Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Gostaria de obter a opinião dos entendidos sobre este material para aplicar como isolamento exterior em moradias novas,
    neste caso com espessura de 50 mm.

Tive boas referências deste material e em termos de caracteristicas não me parece diferir muito de outras marcas,
    mas manda a lei consultar quem sabe da poda :-)

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: Anonimo16062021
    Mais um como muitos..poliestireno estruído (XPS),quanto os materiais da marca em causa eu pessoalmente não conheço,por isso não lhe posso dar muita informação sobre a mesma

Realmente a ideia com que fiquei ao falar com pessoas ligadas ao ramo é que em termos de material as coisas não diferiam muito entre marcas (já é coisa muito comum por cá), sendo tudo mais ou menos identico. Aquilo que me pareceu de facto mais critico é mesmo a mão de obra, ou seja o aplicador. O material até pode ser o melhor do mundo, mas se é aplicado por curiosos, pode dar desastre ...
  3.  # 3

Mas se não estou em erro (Topox Mur CB) é a marca do XPS..e o resto?

Sim tem razão ... O aplicador com quem falei apenas mencionou esta marca, o resto das camadas não sei que marcas utiliza.
    Na altura o Sr. descreveu-me as várias camadas e alguns pormenores de aplicação, mencionando inclusivé que o material era diferente nas zonas das coberturas planas, no reforço até aos 2 m de altura, nas buchas de fixaxão, nos perfis de arranque etc, mas não lhe perguntei sobre as marcas ....
  4.  # 4

Pois é..e será que esse senhor usa os materiais adequados para um sistema ETICS em XPS?

Bom, não quero fazer juizos, mas já vi 2 obras feitas por ele com muito bom resultado (andei lá a espiar os arranques o toque, os remates, etc). Sei que tem uma certificação neste tipo de aplicações (ou será apenas um curso !?) ... Não é propriamente verdinho, mas daí a utilizar tudo o que seria mais correcto já nao consigo garantir ...
    Tem alguma questão daquelas chave que eu possa colocar para avaliar isso ? :-)
  5.  # 5

Colocado por: SchopferGottTem alguma questão daquelas chave que eu possa colocar para avaliar isso ? :-)

Boas amigo,
    Tem... pergunte-lhe se o sistema que ele utiliza é completo ??? Se fôr, veja se ele fala numa destas três marcas (aparentemente são as mais fiaveis e de maior qualidade):
    STO
    STOMIX
    WEBER
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  6.  # 6

Retomando este tema, surgiu-me outra alternativa, neste caso o sistema ETICS comercializado pela Live-Place (marca da Palegessos) aqui :

Live-Place

Fornecem o sistema completo, desde Isolamento em EPS, Massas de Colagem e Barramento, Acessórios, Primário Anti-Alcalino e Acabamento.

No meu caso seria de optar pelo EPS 150 de 50mm - 25Kg.

Que tal parece ?
  7.  # 7

Essa agora?

... é o que diz o site .... Live-Place by Palegessos.
  8.  # 8

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

Anonimo16062021,
    A Palegessos vende Beissier ;-) a tal que fabricava para a STO (lol).

Ah :-) Então se é o mesmo material que a STO utiliza, deve ser bom :-)

Relativamente a densidade do EPS, não sei explicar. Sei que pelo menos até aos 2m de altura o sistema será reforçado, nao sei se tem a ver com isso.
    Terá vantagens a nivel térmico também ?
  9.  # 9

Estes também fornecem tudo isso:-)
    http://www.made-in-china.com/showroom/lwygbxglassfiber/product-detailtqdnebkDZMri/China-Reinforced-Mesh-for-Eifs.html

Onde quer chegar ?
    O que me pareceu é que o sistema proposto por eles inclui material de determinadas marcas (a tal Beissier por exemplo), daí ter questionado as opiniões sobre o conjunto.
  10.  # 10

Sempre se avançou com o sistema da Live Place.

Seguem algumas fotos do material que está a ser aplicado e respectivas caracteristicas. As fotos foram tiradas á noite pois foi o
    melhor que pude arranjar para já de forma a não ir perdendo o 'fio a meada' .

