Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 721

Colocado por: civismoJa tinha exposto aqui ha uns meses a minha situação :

========================================================================================================================

Contrai um empréstimo há mais de 10 anos para comprar o meu apartamento junto da CGD, já passaram mais de 10 anos, e muitos mais virão.

A minha duvida é: Associado ao empréstimo (o qual tem um spread bastante baixo - sobretudo quando comparado com os de hoje) , tenho um Multiriscos (anual) e um seguro de vida (18€ / mês).

Ja ouvi dizer que apenas um deles é obrigatório, e também já ouvi dizer que se retirar o que não é obrigatório poderá não compensar , na medida em que certamente o banco poderá rever o spread, o que não seria vantajoso.

Alguem me ajuda a desmistificar estas duvidas ? Obrigado !

========================================================================================================================

Ja percebi que se mexer em qualquer um dos dois seguros que tenho associados à casa, que provavelmente isso mexerá no meu spread e por isso não vale a pena.

Entretanto, volto aqui pois sacaram-me ha dias 20E anuais do cartão SOMA, o qual não uso nem nunca usei.
    Posso cancelar este cartão SOMA; ou se o fizer isso poderá influir negativamente no Spread ?

Boas meu caro,

Na escritura ou documentos anexos à escritura terá que mencionar as condições assim como as penalizações.
  2.  # 722

Colocado por: esboberusTenho um empréstimo habitação na CGD com spread 0,3. Como pretendo construir moradia, será que a CGD me transfere o credito para a construção sem aumentar o Spread?

Não acredito, aliás, parece-me impossível nesta altura.
    •  
      FD
    • 12 julho 2013

# 723

Colocado por: esboberusTenho um empréstimo habitação na CGD com spread 0,3. Como pretendo construir moradia, será que a CGD me transfere o credito para a construção sem aumentar o Spread?

Com 99,99% de certeza: não.
  3.  # 724

Nem em sonhos
    • jlmfr
    • 19 fevereiro 2014

# 725

Boa tarde.

Após receber em casa uma carta com indicação de alteração de spread (por lapso do Banco, entretanto já assumido), verifiquei no meu contrato renegociado em 2008 (Maio - mês de inicio do contrato em 2005) que me foi aplicada a Euribor a 6 meses, quando o que estava no contrato era Euribor a 6 meses!! Por este motivo, principalmente entre MArço de 2009 e Maio de 2009, paguei a mais cerca de 400 € , um vez que a taxa Euribor a 6 meses em Outubro de 2008 era mais do dobro que a taxa Euribor a 3M em Janeiro de 2009 (meses tidos como referência para revisão do contrato em Novembro - 6M e Fevereiro - 3meses)

Poderei exigir a devolução desta quantia ou as hipóteses são quase nulas?

Obrigado.
  4.  # 726

Colocado por: jlmfrque me foi aplicada a Euribor a 6 meses, quando o que estava no contrato era Euribor a 6 meses!

Corrija lá a gralha para entendermos melhor.

Diria que pode e deve exigir que cumpram o contrato. Já foi ao banco?
    • eu
    • 19 fevereiro 2014

# 727

Colocado por: danobrega
    Corrija lá a gralha para entendermos melhor.

No contrato estava Euribor a 3 meses... percebe-se...
    • jlmfr
    • 19 fevereiro 2014 editado

# 728

A euribor foi Alterada de 6 meses para 3 meses....Apenas 1 ano após alteração do contrato. Peço desculpa pela gralha. :)

Ainda vou contactar o banco. Estive apenas a confirmar as taxas nesse periodo para perceber qual o impacto: positivo ou negativo para mim.
    Colocado por: jlmfrBoa tarde.

Após receber em casa uma carta com indicação de alteração de spread (por lapso do Banco, entretanto já assumido), verifiquei no meu contrato renegociado em 2008 (Maio - mês de inicio do contrato em 2005) que me foi aplicada a Euribor a 6 meses, quando o que estava no contrato era Euribor a 6 meses!! Por este motivo, principalmente entre MArço de 2009 e Maio de 2009, paguei a mais cerca de 400 € , um vez que a taxa Euribor a 6 meses em Outubro de 2008 era mais do dobro que a taxa Euribor a 3M em Janeiro de 2009 (meses tidos como referência para revisão do contrato em Novembro - 6M e Fevereiro - 3meses)

Obrigado.
  5.  # 729

Colocado por: jlmfrA euribor foi Alterada de 6 meses para 3 meses....Apenas 1 ano após alteração do contrato. Peço desculpa pela gralha. :)

Ainda vou contactar o banco. Estive apenas a confirmar as taxas nesse periodo para perceber qual o impacto: positivo ou negativo para mim.

