas falta incluir o custo do seguro de vida e relembro que no cenário inicial que foi colocado por outra utilizador, foram referidos os gastos mensais incluindo o tal seguro.
    Em relação á questão sobre a partir de que taxa compensa mais investir, teria de fazer as contas para este cenário, mas estes valores relacionados entre si podem variar conforme tudo o resto em questão, valor em divida, prazo do emprestimo, taxa e spread do emprestimo, taxa do investimento, seguros, etc... mas nas simulações que já fiz anteriormente conclui que se a taxa do investimento for apenas um pouco superior, continua a compensar amortizar.
  16.  # 637

No ano seguinte, pagaria menos de prestação e de seguro de vida do que no primeiro ano, essa diminuição pela amortização dos 1.000 no primeiro ano, repercute-se durante todos os anos do empréstimo, porque a divida a partir desse 1º ano e seguintes será menor e os juros a pagar serão também menores.
    Quando falei no seguro de vida foi porque a formula do excel dá-lhe o calculo da prestação/taxa de juro, mas falta incluir o custo do seguro de vida e relembro que no cenário inicial que foi colocado por outra utilizador, foram referidos os gastos mensais incluindo o tal seguro.
    Em relação á questão sobre a partir de que taxa compensa mais investir, teria de fazer as contas para este cenário, mas estes valores relacionados entre si podem variar conforme tudo o resto em questão, valor em divida, prazo do emprestimo, taxa e spread do emprestimo, taxa do investimento, seguros, etc... mas nas simulações que já fiz anteriormente conclui que se a taxa do investimento for apenas um pouco superior, continua a compensar amortizar.

Mas o valor do empréstimo a pagar nos anos seguintes será sempre igual, não diminui a não ser que faça nova amortização. E na sua folha os valores vão diminuindo, reitero mais uma vez que na sua folha o ano seguinte mostra uma diminuição de prestação 15€ para uma amortização de 1000€ o que é Falso, a diminuição rondaria os 5€ já tendo em conta o seguro vida.

Com lhe disse tambem, pode ter em consideração o seguro vida já na taxa de juro, pora isso é que existem a TAEG, Taxa anual efetiva Global, que tem exactamente isso em conta.

Mas quer dizer que continua a achar que para um empréstimo a 20 anos uma taxa de 3% e com 40.000€ no bolso é preferivel amortizar do que por o dinheiro num Certificado de Tesouro em que a taxa está a 7,1% é isso?
    • eu
    • 31 maio 2012

# 638

Colocado por: miguelgfoi o que demonstrei com as contas em excel.

Você de facto demonstrou muito bem três coisas com a sua folha de excel:
    -Que não percebe nada de excel;
    -Que não percebe nada de cálculo financeiro;
    -Que não percebe nada da lógica "amortização versus investimento";

Continua a fugir às perguntas incómodas que lhe fazem e continua a fazer figuras tristes, fingindo que tem razão.

Tenha vergonha. Pare de fazer figuras patéticas.
    Concordam com este comentário: loverscout
  17.  # 639

Não. Nas suas simulações, usou tantos pressupostos falsos que encontrou uma diferença abissal entre as 2 opções. Ora, se não tivesse o raciocínio pré-formado a favor da amortização, perceberia facilmente que partindo de taxas iguais para ambos os cenários não poderia nunca ter diferenças tão acentuadas.
  18.  # 640

Mas o valor do empréstimo a pagar nos anos seguintes será sempre igual, não diminui a não ser que faça nova amortização. E na sua folha os valores vão diminuindo, reitero mais uma vez que na sua folha o ano seguinte mostra uma diminuição de prestação 15€ para uma amortização de 1000€ o que é Falso, a diminuição rondaria os 5€ já tendo em conta o seguro vida.

Com lhe disse tambem, pode ter em consideração o seguro vida já na taxa de juro, pora isso é que existem a TAEG, Taxa anual efetiva Global, que tem exactamente isso em conta.

Mas quer dizer que continua a achar que para um empréstimo a 20 anos uma taxa de 3% e com 40.000€ no bolso é preferivel amortizar do que por o dinheiro num Certificado de Tesouro em que a taxa está a 7,1% é isso?

Na folha excel o valor vai diminuindo nos anos seguintes porque a poupança pelo facto de ter uma prestação mais baixa (após a amortização) é utilizada para anualmente efectuar nova amortização.
    A diminuição da prestação está correta porque no final do primeiro ano a divida será de 59.864 eur, porque no pagamento das 12 prestações do ano amortizou (12*193 eur=2316 eur) e ainda os 1.000 eur da amortização extra.
    Não fiz os cálculos para esse cenário, porque a intenção sempre foi a de desmistificar a ideia de que para decidir bastaria comparação directa grosseira das taxas de juro (emprestimo vs amortização) o que é errado, mas muito provavelmente com uma taxa de 7% de investimento vs 3% de emprestimo compensará mais o investimento.

0.0254 seg. NEW