O resultado está-me a parecer muito bom. A fixação das placas fica praticamente 'maciça', quase não dando a sensação de superficie 'oca' e apresenta um toque 'morno' que é normal no EPS já que no tijolo normalmente o toque é frio.

Esteve também a ser aplicada malha nas arestas dos terraços junto ao chão e em pequenos blocos de cobertura que
    tenho ao nível do piso 1.

Qual o efeito desta malha ? Minimizar rachas, algum reforço para as camadas que irá receber ?

Cumprimentos.
  11.  # 11

Mais alguns pormenores da aplicação do Revestimento Exterior :

Abaixo um pormenor de aplicação de um painel para reforço de um topo em EPS que ocultará um conjunto de persianas exteriores reguláveis electricamente :

Apesar de sujos e ainda não totalmente terminados, ficam 2 imagens do revestimento dos WCs, com porcelanicos Margres :

12.  # 12

onde é a obra?
  13.  # 13

Está ficar com bom aspecto... A cobertura ainda não levou com a impermeabilização, ou já?
    O empreiteiro que não se esqueça da rede de protecção, nos buracos das chaminés... senão é só ninhos de passaros.
    Gostei da solução encontrada pelo instalador, para dar rigidez à pestana que esconderá o mecanismo e as lâminas do estore exterior, uma placa de aquapanel.
  14.  # 14

Lolol... não sabemos o que o instalador vai colocar. ;)
  15.  # 15

Para aplicar algo por cima das placas de aquapanel que eu conheça só existe uma solução (sistema)

Vou estar atendo ao que vai ser colocado nesse pormenor.
  16.  # 16

Seja o que for,já não se libra de ter uma mistura de ETICs com materiais diferentes,Espanhóis e Alemãs..

Abandonei o material espanhol.
    Optei pelo conjunto ('Sistema' ?!) proposto pela Live-Place.

Mas relativamente ás misturas, ela não acontece noutras marcas ?
    Se por exemplo optasse pela STO, todos os materiais utilizados eram da marca STO é isso ?

Li algures que a STO utilizava componentes Beissier (tal como o da Live-Place), e a ser verdade, então no final temos uma marca única, mas cujos fabricantes também são diversos.
    Mas entendo o argumento do 'Sistema' como um todo de uma unica marca representante.

Pessoalmente estou mais preocupado com o resultado final do trabalho (e expressei isso claramente ao empreiteiro).
    Tentei recorrer a um aplicador certificado STO, mas para além de serem poucos, a disponibilidade era péssima ... E ia-me atrasar a obra.
  17.  # 17

Colocado por: Pedro BarradasEstá ficar com bom aspecto... A cobertura ainda não levou com a impermeabilização, ou já?
    O empreiteiro que não se esqueça da rede de protecção, nos buracos das chaminés... senão é só ninhos de passaros.
    Gostei da solução encontrada pelo instalador, para dar rigidez à pestana que esconderá o mecanismo e as lâminas do estore exterior, uma placa de aquapanel.

A cobertura ainda não levou impermeabilização. Apenas levou argamassa de regularização com as pendentes de projecto.
    Mas deve estar para muito breve a aplicação da Membrana Liquida e XPS sobre os quais metemos o seixo.
  18.  # 18

Sim

São duas marcas totalmente diferentes..a Beissier pertence a STO,mas são materiais diferentes..a Audi também pertence a VW no entanto são marcas distintas não acha?

Não estou a tomar nenhum partido. Reconheço as vantagens de um sistema de uma única marca.

Mas o exemplo da VW/Audi talvez não seja o melhor ... Estas marcas partilham de facto grande parte dos componentes ... O que as distingue são aqueles que não partilham.

Talvez o mesmo se passe com os Sistemas ETICs.
  19.  # 19

Certo.mas um Audi A 3 não é um Golf,e era ai onde eu queria chegar

mas um sistemas ETICS Sto também não é um um sistema Beissier,como também não é um sistema Stomix,alem de pertencerem todos o mesmo grupo (STO)

Ok. Dou-me por 'vencido' :-)

Então se calhar não fico com um Audi, mas antes com um VW que espero que faça bastantes kms :-)

0.0206 seg. NEW