Simples: O banco passou a da Euribor a 6 para Euribor a 3 porque a tendência da taxa de juro neste momento é a subida. Assim, a atualização da sua prestação acompanha a oscilação real da taxa e o seu banco fica a ganhar mais. No seu lugar, eu tentava que repusessem a taxa a 6 meses (já que a 1 ano deve ser mesmo impossível).
  6.  # 730

Colocado por: jlmfrA euribor foi Alterada de 6 meses para 3 meses....Apenas 1 ano após alteração do contrato. Peço desculpa pela gralha. :)

caso o saldo fosse negativo ia reclamar tambem?
  7.  # 731

Colocado por: jlmfrBoa tarde.

Obrigado.

estive a ler melhor o seu texto e que bela saladuxa que aí vai....

Vamos por pontos:

Data inicio do contrato: 2005
    Renegociação: 2008
    Taxa aplicada entre 2005 e 2008: Euribor 6 meses
    Taxa renegociada em 2008: Euribor 3 meses
    Taxa aplicada desde 2008: Euribor 6 meses

é isto? se é.... pode e deve reclamar junto do banco....se não foi isto, tem que explicar melhor.
    • jlmfr
    • 20 fevereiro 2014 editado

# 732

Boa tarde.

Está certo! A taxa negociada em MAio 2008 foi a 3 meses, mas durante 1 ano foi aplicada a euribor a 6 meses, quando deveria ter sido a 3 meses. A taxa euribor aplicada a partir de Maio de 2009 foi a 3 meses, conforme o contrato.

Caso seja possível reaver essa quantia paga a mais, tudo bem. Caso contrário, também não vou fazer reclamação ou perder muito tempo! Como estamos a falar de uma quantia inferior a 500 € ....

Obrigado.

Colocado por: loverscout

estive a ler melhor o seu texto e que bela saladuxa que aí vai....

Vamos por pontos:

Data inicio do contrato: 2005
    Renegociação: 2008
    Taxa aplicada entre 2005 e 2008: Euribor 6 meses
    Taxa renegociada em 2008: Euribor 3 meses
    Taxa aplicada desde 2008: Euribor 6 meses

é isto? se é.... pode e deve reclamar junto do banco....se não foi isto, tem que explicar melhor.
    • jlmfr
    • 20 fevereiro 2014

# 733

Eu é que pedi a alteração em 2008 de Euribor 6M para 3 meses, de forma a antecipar as quedas que já se previam e poder refletir mais rapidamente as descidas (e caso subisse, seria desvantajoso para mim, obviamente).

Colocado por: anatrindade

Simples: O banco passou a da Euribor a 6 para Euribor a 3 porque a tendência da taxa de juro neste momento é a subida. Assim, a atualização da sua prestação acompanha a oscilação real da taxa e o seu banco fica a ganhar mais. No seu lugar, eu tentava que repusessem a taxa a 6 meses (já que a 1 ano deve ser mesmo impossível).
    Concordam com este comentário: anatrindade
    • jlmfr
    • 20 fevereiro 2014 editado

# 734

Colocado por: loverscout

caso o saldo fosse negativo ia reclamar tambem?

Provavelmente não..... Nem sequer estava a pensar em enviar um email ao banco sobre isto, mas considerando o agravamento ocorrido nas comissões de processamento das prestações desde 2012, o facto de me enviarem cartas com agravamento do spread (sem razão para tal, uma vez que cumpro na íntegra o contrato), resolvi comunicar esta situação. Aliás, quando detetaram essa situação em 2009 (após 1 ano do acordado) e passaram a Euribor para 3M , também não me comunicaram nada e nesse caso o prejuízo tinha sido meu.

Obrigado.
    Cumps.
  8.  # 735

Colocado por: jlmfr

Provavelmente não..... Nem sequer estava a pensar em enviar um email ao banco sobre isto, mas considerando o agravamento ocorrido nas comissões de processamento das prestações desde 2012, o facto de me enviarem cartas com agravamento do spread (sem razão para tal, uma vez que cumpro na íntegra o contrato), resolvi comunicar esta situação. Aliás, quando detetaram essa situação em 2009 (após 1 ano do acordado) e passaram a Euribor para 3M , também não me comunicaram nada e nesse caso o prejuízo tinha sido meu.

