Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.
    Sou leitor deste fórum, e já aprendi aqui algumas coisas, mas é a primeira vez que participo.
    Gostava que me dessem a vossa opinião acerca do melhor cabo de telefone para evitar perda de sinal por humidade.
    Tenho uma moradia com 3 anos, e tenho tido alguns problemas com o sinal de telefone e consequentemente na internet.
    O fio da linha telefónica passa por um tubo subterrâneo desde o muro até ao ATI no interior da casa. De há um ano para cá, tenho tido muito ruído no telefone, e a internet muito lenta. Liguei para a PT, foram lá a casa ver o que se passava e disseram que o problema era humidade no fio que ia para dentro de casa. E aconcelharam-me a mudar o fui para outro mais protegido. Penso que o que tenho actualmente seja o UTP, e o melhor para evitar humidade seja o FTP.
    Será que é suficiente, ou há outro tipo de fio mais resistente?
    Obrigado desde já.
    Cumprimentos
  2.  # 2

Boas,

Resumidamente o cabo UTP não tem blindagem e o FTP tem. Isto quer dizer que se for bem instalado o FTP é mais imune a interferências electromagnéticas.

Em nenhum dos casos a perda de sinal se deve a humidade. A humidade normalmente pode interferir nas ligações entre cabos se as caixas de ligação utilizadas não obedecerem as normas IP ou mais uma vez forem mal utilizadas.

Existem outros factores para a perda de qualidade do sinal, nomeadamente a distancia à central de ligação, filtros inadequados, etc...

A primeira coisa que deve fazer é verificar as ligações e filtros dentro de casa e posteriormente testar a largura de banda.
    .....
  3.  # 3

Colocado por: Victor CaladoPenso que o que tenho actualmente seja o UTP, e o melhor para evitar humidade seja o FTP.

se tem muita mas mesmo muita humidade no solo (cabo quase submerso) a única alternativa é cabo com bainha exteriro em gel, especifico para estar em contacto permanente com agua,
    tanto o UTP como FTP ou o STP não têem barreira para-vapor, pelo que com o tempo vão degradar as impedâncias do cabo e dessa forme degradar os sinais telefónicos
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 4

Obrigado pelas respostas. O tubo por onde passa o fio do telefone, está enterrado por baixo do jardim (relva e pavimento) e pelo que disseram os técnicos da PT tem humidade que está a dificultar a passagem de sinal, mas acho que não está submerso. Penso que não há qualquer tipo de intereferências electromagnéticas, apesar do fio que leva a electricidade para dentro de casa também passar por baixo do jardim, mas em tubos separados. A questão é que as ligações no ATI também ganham humidade, e já mudaram as ligações 4 vezes (já não há mais nenhuma disponível). Vou exprimentar a tapar os tubos que entram no ATI com silicone, para evitar que a humidade entre, mas se esta estiver no tubo, e o fio não tendo nenhum protecção para humidade, penso que vai acabar por continuar a dificultar a passagem do sinal.
    Obrigado
  5.  # 5

Colocado por: Victor Caladoe pelo que disseram os técnicos da PT tem humidade que está a dificultar a passagem de sinal, mas acho que não está submerso.

acontece que por causa da condensação nas paredes do tubo, o interior está certamente cheio de agua, literalmente.

Colocado por: Victor CaladoVou exprimentar a tapar os tubos que entram no ATI com silicone, para evitar que a humidade entre,

não faça isso, porque em primeiro lugar não vai resolver nada, uma vez que é quase impossível retirar a agua de dentro dos tubos e até vai piorar porque de verão sempre deixa circular algum ar que pode secar o tubo, mas se tapar as extremidades só vai aumentar a quantidade de agua dentro do tubo,

para isso a solução é mesmo o cabo de gel, e não se chateia mais.

0.0122 seg. NEW