Encontrei uma casa relativamente em conta para as áreas e condições que possui, mas ao contatar o responsavel fiquei a saber que a casa tem de ser comprada com "dinheiro em mão" pois como não tem licença de habitação nem de construção não há banco que aprove o crédito. supostamente compra-se a casa, e depois quem ficar com ela teria de tratar da licença de habitação. será mesmo assim? não haverá maneira de contornar a situação? a casa já tem pelo menos 20 anos. haverá alguém a quem poderei recorrer para saber os tramites a seguir e as hipoteses? obrigado
cuidado pode ficar com um menino nas mãos. Mais tarde ou mais cedo irá precisar de uma licença de utilização e isso poderá não ser tão pacifico. Terá que ver na camara o que está lá ( projectos aprovados ou não ) e confrontar isso com o que realmente existe assim como a sua adequabilidade á legislação actual.
O melhor é ir primeiro aos serviços urbanísticos da Câmara e ver o que realmente está lá registado. Só deve ser mesmo o terreno. Basta levar a morada exacta e eles vêm isso.
Corre o risco de comprar a casa em dinheiro vivo, tentar depois licenciar a casa e a Cãmara não autorizar. Além do mais, hoje em dia devemos ser cautelosos e pensar no futuro: de hoje para amanhã acontece-lhe uma fatalidade, você tem que pôr a casa à venda e ninguém lha compra se não estiver tudo legal (isto é, recorrendo a crédito; pode sempre haver outro afortunado que lha compre em dinheiro vivo)
Não se meta mesmo nisso! Ou então: diga ao vendedor "ok, eu compro-lhe a casa em dinheiro vivo, mas você trata de toda a legalização e licenciamento da câmara primeiro" :)
A casa tem 20 anos. E está lá alguém a morar ou estão a tentar vender a casa há 20 anos? É que se estão a vender a casa há 20 anos, já sabe o motivo porque ninguém a comprou. Negócio para fugir a sete pés.