Obrigado.
    Cumps.

jlmfr:
    Você é que sabe, mas no seu caso eu reclamaria.

Aliás aconteceu-me uma situação muito parecida consigo (na altura em que as taxas subiram faziam-me actualizações mensais ou bimensais, quando começaram a descer, era de 6 em 6 meses), eu reclamei, andei a chateá-los um montanhão de tempo, e obriguei-os a devolver o dinheiro. E no meu caso eram menos de 100 euros.

A questão aqui não é o valor absoluto foi o custo de oportunidade e se fosse ao contrário, isto é, se por causa dos seus aumentos constantes (e ilegais) eu entrasse em incumprimento, queria ver como era...
    Concordam com este comentário: anatrindade
  9.  # 736

se tem a razao do seu lado... reclame! nem que fosse 50 euros!

o banco nao lhe perdoava 10 centimos que fosse...... as pessoas tem que perceber que se deve reclamar para o bem e para o mal, e nao apenas quando nos dá jeito ou quando nao nos dá muito trabalho!

RECLAME.....
  10.  # 737

Colocado por: eu
    Só se encontrar um investimento seguro que lhe garanta uma taxa líquida superior. O que não é fácil nesta altura, até porque a taxa de IRS sobre juros vai subir para 28%...

Se já compensava amortizar com spread mais baixo, com 3,5% compensa muito mais.

Já viu quanto pediu e comparou com a multiplicação do valor da mensalidade pelos meses que faltam para terminar o empréstimo? Como poderá verificar vai pagar uma batelada de dinheiro só em juros.

Os foristas que se limitam a comparar taxas de juro, nunca conseguiram explicar porque é que a amortização total compensa e a amortização parcial não compensa... os juros que pagamos na realidade são sempre calculados sobre a totalidade da divida e por isso é quase sempre vantajoso amortizar em vez de investir, poupando cada vez mais porque a prestação será cada vez mais baixa e com isso preparar a proxima amortização.

No meu caso, apliquei esta estratégia e paguei um emprestimo de 100.000 eur a 25 anos em apenas 12 anos, mas cada um sabe de si e quem se dá ao trabalho de fazer as contas e contempla todos os valores, chega facilmente a uma conclusão.
    • mog
    • 21 fevereiro 2014

# 738

Os foristas que se limitam a comparar taxas de juro, nunca conseguiram explicar porque é que a amortização total compensa e a amortização parcial não compensa...

Penso que será por isto: quando se trata de uma amortização parcial, devemos comparar a taxa líquida do investimento (p.e. depósito a prazo) com a TAN do empréstimo que estamos a amortizar; já tratando-se de uma amortização total, devemos comparar a taxa líquida do tal investimento com a TAER. Por exemplo:

taxa líquida de um DP: 2%
    TAN de um crédito: 1,5%
    TAER desse crédito: 2,5%

Neste cenário hipotético, não vale a pena amortizar parcialmente (perde-se 0,5%), mas valerá a pena amortizar totalmente (ganha-se 0,5%). Mas obviamente que há outros factores a levar em conta para decidir se se deve ou não amortizar, como por exemplo de natureza psicológica.
    • miguelg
    • 21 fevereiro 2014 editado

# 739

mog,
    em ambos os casos paga 0,5% sobre o capital a amortizar, em qualquer dos casos, no total do empréstimo vai pagar menos juros, claro que com a amortização total deixa de pagar juros de vez!

acho preferível receber 2% de juros e não pagar nada de juros, do que receber 2% de juros e pagar 1,5% de juros de empréstimo, mas como já vimos existem opiniões para todos os gostos :)
  11.  # 740

Colocado por: miguelgacho preferível receber 2% de juros e não pagar nada de juros, do que receber 2% de juros e pagar 1,5% de juros de empréstimo, mas como já vimos existem opiniões para todos os gostos :)

Se tira o capital necessário para amortizar o empréstimo de aplicações que estão a render 2%, paga o empréstimo e passa a receber zero de juros desse capital, porque 2% de zero é zero.
    Não acha preferível receber 2% e pagar 1,5% (saldo positivo de 0,5%) do que receber zero e pagar zero?

0.1806 seg. NEW